IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURAS É REJEITADA POR FILIADOS
sexta-feira, 17/04/20 19:36Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), histórica por ser a primeira virtual (online), realizada nesta sexta-feira, dia 17/4, por meio da plataforma de videoconferência Google Meet, os filiados ao SINJUS-MG deliberaram pela rejeição de recurso administrativo apresentado por filiado que pedia a impugnação de candidaturas ao pleito que irá definir a composição da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2020-2023.
Para participar da AGE Online, o SINJUS divulgou no último dia 13/4 os procedimentos para que os filiados pudessem se cadastrar. Os dados das inscrições foram confrontados com a base de dados de filiados do SINJUS para garantir que apenas servidores filiados em situação regular na entidade participassem da Assembleia. Assim, por volta de 13h30, os cadastros válidos receberam o link para participar da AGE Online. Uma segunda etapa de verificação quanto à filiação foi realizada a cada novo pedido de entrada de usuário na videoconferência.
No início da transmissão, que começou às 14h, horário estipulado no edital para segunda chamada, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, deu as boas-vindas a todos, ressaltando o momento histórico do Sindicato ao realizar a sua primeira Assembleia Geral virtual.
Em seguida, o dirigente realizou a chamada nominal dos presentes, conforme lista disponibilizada pela administração do sindicato após previa conferência, solicitando que cada um se manifestasse para que os demais participantes pudessem ver o filiado. Após informar o número de inscritos válidos (28) e de participantes iniciais (22), foi informado que a videoconferência estava sendo gravada e que cópia da gravação ficaria disponível em caso de requerimento dos filiados interessados.
Após a definição dos trâmites operacionais e das etapas da AGE, teve início a apreciação da decisão da Junta Eleitoral que julgou improcedente a impugnação de candidaturas apresentadas por filiado. Esta fase dos trabalhos foi coordenada pelo diretor administrativo do Sindicato, Robert França.
Após o advogado do SINJUS, Marcelo Cardoso, fazer a leitura da decisão da Junta Eleitoral que negou a impugnação de candidaturas e também do recurso administrativo que questionava essa decisão, foi aberto espaço de até dez minutos para que as partes interessadas se manifestassem aos demais filiados. O direito de voz foi exercido.
Ao fim da apuração, um filiado votou pelo deferimento do recurso administrativo apresentado, que requeria a impugnação das candidaturas citadas no processo e outros 19 filiados votaram pela rejeição do recurso administrativo. Assim, a AGE deliberou, por maioria, pela rejeição do pedido de impugnações, possibilitando assim a participação de todos impugnados no pleito eleitoral e a continuidade dos trâmites e do cronograma para as Eleições Sindicais 2020 do SINJUS.