PATRIMÔNIO DOS SERVIDORES

LIVE #9: LUTA DO IPSEMG CONTRA DESMONTE DO GOVERNO

quarta-feira, 07/04/21 12:58

Um dos mais importantes patrimônios dos servidores públicos estaduais é o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Mesmo assim, sistematicamente, a instituição tem sido alvo de tentativas de desmonte por parte do governo estadual. Por isso, nesta quinta-feira, dia 8 de abril, às 19h, a Live SINJUS #9 vai debater os desafios enfrentados por quem trabalha e por quem depende dos serviços do Ipsemg. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal no YouTube e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.

Os convidados especiais da transmissão são a diretora de Relações Sindicais Institucionais do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), Antonieta de Cássia de Faria, e o coordenador político do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos-MG), Geraldo Antonio Henrique da Conceição. Pelo SINJUS-MG, vão participar do debate o coordenador-geral, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira.

Importância do Ipsemg

O Ipsemg é responsável por prestar assistência médica, hospitalar, farmacêutica, odontológica e social a seus beneficiários. Muitas das vezes, o Instituto é a opção principal de atendimento médico de boa parte das servidoras e dos servidores de Minas Gerais. Essa situação ficou mais acentuada neste período de pandemia, no qual os equipamentos e profissionais de saúde do SUS e da rede privada estão sobrecarregados.

Além dos atendimentos da área medica, o Ipsemg também é responsável pelo regime próprio de previdência dos servidores estaduais. Portanto, é muito importante que as categorias do funcionalismo público de Minas acompanhem de perto a instituição, que frequentemente é alvo de tentativas de desmonte ou enfraquecimento por parte do governo.

O mais recente ataque foi em meados de 2020, em plena pandemia, promovido pelo governador Romeu Zema (Novo). Em sua proposta de Reforma da Previdência estadual, o chefe do Executivo queria a cisão do Ipsemg em dois. Dessa forma, o Instituto ficaria responsável apenas pela parte da prestação dos atendimentos de saúde enquanto uma nova autarquia, a Minas Gerais Previdência dos Servidores Públicos Civis do Estado (MGPrev), ficaria responsável pela parte dos benefícios previdenciários.

“Foi uma luta muito grande na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O SINJUS se juntou ao Sisipsemg, ao Sindpúblicos e a outras entidades em defesa do Ipsemg. O objetivo do governo por trás da dessa cisão era possibilitar a realização de operações de securitização na MGPrev. Isso poderia provocar um rombo bilionário e ser um grave risco às aposentadorias e pensões dos servidores estaduais mineiros, mas conseguimos derrubar essa proposta”, relembra Alexandre Pires.

Uma das lutas que seguem em curso é pela autonomia administrativa e financeira do Ipsemg. Isso porque as contribuições descontados nos contracheques dos servidores vão direto para o caixa único do estado, que não detalha nem dá transparência aos dados. Desse modo, o Ipsemg fica sempre refém dos repasses governador e sem poder para auditar as contas.

Portanto, acompanhe a Live SINJUS #9 e saiba os desafios do Ipsemg. Todos os servidores públicos estaduais precisam estar bem informados e defender esse importante patrimônio da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco