JORNALISTA DO SINJUS GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL
quarta-feira, 26/08/20 18:35A série de reportagens “Venenos do Bem”, do Jornal Minas, da TV Rede Minas, ganhou a menção honrosa no tema “Acesso à saúde”, do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, na categoria “Cobertura Diária”. Uma das autoras é a jornalista do SINJUS-MG Laura Zschaber, que há mais de oito anos mantém informados os servidores do Judiciário de Minas Gerais também pelas mídias do Sindicato.
O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa da farmacêutica Roche e procura reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade sobre temas de saúde na América Latina. Na edição 2020, foi registrado o recorde de 867 trabalhos inscritos, de 19 países, para três categorias e menções honrosas. O processo de seleção teve duas etapas, a primeira com o crivo de 11 jornalistas ibero-americanos e a segunda com cinco dias de sessões virtuais de análise do corpo de jurados do Prêmio Roche.
“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho e da seriedade de toda a equipe que se envolveu diretamente e também dos demais colegas da emissora. Estou muito feliz com essa menção honrosa por uma reportagem de utilidade pública. Sem dúvida, o trabalho que desenvolvo no SINJUS, que luta pelos direitos dos cidadãos, contribui para que eu possa identificar fatos importantes e informá-los ao público com responsabilidade”, afirma Laura Zschaber.
Em três capítulos, as reportagens destacaram pesquisas científicas de profissionais mineiros na área de biologia que abriram portas para novas terapias inovadoras baseadas em venenos e toxinas de aracnídeos, serpentes e moluscos (clique aqui e veja os vídeos). Além de Laura que foi a repórter e uma das produtoras, também são autores da série “Venenos do Bem” Aline Scarponi, Caio Tárcia, Bruna Cevidanes, Primitivo Filho, Bruno Francis e Fabrício Andrade.
Currículo
Laura Zschaber vem contribuindo com a luta dos servidores do Judiciário mineiro por melhores condições de trabalho desde 2012, quando ingressou no SINJUS-MG como estagiária de jornalismo. Após terminar a graduação, em 2013, foi efetivada na equipe do Sindicato. Ao longo de sua trajetória, produziu conteúdos em texto, áudio e vídeo. Em 2014, foi aprovada em concurso público da TV Rede Minas (emissora de responsabilidade governo estadual) e concilia os trabalhos entre o SINJUS e o veículo de comunicação. Laura também já atuou nos jornais O Tempo, Super Notícia e no extinto Aqui Betim.
Em 2019, Laura recebeu o prêmio de 3º lugar na categoria Televisão da 8ª Edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, também com uma reportagem pela Rede Minas, intitulada “Mercado de câmeras analógicas e LP’s ganha força”.