SERVIDOR SOB ATAQUE

LIVE SINJUS #33: IMPACTOS DA ADESÃO DE MG AO RRF

terça-feira, 05/10/21 18:37 Card com fundo azul com fotos dos participantes da live que serão descritos na apresentação. Conteúdo textual: Live #33 – Transmissão ao vivo em nosso canal www.youtube.com/SINJUSMG/ Impactos da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal, com Alexandre Pires (coordenador-geral do SINJUS) – homem de pele clara de olhos castanhos e cabelo curto, Wagner Ferreira (diretor de assuntos Jurídicos do SINJUS-MG) – homem negro, com olhos escuros e cabelos curto, Thiago Rodarte (economista do Dieese) – homem de pele clara, olhos e cabelos castanhos. Quinta-feira, 7 de outubro de 2021, 19h. Acessível em Libras. Card fecha com logo do SINJUS-MG.

O ano de 2021 tem sido desafiador para as servidoras e os servidores públicos mineiros. Além de enfrentar os danos causados pela PEC Emergencial e da luta árdua contra a Reforma Administrativa federal, agora a categoria precisa se mobilizar para barrar a proposta que pretende fazer Minas Gerais aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Caso aprovada no Legislativo estadual, essa medida vai congelar salários e carreiras. Para explicar todos os impactos do projeto de lei do governador Romeu Zema (NOVO), o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, debatem na Live SINJUS #33 com o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Thiago Rodarte.

A transmissão será às 19h desta quinta-feira, dia 7 de outubro, no canal do SINJUS no YouTube. Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.

Desde que assumiu seu mandato, Zema colocou como prioridade a instalação do Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais. Assim, passou a adotar o discurso de crise mesmo com a arrecadação do estado em crescimento, com o objetivo de tentar pressionar os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Contudo, a falta de transparência na proposta e nas contas estaduais e também a atuação de entidades sindicais vem impedindo que o Projeto de Lei 1.202/2019 avance (clique aqui e saiba mais).

Privatização do patrimônio público

A adesão ao RRF prevê o congelamento de salários e a suspensão por nove anos de concessões de importantes direitos como as promoções, o adicional de desempenho e as férias-prêmio. Além de atacar o funcionalismo e fragilizar ainda mais o serviço público oferecido à população de Minas Gerais, a aprovação da adesão ao RRF dará meios para que o governador Romeu Zema imponha ainda a privatização de estatais, notadamente a Copasa e a Cemig, que, ao que mostra a CPI em curso na ALMG, já sofre com uma “privatização paralela” patrocinada por membros do partido Novo.

Vale lembrar ainda que o atual secretário de Fazenda de Minas e pessoa estratégica no governo Zema, Gustavo Barbosa, foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro ao pagamento de multa de R$ 163 mil e está proibido de ocupar funções e cargos de confiança no estado fluminense pelo prazo de cinco anos. A punição é decorrente de irregularidades de sua gestão como presidente do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência), quando ocorreram operações financeiras que causaram um rombo de mais de R$ 17 bilhões.

Para saber detalhes dos prejuízos que o Regime de Recuperação Fiscal pode trazer para os servidores e para a população de Minas Gerais, acompanhe ao vivo a Live SINJUS #33. Participe pelo chat do YouTube com comentários e perguntas, pois nossos dirigentes também vão discutir alternativas ao RRF, como medidas que atacam o problema do déficit fiscal pelo viés do aumento das receitas em Minas Gerais.

SERVIÇO

Live SINJUS #33 – “Impactos da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal”

Data: 7 de outubro – quinta-feira

Horário: 19h

Onde acompanhar: Canal do SINJUS no YouTube. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal e ative o sininho para ser notificado quando a live começar.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Romeu Zema ao centro da mesa com os demais membros de Poder sentados ao lado em sala do Palácio da Liberdade
RECUPERAÇÃO FISCAL INEFICIÊNCIA DE ZEMA TRAZ DE VOLTA O RISCO DO RRF terça-feira, 14/09/21 19:21 Perto de completar o seu terceiro ano de mandato, o governador Romeu Zema (NOVO) voltou a pedir socorro aos demais Poderes para resolver problemas do Executivo. Apesar dos aumentos crescentes de arrecadação, da venda de folhas de pagamentos, do ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco