LIVE#8 DEBATE REFORMA ADMINISTRATIVA E DÍVIDA PÚBLICA
segunda-feira, 22/03/21 18:38Como o SINJUS-MG já vem alertando, o novo foco do Congresso Nacional é a votação célere da Reforma Administrativa, PEC 32/2020, que traz mais prejuízos para os servidores públicos. O parecer sobre a PEC será apresentado nos próximos dias. Essa nova ameaça também tem mobilizado entidades de diferentes categorias para impedir o avanço da tramitação e propor modificações no texto da PEC. Mais do que nunca, os servidores precisam contribuir, pressionando os parlamentares.
Um dos argumentos usados pelo governo federal para justificar a Reforma é a necessidade de cortar gastos para reduzir a dívida pública. No entanto, é importante debater porque o Brasil acabou nessa situação e as alternativas para que a solução dos problemas não seja penalizar os servidores públicos. Esse é o tema da Live SINJUS #8. Nesta quinta-feira, dia 25 de março, às 19h, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, conversam com a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal no YouTube e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.
Mudança já!
A Auditoria Cidadã da Dívida lançou a campanha “É hora de virar o jogo”, que tem por objetivo mostrar a necessidade de mobilizar a sociedade para modificar o modelo econômico atual, o qual tem produzido escassez, miséria e atraso, que não combinam com a abundância que existe em nosso País.
Segundo a entidade, a dívida pública consome cerca de 40% do dinheiro do orçamento federal todo ano e nunca foi integralmente auditada, apesar das diversas ilegitimidades e ilegalidades históricas, comprovadas até por Comissões do Congresso Nacional. A população continua sofrendo com a desigualdade social e as consequências da falta de investimentos públicos, especialmente em saúde, educação, pesquisa e assistência social, por exemplo. Essa situação decorre do ajuste fiscal e de sucessivos cortes orçamentários, além do teto de gastos e demais medidas destinadas a privilegiar o gasto financeiro como, as Reformas da Previdência, Trabalhista e Administrativa, além das privatizações e da securitização de créditos públicos.
A Auditoria Cidadã da Dívida defende um modelo fundamentado na ética, solidariedade e justiça. Isso começa pela auditoria integral da dívida pública, com participação cidadã, interrompendo esse processo de sangria de recursos e submissão aos interesses do mercado financeiro.
Sobre a convidada
No âmbito internacional, Fattorelli atuou como membro da Comissão de Auditoria da Dívida do Equador, criada pelo presidente Rafael Correa (2007/2008) e da Comissão de Auditoria da Dívida da Grécia criada pelo Parlamento Helênico (2015). A especialista também colaborou como membro temporário do Expert Group da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad/ONU), em Bruxelas (2009) e New York (2011). Maria Lucia Fattorelli possui vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
Participe da Live do SINJUS e entenda como contribuir com a luta!