OPINIÃO

JORNAL O TEMPO PUBLICA ARTIGO DE ALEXANDRE PIRES REBATENDO CRÍTICAS DE ZEMA

sexta-feira, 10/05/24 12:09 Montagem digital com fundo de uma tela com um artigo na página do veículo "O Tempo", na frente está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, um homem branco de cabelos e barba castanhos bem curtos, ele veste uma camisa preta de luta do sindicato e está com os braços cruzados.

Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, o Jornal O Tempo publicou um artigo do coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, rebatendo as críticas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, aos servidores públicos, durante uma entrevista à Jovem Pan. Confira abaixo o artigo.

 

OPINIÃO
ZEMA NÃO MERECE O SERVIÇO PÚBLICO MINEIRO

Mesmo antes de ser eleito, o governador Romeu Zema já demonstrava desconhecimento sobre o setor público. Entrou no governo, achando que os órgãos do Estado eram algumas de suas lojas, fazendo analogias a lucro, números e ditados populares que deveriam ter ficado restritos ao seu círculo de amigos. E pelo jeito, ele não evoluiu, não aprendeu nada e vai terminar seu segundo mandato com a mesma ignorância sobre o funcionalismo mineiro.

Nesta semana Zema ousou dizer que os servidores públicos são uma casta de privilegiados e que se alguém acha que o setor público não paga bem para seguir carreira no setor privado. O governador, que se acha tão inteligente a ponto de soltar provérbios nas redes sociais todos os dias, demonstra, mais uma vez, um desconhecimento profundo sobre a realidade e a importância dessa categoria.

Ele não apenas desconsidera o papel essencial que os servidores desempenham para o bom funcionamento do Estado, mas também é injusto ao desvalorizar a dedicação diária dos milhares de trabalhadores que servem à população. Servidores esses que, muitas vezes, retiram parte do seu salário para comprar artigos que o Estado não tem competência para comprar. Quem nunca ouviu dizer que um professor tirou do próprio bolso dinheiro para merenda, cadernos e material escolar?

Os servidores do Judiciário sustentam o funcionamento de tribunais, fóruns e cartórios e asseguram que os processos corram de forma eficiente, garantindo que toda a população tenha acesso efetivo à Justiça. Os profissionais da saúde atuam na prevenção e tratamento de doenças, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida da população. Os professores que trabalham na formação das futuras gerações. São inúmeras as áreas de atuação dos servidores públicos e cada uma contribui de maneira significativa para o funcionamento do Estado. E por trás dos serviços que chegam à população existe falta de estrutura, salários defasados, equipes e setores desfalcados, sem falar em muitos outros pontos. Rotulá-los como “privilegiados” é injusto, imoral, desrespeitoso. Sem o trabalho dos servidores públicos, o Estado não seria capaz de cumprir suas funções básicas e atender às necessidades da população.

O governador ainda teve a coragem de dizer que os jovens deveriam reconsiderar a ideia de ingressar no serviço público. Realmente o setor público não é para qualquer um. Não é para pessoas como Romeu Zema. Ser servidor público é uma grande responsabilidade, mas também uma missão nobre, uma oportunidade única de dedicar-se ao bem comum e fazer a diferença na vida das pessoas. Durante a pandemia, os servidores públicos foram verdadeiros heróis, arriscando suas próprias vidas para garantir que os serviços essenciais continuassem a funcionar.

Ao defendermos o servidor público, defendemos o nosso direito a serviços públicos de qualidade, à justiça social e ao desenvolvimento do estado.

É lamentável que o governador Zema siga nesse discurso vergonhoso desmerecendo quem realmente sustenta o estado ao invés de reconhecer a importância e valor dos servidores para a sociedade. Zema não merece o serviço público mineiro. E os servidores públicos são privilegiados porque nas próximas eleições não vão precisar engolir esse governador!

*Alexandre Paulo Pires da Silva é coordenador-geral do SINJUS-MG, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Administrativo e graduado em Tecnologia de Processamento de Dados. Também já foi diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS e presidente do Conselho de Beneficiários do IPSEMG.

Últimas notícias

ver mais
Vista lateral do Plenário da Câmara dos Deputados, há diversas fileiras de cadeiras pretas vazias, ao fundo há um grupo com muitas pessoas vestidas com trajes sociais, à frente deles está a mesa diretiva da Câmara. Conteúdo textual: NÃO AO RRF-Relator apresenta parecer favorável ao Propag e proposta avança na Câmara dos Deputados. NÃO AO RRF RELATOR APRESENTA PARECER FAVORÁVEL AO PROPAG E PROPOSTA AVANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS segunda-feira, 02/12/24 18:56 FOTO: Mario Agra/Câmara dos Deputados O Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024, que representa ...
CLASSIFICAÇÃO HOMOLOGADO RESULTADO DO EDITAL DE REMOÇÃO segunda-feira, 02/12/24 16:09 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem mostra a desembargadora Rosita Falcão sentada em um ambiente formal, com microfone à sua frente e um monitor em destaque. Ela tem cabelos pretos e usa um traje formal preto. No contexto, há o título: "Fenajud repudia declarações racistas da desembargadora Rosita Falcão sobre cotas raciais", destacando uma nota pública de repúdio sobre comentários racistas. NOTA PÚBLICA FENAJUD REPUDIA DECLARAÇÕES RACISTAS DA DESEMBARGADORA ROSITA FALCÃO SOBRE COTAS RACIAIS sexta-feira, 29/11/24 17:22 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco