LUTA DOS SINDICATOS RESTABELECE CONTAGEM DE TEMPO E PUBLICAÇÃO DOS QUINQUÊNIOS

sexta-feira, 12/05/23 17:59 Um cubo de gelo degela em um fundo que vai do azul para o amarelo e laranja, uma metáfora ao fim do congelamento imposto pela pela LC 173/2020 à carreira dos servidores públicos. Conteúdo textual: VITÓRIA - LUTA DOS SINDICATOS RESTABELE CONTAGEM DE TEMPO E PUBLICAÇÃO DOS QUINQUÊNIOS.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) disponibilizado nesta sexta-feira, 11 de maio, a listagem das servidoras e dos servidores que terão restabelecida a contagem de tempo que havia sido congelada pela LC 173/2020. No documento, também foram publicados os quinquênios. A medida é fruto de uma intensa luta do SINJUS-MG e dos demais sindicatos da categoria que, desde janeiro de 2022, estavam empenhados em resgatar o direito dos servidores. 

A partir de agora, os servidores terão os valores implementados no pagamento de maio, disponibilizado no dia 1° de junho. Já as retificações necessárias referentes à recontagem do tempo serão efetuadas no dia 1° de julho.

“A publicação de hoje foi uma grande conquista da categoria. Os sindicatos nunca deixaram de atuar nessa reivindicação. E a luta continua. Na próxima reunião da Mesa de Negociações, vamos cobrar que o Tribunal apresente o calendário de pagamento dos valores retroativos referentes aos quinquênios”, explica o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Luta árdua

Vale lembrar que essa luta começou quando o Tribunal informou, em janeiro de 2022, que, seguindo a interpretação que vinha ocorrendo em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da Lei Complementar (LC) 173/2020, o período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021 não seria contado para aquisição de vantagens pessoais, como anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e demais mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal). O SINJUS logo encaminhou um ofício solicitando reunião com a Presidência do TJ para tratar do assunto.

No entendimento do Sindicato, por se tratar a LC 173 de norma com eficácia temporária, a partir de 31 de dezembro de 2021, os entes federativos poderiam não apenas contabilizar o período aquisitivo suspenso para a concessão dos benefícios, como também deveriam pagar os valores retroativos do período. O SINJUS, inclusive, argumentou que outros órgãos tinham o mesmo entendimento, como o TJRJ, o TJSE e o TCE/PR.

Em dezembro de 2022, o Plenário do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) aprovou um parecer restaurando a contagem de tempo dos servidores para fins de aquisição de quinquênio, trintenário e férias-prêmio. O tema foi pautado em cinco sessões do Pleno do TCE-MG e teve dois pedidos de vista. Os Sindicatos acompanharam presencialmente todas as sessões plenárias em que o tema foi discutido.

Em novo capítulo da luta, as entidades passaram a cobrar, nas reuniões da Mesa de Negociações, que o TJMG efetivasse a decisão do TCE para que os servidores pudessem receber os direitos congelados. Em março, a matéria foi aprovada na Comissão Administrativa e no Órgão Especial (OE). 

“O restabelecimento da contagem de tempo demandou uma boa articulação dos sindicatos. Não medimos esforços para reaver o direito de servidores que se mantiveram trabalhando durante toda a pandemia”, conta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe nossas mídias e fique sempre bem informado sobre os próximos passos dessa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco