JOSÉ ARTHUR FILHO TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO TJMG
segunda-feira, 04/07/22 15:17Foto: Mirna de Moura/TJMG
O desembargador José Arthur Filho tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para o biênio 2022-2024, durante cerimônia realizada na sexta-feira, 1º de julho, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires. Também estiveram presentes na solenidade autoridades e representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, entre outros.
Em seu discurso, o novo presidente do TJMG disse que assume o mandato com bastante orgulho, honra, gratidão, sentimento de responsabilidade e emoção. Também manifestou respeito e carinho ao agradecer aos servidores e servidoras e terceirizados do TJMG e a todos que o ajudaram a construir sua história de vida e que estiveram de alguma forma ao lado dele nessa caminhada. “O Judiciário mineiro permanecerá prestigiado, pacificado e à altura dos seus valores, contribuindo para uma sociedade livre, mais justa, fraterna e solidária, conforme determina a Constituição da República de 1988, a qual juramos respeitar”.
Em outro momento, o novo presidente reforçou a importância da manutenção da relação harmoniosa e do equilíbrio entre os Poderes do Estado — Judiciário, Legislativo e Executivo — e de seguir na defesa de garantias, independência e autonomia do Poder Judiciário. No discurso, José Arthur também afirmou estar motivado a se empenhar com todas as energias e competências para possibilitar o contínuo engrandecimento do Poder Judiciário estadual mineiro.
Também tomaram posse o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.
Compromisso
Na entrevista exclusiva concedida ao jornalismo do SINJUS-MG antes das Eleições, o magistrado afirmou que um dos seus compromissos para a gestão 2022/2024 é “manter o diálogo aberto da Alta Direção com os nossos Servidores, por intermédio de suas representações, em prol da melhoria das atividades funcionais e das respectivas carreiras.”
O Sindicato fica tranquilo em saber que novo presidente está atento às condições de trabalho dos servidores e, em breve, vai solicitar agendamento de reunião, a fim de apresentar a Pauta de Reivindicações da categoria ao novo chefe da Casa.
Eleições no TJMG
O desembargador José Arthur Filho foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2022-2024 no dia 29 de abril. O magistrado obteve 79 votos e contou com o apoio do então presidente, desembargador Gilson Lemes. As Eleições foram decididas em segundo turno. A então desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro recebeu 62 votos.
Currículo
O desembargador José Arthur Filho atuou na gestão do TJMG, no biênio 2020-2022, como superintendente adjunto da Superintendência Administrativa. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de 1993 a 1995 – vaga advogado, reconduzido para o mesmo cargo de juiz do TRE para o biênio 1995-1997. Foi superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio. Atuou como membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças no biênio 2016-2018; membro da Comissão para organizar a programação comemorativa dos 300 anos de criação da Comarca do Serro; coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão; presidente do Comitê de Proteção de Dados Pessoais. Foi nomeado pelo Presidente do STF e CNJ para compor o Comitê de Integridade do Poder Judiciário (Cint).
Fonte: SINJUS-MG com informações do Portal TJMG