LIVE #6: COMO PLANEJAR O ORÇAMENTO DIANTE DA PANDEMIA
terça-feira, 12/05/20 17:12A pandemia de Covid-19 trouxe, além de toda a preocupação com a saúde, incertezas em relação à economia. Muitas pessoas estão preocupadas em como proteger o dinheiro nestes tempos de crise. Provavelmente, você, servidor(a), já deve ter se perguntado qual comportamento deve adotar nesse período. “É preciso rever e priorizar os gastos?” “Poupar ou investir?” “Devo negociar dívidas?”.
Para esclarecer essas e outras dúvidas, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, convidam o doutor, professor e consultor, Eduardo Coutinho, para a próxima “Live das Quintas” no Canal do Sinjus no Youtube. Coutinho, que também é coordenador do curso de Administração e Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Ibmec, é muito conhecido pelas frequentes entrevistas concedidas à imprensa mineira e nacional, como TV Globo, Band, Rede Minas e jornais O Tempo, Hoje em Dia, Portal G1 e Estadão. Assim como faz na grande mídia, o especialista também dará dicas para investimentos de baixo risco e riscos moderados durante a nossa live, só que, desta vez, você terá como fazer perguntas diretamente a ele por meio do nosso chat. Não perca esta oportunidade!
A Live #6 “Planejamento financeiro durante e pós-pandemia” é nesta quinta-feira, 14/5, às 17h30. Clique aqui, inscreva-se agora, curta o nosso canal e ative o sininho para ser notificado quando a live começar.
Por que preciso me preocupar?
Com a declaração de pandemia de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Bolsa de Valores caiu quase 50% em um curto espaço de tempo. E a rentabilidade da renda fixa, cuja referência é a taxa Selic, está cada vez mais baixa, beirando a inflação. Isso quer dizer, por exemplo, que guardar o dinheiro na poupança e no tesouro direto está rendendo cada vez menos.
Ao longo dos dias, estamos consumindo mais e vendo os preços cada vez mais elevados, aumentando os nossos gastos. A pandemia está exigindo ainda mais dedicação para equilibrar as contas tanto agora como depois que isso tudo passar. “Agora é o momento de raciocinar um pouco mais antes de tomar as decisões; de pensar mais devagar e não agir por impulso. O primeiro passo é calcular, com muito cuidado, as novas receitas e despesas no período de isolamento”, afirma Eduardo Coutinho.
A maioria das pessoas já ouviu que o ideal é guardar parte do salário para um imprevisto. Só que muita gente acaba deixando para depois. E uma das lições que se pode tirar da pandemia de coronavírus é que todo mundo precisa contar com uma reserva de emergência. Quem tem uma reserva deve usar esse recurso agora? E se a pessoa investiu o dinheiro em ações? O que fazer? E quem não tem, é o momento de começar a fazer?
Todos esses assuntos serão abordados na nossa live. Participe e contribua com o debate. Você já pode mandar a sua pergunta. O chat da transmissão já está aberto. Clique aqui e acesse.
Sobre o convidado
Eduardo Senra Coutinho é Doutor em Administração pela UFMG com ênfase em Finanças. Profissional CFP.
É coordenador do curso de Administração e Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Ibmec.
Atua também como consultor financeiro e perito.
Possui artigos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior sobre finanças.
Eduardo também é muito conhecido pelas frequentes entrevistas concedidas à imprensa mineira e nacional, como TV Globo, Band, Rede Minas e jornais O Tempo, Estado de Minas, Hoje em Dia, G1 e Estadão.