LIVE #9: LUTA DO IPSEMG CONTRA DESMONTE DO GOVERNO
quarta-feira, 07/04/21 12:58Um dos mais importantes patrimônios dos servidores públicos estaduais é o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Mesmo assim, sistematicamente, a instituição tem sido alvo de tentativas de desmonte por parte do governo estadual. Por isso, nesta quinta-feira, dia 8 de abril, às 19h, a Live SINJUS #9 vai debater os desafios enfrentados por quem trabalha e por quem depende dos serviços do Ipsemg. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal no YouTube e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.
Os convidados especiais da transmissão são a diretora de Relações Sindicais Institucionais do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), Antonieta de Cássia de Faria, e o coordenador político do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos-MG), Geraldo Antonio Henrique da Conceição. Pelo SINJUS-MG, vão participar do debate o coordenador-geral, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira.
Importância do Ipsemg
O Ipsemg é responsável por prestar assistência médica, hospitalar, farmacêutica, odontológica e social a seus beneficiários. Muitas das vezes, o Instituto é a opção principal de atendimento médico de boa parte das servidoras e dos servidores de Minas Gerais. Essa situação ficou mais acentuada neste período de pandemia, no qual os equipamentos e profissionais de saúde do SUS e da rede privada estão sobrecarregados.
Além dos atendimentos da área medica, o Ipsemg também é responsável pelo regime próprio de previdência dos servidores estaduais. Portanto, é muito importante que as categorias do funcionalismo público de Minas acompanhem de perto a instituição, que frequentemente é alvo de tentativas de desmonte ou enfraquecimento por parte do governo.
O mais recente ataque foi em meados de 2020, em plena pandemia, promovido pelo governador Romeu Zema (Novo). Em sua proposta de Reforma da Previdência estadual, o chefe do Executivo queria a cisão do Ipsemg em dois. Dessa forma, o Instituto ficaria responsável apenas pela parte da prestação dos atendimentos de saúde enquanto uma nova autarquia, a Minas Gerais Previdência dos Servidores Públicos Civis do Estado (MGPrev), ficaria responsável pela parte dos benefícios previdenciários.
“Foi uma luta muito grande na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O SINJUS se juntou ao Sisipsemg, ao Sindpúblicos e a outras entidades em defesa do Ipsemg. O objetivo do governo por trás da dessa cisão era possibilitar a realização de operações de securitização na MGPrev. Isso poderia provocar um rombo bilionário e ser um grave risco às aposentadorias e pensões dos servidores estaduais mineiros, mas conseguimos derrubar essa proposta”, relembra Alexandre Pires.
Uma das lutas que seguem em curso é pela autonomia administrativa e financeira do Ipsemg. Isso porque as contribuições descontados nos contracheques dos servidores vão direto para o caixa único do estado, que não detalha nem dá transparência aos dados. Desse modo, o Ipsemg fica sempre refém dos repasses governador e sem poder para auditar as contas.
Portanto, acompanhe a Live SINJUS #9 e saiba os desafios do Ipsemg. Todos os servidores públicos estaduais precisam estar bem informados e defender esse importante patrimônio da categoria.
SINDICATO É PRA LUTAR!