CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

LIMINAR IMPEDE DESCONTO SOBRE HORAS EXTRAS

quinta-feira, 17/09/20 15:34

O SINJUS-MG conseguiu uma liminar judicial impedindo que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) continue a descontar a contribuição previdenciária sobre o adicional de horas extras. A decisão vai beneficiar as servidoras e os servidores do Órgão, filiados ao Sindicato.

O SINJUS enviou ofício à Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos do TJMG questionando se o órgão estava descontando a contribuição previdenciária sobre a rubrica relativa ao serviço extraordinário – verba referente ao cumprimento de horas extras. O Tribunal confirmou o desconto, baseado no § 2º do artigo 26 da Lei Complementar n. 64. No entanto, a cobrança fere a Lei n. 10.887/2004, que expressamente exclui da incidência da contribuição social dos servidores públicos dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o adicional por serviço extraordinário.

Para impedir que as servidoras e os servidores continuem sendo prejudicados, o SINJUS ingressou com ação coletiva, com pedido de urgência, requerendo a suspensão do desconto e a restituição dos valores descontados indevidamente. A 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte concedeu liminar no dia 9 de julho de 2020 determinando que o TJMG suspenda a retenção na fonte da contribuição até decisão final sobre a matéria.

Na decisão, o juiz da Vara entendeu que as “parcelas recebidas por servidor estadual, referentes ao subsídio de horas extras, não podem servir de base para a cobrança da contribuição previdenciária, dado o seu caráter eventual e, ainda, à ausência de expressa previsão legal autorizando que dito tributo incida sobre elas.”

Caso a ação seja julgada procedente, os valores que já foram descontados indevidamente podem ser devolvidos aos servidores. O estado informou que não vai recorrer da decisão e que solicitou o cumprimento da decisão liminar.

FILIE-SE

Vale lembrar que o SINJUS também já conseguiu liminar judicial impedindo que o TJMG desconte a contribuição previdenciária sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade dos servidores que estão expostos a condições de trabalho nocivas à saúde ou a situações de risco à vida, como dentistas, médicos, assistentes sociais, psicólogos, e oficiais de Justiça.

Nos dois casos, é preciso ser filiado ao Sindicato para se beneficiar das ações, caso sejam consideradas procedentes. Se você ainda não se filiou, entre em contato pelo (31) 98738-8640 ou clique aqui para fazer parte do SINJUS. 

Fique atento ao nosso site e às nossas mídias e se mantenha bem informado sobre as ações coletivas e sobre outras lutas!

Notícias relacionadas

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco