VITÓRIA SINDICAL

LULA SANCIONA PROPAG; SINJUS INTENSIFICA PRESSÃO PARA GARANTIR A ADESÃO DE MG

terça-feira, 14/01/25 12:11 A imagem apresenta uma folha de papel com um checklist. No topo, a palavra "PROPAG" está escrita em letras grandes e verdes, e ao lado, um quadrado marcado com um "check" verde, indicando aprovação. À direita, há um marcador de texto verde, sugerindo destaque ou confirmação. A mensagem enfatiza que o presidente sancionou o projeto "PROPAG", com o SINJUS reforçando sua atuação para garantir a adesão do estado de Minas Gerais (MG). O fundo neutro ajuda a destacar a cor verde e o conteúdo textual.

Nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024, que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Foram vetadas alterações feitas pela Câmara dos Deputados, mantendo, assim, a proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que prevê, entre os pontos, a redução dos juros, o alongamento da dívida e a federalização das estatais. 

Diante desse anúncio, o SINJUS-MG já está mobilizado, em conjunto com outros sindicatos, cobrando a rápida regulamentação do programa pelo governo federal, bem como providências para que o estado de Minas Gerais faça a adesão ao Propag o mais rápido possível. 

O Propag foi construído a partir das articulações e mobilizações da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público de Minas Gerais, da qual o SINJUS faz parte, junto ao presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco. O programa foi aprovado no Legislativo no dia 17 de dezembro e é uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), pois oferece condições mais flexíveis para os estados reorganizarem suas finanças sem prejudicar servidores ou comprometer a prestação de serviços públicos (Clique aqui e saiba mais). 

Em outra frente de atuação, o SINJUS e sindicatos mineiros representantes de diferentes categorias também vão intensificar o diálogo com deputados estaduais para pavimentar o caminho para a migração de Minas do RRF para o Propag. A celeridade nessa transição é crucial para evitar o aprofundamento da precarização do serviço público no estado.

“O Propag representa uma solução justa e efetiva para o enfrentamento da dívida do estado, ao contrário do RRF, que impõe medidas drásticas e prejudiciais aos servidores e à população mineira. A migração para o Propag é imperativa para que Minas Gerais possa retomar o investimento em serviços públicos, como saúde, educação, segurança e acesso à Justiça”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

De acordo com o texto sancionado pelo presidente Lula, dentro do Propag, os estados terão condições diferenciadas para o pagamento das dívidas com a União, incluindo prazos mais longos, juros reduzidos e meios de abatimento por meio de transferência de créditos e ativos. Além disso, o programa exige contrapartidas menos severas em relação a investimentos públicos e manutenção de serviços essenciais, o que o torna mais adequado à realidade fiscal de Minas Gerais.

No entendimento do SINJUS, com o Propag em vigor é preciso ampliar a pressão para forçar o governador Romeu Zema a solicitar a adesão ao programa, como também revogar o seu decreto que criou um teto de gastos com base nas regras do RRF.

“As regras sobre despesas com pessoal no Propag são mais flexíveis e permitem que o estado equilibre suas contas sem sacrificar os servidores. O decreto do teto de gastos é incompatível com a nova realidade que o Propag oferece e precisa ser revogado”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues. 

Portanto, a pressão dos sindicatos, dos servidores e dos cidadãos sobre os políticos mineiros será determinante para assegurar que os governos federal e estadual e a ALMG atuem com celeridade para a migração de Minas do RRF para o Propag. Acompanhe os desdobramentos dessa luta no site, no Facebook e no Instagram do SINJUS.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem destaca o presidente Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cumprimentando-se de maneira cordial. Ambos parecem sorridentes e próximos, em um momento de cumprimento com um aperto de mãos. Ao fundo, vê-se o ambiente decorado e outras pessoas, com um clima que remete a um encontro público. As manchetes relacionadas fazem referência à adesão de Minas Gerais ao RRF e aos desdobramentos políticos envolvendo sindicatos que reivindicam a sanção do Propag e articulam estratégias de negociação
ENDIVIDAMENTO MINAS É INSERIDO NO RRF, MAS SINDICATOS COBRAM SANÇÃO DO PROPAG E JÁ ARTICULAM MIGRAÇÃO segunda-feira, 06/01/25 18:16 Nesta segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, homologou a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A publicação no Diário Oficial da União formaliza o acordo estabelecido ... leia mais
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos.
LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para as servidoras e os servidores do Judiciário mineiro, mas, com estratégia, conhecimento e persistência conseguimos avançar em várias reivindicações junto ao Tribunal de Justiça de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco