REFORMA ADMINISTRATIVA

LIVE #14 VAI ANALISAR CENÁRIO DA PEC 32 NA CCJ

quarta-feira, 12/05/21 15:59

A série de audiências públicas sobre a Reforma Administrativa — Proposta de Emenda à Constituição 32/2020 —, realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, deve terminar na sexta-feira, dia 14 de maio, mas nesta terça-feira, dia 11 de maio, o relator na CCJ, deputado Darci de Matos (PSD-SC), informou que já emitiu parecer favorável à proposta do governo federal. Por isso, o SINJUS-MG, por meio do Movimento a Serviço do Brasil, da Fenajud e das articulações com parlamentares, segue mobilizado para retirar a proposta da discussão.

Os próximos meses serão decisivos, e a categoria precisa continuar bem informada e fazendo pressão. Segundo informações divulgadas, o relatório do deputado Darci de Matos mantém uma série de medidas que retiram direitos dos servidores públicos. Em sua conta do Twitter, o parlamentar informou apenas que decidiu pela inadmissibilidade do dispositivo que previa a extinção de órgãos públicos por meio de decreto e também da proposta que proibia servidores em carreiras típicas de Estado de exercer outra atividade remunerada.

Por isso, a Reforma Administrativa e o parecer emitido pelo relator da CCJ vão ser debatidos na Live SINJUS #14. A transmissão será nesta quinta-feira, dia 13 de maio, às 19h no nosso canal no YouTube. Participam o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Wagner Ferreira, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e o coordenador de Saúde dos Trabalhadores e Previdência da Fenajud e secretário de Assuntos Jurídicos do SINJUSC, Guilherme Peres Fiuza Lima. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal e ative o sininho para ser notificado quando a live começar.

Cenário

As audiências públicas na CCJ começaram no dia 26 de abril. O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou da audiência desta terça. Segundo ele, a proposta do governo para a reforma administrativa é bastante moderada e fruto de muita conversa ao longo de dois anos de governo. O ministro também afirmou que “nenhum direito já adquirido será atingido. Isso é uma pedra fundamental da reforma” e defendeu uma mudança no processo de avaliação dos servidores públicos antes de que a estabilidade no emprego seja concedida.

A previsão é que a última reunião seja realizada nesta sexta-feira, dia 14 de maio. Após isso, a PEC 32 será votada no colegiado, que analisa a admissibilidade, e então discutida numa comissão especial, que terá como relator o deputado Arthur Maia (DEM-BA).

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que espera que a CCJ vote a Reforma na próxima semana, e que, em um mês e meio após essa data, o texto seja aprovado no plenário da Casa. Segundo Lira, a estratégia do governo de incluir na reforma só os novos servidores que ingressarem após a promulgação evitaria a discussão sobre os direitos adquiridos, “que é muito difícil de enfrentar”.

Luta

 A atuação do SINJUS-MG se divide em várias frentes. O Sindicato integra o Movimento a Serviço do Brasil, que fechou alianças com deputados federais para a derrubada da PEC 32 e promove a conscientização da população sobre os riscos da proposta. A entidade, como filiada à Fenajud, também participa de atos nacionais e convocações das categorias para pressionar os deputados. Em Belo Horizonte, o SINJUS também se uniu a lideranças da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa para construir uma frente parlamentar de luta contra a Reforma.

Participe da Live do SINJUS, entenda mais sobre o assunto e tire suas dúvidas! Esperamos você!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

REFORMA ADMINISTRATIVA PEC 32 VAI IMPACTAR MUNICÍPIOS E PREJUDICAR POPULAÇÃO sexta-feira, 07/05/21 18:25 O portal Brasil de Fato publicou, nessa quinta-feira, dia 6 de maio, reportagem abordando o impacto que a Reforma Administrativa federal terá sobre os municípios e os prejuízos para a população. A PEC 32/2020 está em tramitação no Congresso ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco