IMPACTOS DO RRF

LÍDERES DA ALMG AFIRMAM QUE DATAS-BASES PODEM COMEÇAR A TRAMITAR 

sexta-feira, 25/02/22 09:56 Sede da ALMG - Palácio da Inconfidência. Conteúdo textual: SUSPENSÃO DO REGIME DE URGÊNCIA - Líderes da ALMG afirmam que Datas-Bases podem começar a tramitar

O Governo de Minas Gerais anunciou na quinta-feira, 24 de fevereiro, que vai enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que propõe reajuste de 10,06% para os servidores públicos do Executivo. O SINJUS-MG conversou com líderes da Casa Legislativa e traz novas informações para explicar por que esse anúncio do Executivo pode permitir que as Datas-Bases dos servidores do Judiciário avancem na tramitação.

Em coletiva de imprensa, também nesta quinta, representantes das Secretarias de Governo e de Planejamento e Gestão do Estado anunciaram que o governador Romeu Zema (Novo) vai suspender o regime de urgência do projeto que prevê a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal da União (RRF). Sobre isso, o SINJUS ouviu o líder de Governo na Assembleia, deputado Gustavo Valadares (PSDB), que esclareceu que “com a suspensão, a pauta será destravada, e o projeto de reajuste dos servidores do Executivo será protocolado também em regime de urgência. Na sequência, o PL do RRF volta a ser protocolado em regime de urgência, mas com um novo prazo de 45 dias até que a pauta do Plenário volte a ser trancada”.

Na prática, isso significa que a pauta do Plenário estará livre durante esse período de 45 dias. Ou seja, os projetos que estavam parados voltam a tramitar. Apesar de as pautas das comissões não estarem travadas, a CCJ ainda não realizou sessão este ano. Com o novo cenário, é provável que a Comissão, onde está tramitando o PL 3.382/2021, que prevê as Datas-Bases 2020 e 2021 dos servidores, marque a primeira reunião. 

Segundo o deputado Cássio Soares, do Bloco Minas São Muitas, até a noite desta quinta, a suspensão do regime de urgência do RRF não havia sido formalizada na ALMG. Em novo contato nesta sexta-feira, desta vez com a assessoria do Bloco da Minoria na Assembleia, o SINJUS foi informado de que nem mesmo o projeto com o reajuste do Executivo havia chegado na Casa Legislativa. Ainda segundo a assessoria, as mensagens do governador devem chegar ao Plenário após o Carnaval, na quinta-feira, 3 de março. Após o recebimento, serão marcadas as reuniões das comissões para que todas as recomposições dos servidores sejam apreciadas, inclusive a dos servidores do Judiciário. 

Ainda de acordo com o líder do Governo, Gustavo Valadares, “as Datas-Bases dos demais Poderes devem tramitar concomitantemente com esse projeto do governador”. Já o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado André Quintão (PT), afirmou ao SINJUS que os novos fatos serão uma oportunidade para que demandas dos servidores que estão paradas nas comissões voltem a caminhar. “A suspensão da urgência do RRF será importante, já que esse projeto congela investimentos sociais em Minas Gerais por nove anos e prejudica os servidores de todos os Poderes do estado”. 

O parlamentar completou que a intenção é estabelecer um diálogo participativo com as entidades representativas das várias categorias que compõem o funcionalismo público. “Sob a coordenação do presidente da Assembleia e dos demais líderes, poderemos fazer uma pauta consensual, contemplando inclusive as Datas-Bases do Judiciário”.

O deputado André Quintão ainda enviou um vídeo exclusivo para os servidores do Judiciário que foi veiculado na nossa Live de ontem e pode ser acessado em nossas redes sociais. Aproveite para nos seguir:

Instagram: @sinjusmg
Facebook: @rede.sinjusmg
Twitter: @MgSinjus

Mobilização

Mesmo com a pauta do Plenário travada e sem previsão do início dos trabalhos na CCJ, os dirigentes do SINJUS vinham buscando apoio dos deputados para que as Datas-Bases avançassem nessa e nas demais comissões e estivessem prontas para votação no Plenário quando a pauta fosse destravada. 

“O cenário mostra que esse período será decisivo. Assim que o regime de urgência do RRF for suspenso, teremos 45 dias para garantir toda a tramitação das Datas-Bases até o Plenário, antes que a pauta seja travada novamente. A articulação com os deputados foi intensificada desde ontem para que a gente avance com nossas Revisões”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires. 

“O PL 3.382/2021 está em conformidade com todos os dispositivos legais e o TJMG já comprovou capacidade financeira e orçamentária para a efetivação desse direito. Não há obstáculos para a tramitação das nossas Datas-Bases. Esse é o argumento que tem sido levado às lideranças da Assembleia e ao deputado Sávio Souza Cruz, que preside a CCJ. É preciso garantir que a categoria tenha logo o seu poder de compra restabelecido”, destaca o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Faça sua parte!

Neste momento, a pressão em favor das Datas-Bases 2020 e 2021 deve ser sobre o presidente da CCJ na ALMG, deputado Sávio Souza Cruz (MDB), para que ele receba o Sindicato, designe o relator e paute o PL 3.382/2021.

Confira abaixo os e-mails e os perfis do parlamentar nas mídias sociais e ajude nessa batalha pelos seus direitos!

E-mail Pessoal: [email protected]
E-mail no Legislativo: [email protected]
Facebook – https://web.facebook.com/saviosouzacruz
Instagram – https://www.instagram.com/saviosouzacruz/
Twitter – https://twitter.com/saviosouzacruz

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Sentados à mesa, de um lado, representantes do SINJUS, Serjusmig e Sindojus/MG, e, de outro lado, representantes do TJMG (sete homens brancos, de cabelos curtos, trajados socialmente usando máscaras respiratórias).
DIÁLOGO SINDICATOS APRESENTAM PAUTA PRIORITÁRIA EM REUNIÃO COM TJMG quinta-feira, 24/02/22 18:10 FOTO: SINJUS-MG Nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG estiveram com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na primeira reunião da Mesa de Negociações em 2022. No encontro, foram ... leia mais
Plenarinho da ALMG completamente vazio, sobre a imagem há setas apontando para o centro do Plenarinho, nas setas há símbolos das redes sociais Twitter, Instagram e Facebook, sugerindo pressão exercida por meio dessas redes.
DATAS-BASES SINJUS SOLICITA APOIO AO PRESIDENTE DA CCJ. MOBILIZE-SE NAS REDES SOCIAIS quinta-feira, 17/02/22 18:39 FOTO: RICARDO BARBOSA/ALMG O SINJUS-MG protocolou nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, o Ofício 23/2022, direcionado ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Sávio Souza Cruz (MDB). No documento, ... leia mais
Em um fundo de cor cinza, mãos seguram celulares mostrando a divergência de informações na página da ALMG, entre os celulares encontra-se um "X" vermelho.
ERRO DE SISTEMA ASSEMBLEIA ERRA E DATAS-BASES PODEM TER NOVO RELATOR quarta-feira, 16/02/22 18:24 Foto: Freepik No último dia 2 de fevereiro, o sistema da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) distribuiu erroneamente o Projeto de Lei (PL) 3.382/2021, que define os índices das Datas-Bases 2020 e 2021, para relatoria do deputado Charles ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco