LIVE DO SINJUS E DO SERJUSMIG VAI DEBATER RRF COM LOHANNA FRANÇA E WAGNER FERREIRA
segunda-feira, 02/09/24 18:45Apesar da tramitação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) no Congresso Nacional e mesmo sem aval da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o governador Romeu Zema (Novo) conseguiu incluir Minas no Regime de Recuperação Fiscal e já decretou um teto de gastos no estado (clique aqui e saiba mais). Diante desse cenário de grande risco para os direitos dos servidores públicos mineiros, o SINJUS-MG e o SERJUSMIG vão realizar uma live conjunta para debater as ações de enfrentamento por parte dos Sindicatos. A transmissão será nesta terça-feira, dia 3 de setembro, às 19h, no nosso canal do YouTube. Clique aqui e ative a notificação.
Na live, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e o presidente do SERJUSMIG, Eduardo Couto, vão debater com a deputada estadual Lohanna França (PV) e com o vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira (PV) a conjuntura política, as implicações das medidas já anunciadas em Minas Gerais e as próximas medidas que podem vir a ser impostas pelo governador ao funcionalismo público.
A transmissão será ao vivo, e os espectadores poderão enviar dúvidas e sugestões para os debatedores pelo chat do YouTube. Além de informar as servidoras e os servidores sobre as ameaças que o RRF e o teto de gastos representam para suas carreiras e para o serviço público como um todo, o objetivo da live também será o de discutir estratégias de mobilização das categorias e as ações de enfrentamento às pretensões do governador Zema.
“Mesmo com uma solução alternativa que reduz os juros e realmente enfrenta o superendividamento dos estados tramitando no Congresso, Romeu Zema permanece disposto a impor o RRF, a retirada de direitos e a tentar repassar o patrimônio do estado para empresários do seu círculo próximo. Por isso, a live será um espaço importante para orientar os servidores e para alinhar os próximos passos de luta. Portanto, todas e todos os servidores públicos estaduais devem acompanhar a transmissão e fortalecer a mobilização contra esses ataques”, convoca Alexandre Pires.
Ameaças ao serviço público
O RRF e o decreto do teto de gastos representam uma mudança drástica na gestão financeira do estado e podem resultar em cortes significativos em investimentos públicos e na retirada de direitos dos servidores. Entre os principais riscos estão o congelamento de salários por nove anos, a restrição a novos concursos públicos, além da possibilidade de privatizações de estatais e reduções de benefícios.
A adesão ao RRF também vai impactar a sociedade mineira, afetando a qualidade e a eficiência de atendimentos em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Justiça e Infraestrutura. Pode haver ainda o aumento de tributos e a redução de investimentos em projetos sociais.
SERVIÇO
- Live Análise do RRF e Ações dos Sindicatos
- Data: 3 de setembro
- Horário: 19h
- Onde assistir: Nos canais do SINJUS-MG e do SERJUSMIG no YouTube
Participe, informe-se e esteja pronto para defender seus direitos!