LIVE #5: OS DESAFIOS DA MATERNIDADE EM MEIO À PANDEMIA
quarta-feira, 06/05/20 10:53O Núcleo da Mulher do SINJUS-MG já estreia convidando você, servidora, a participar da próxima “Live das Quintas”. O Dia das Mães está chegando e, por isso, vamos abordar no quinto episódio, “Os desafios da maternidade em meio à pandemia”. O coordenador-geral do Sindicato, Alexandre Pires, e a coordenadora do Núcleo da Mulher, Cristiane Sampaio, convidam para um bate-papo, a empresária e moderadora do maior grupo de mães de Minas Gerais (Grupo Amor de Mãe), Márcia Machado. Nosso encontro é nesta quinta-feira, 7/5, às 19h30, no nosso canal no Youtube. Clique aqui, inscreva-se agora e ative o sininho para ser notificada quando a live começar.
As mulheres são responsáveis por 75% do trabalho de cuidado não remunerado no mundo: o de ser mãe e gerir uma casa. Os dados são de uma pesquisa realizada em janeiro pela organização não governamental Oxfam. Durante a quarentena, elas têm enfrentado desafios ainda maiores por conta da pandemia do novo coronavírus. Com as escolas fechadas, os filhos em casa e a necessidade de continuar trabalhando, muitas delas enfrentam até jornadas quádruplas nesse cenário de isolamento.
Mesmo as que têm um marido em casa para dividir as demandas, estão se desdobrando para conseguir conciliar tudo. Outro desafio é ter equilíbrio emocional para enfrentar o medo trazido pela ameaça do vírus e explicar para as crianças o contexto da pandemia. As mães de primeira viagem precisam dar conta do recado sem, muitas vezes, ter o apoio da família, que precisa ficar de quarentena. E quem está grávida também se preocupa com o futuro.
Todos esses assuntos serão abordados na nossa live. Participe e contribua com o debate. Você já pode mandar a sua pergunta. O chat da transmissão já está aberto. Clique aqui e acesse.
Sobre a convidada
Márcia Machado é engenheira, empresária, mãe e defensora dos direitos das mulheres. Administra o Grupo Amor de Mãe – o maior grupo secreto de discussão sobre temas da maternidade de Minas Gerais, hoje com 16 mil mães. Em 2018, Márcia criou um projeto de empreendedorismo materno para empoderar mulheres, por meio da geração de renda, e, em 2019, criou a primeira loja colaborativa materna do Brasil. A empresária também tem dois quadros na televisão onde discute o tema maternidade. Aos sábados, às 9h30, no programa Saber Viver da Alterosa, e aos domingos, às 8h45, no programa Life Style, da Band Minas.