HOMENS TAMBÉM DEVEM SE ENGAJAR NA LUTA POR IGUALDADE DE GÊNERO
segunda-feira, 14/03/22 18:38Foto: Depositphotos
A luta por direitos iguais deve ser travada não somente pelas mulheres, mas também pelos homens, afinal, toda a sociedade precisa colaborar e construir um País mais justo. Por isso, no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, convocamos todos os servidores do Judiciário mineiro a se engajarem nessa bandeira e na Campanha SINJUS 8M 2022. Mais que apoiar, os homens devem adotar uma postura efetivamente colaborativa, pois tanto no ambiente doméstico como nos espaços públicos, no local de trabalho ou nas esferas de Poder, infelizmente, há sempre injustiças e preconceitos que precisam ser combatidos por todos.
Com o fortalecimento da luta feminista ao longo dos séculos, surgiu uma nova forma de segregação, quando a sociedade machista tenta restringir a luta por igualdade apenas às mulheres. A estratégia é clara, dividir para enfraquecer. Foi isso que abriu espaço para falas que caracterizam as demandas das mulheres como “mimimi”.
Nessa batalha, companheiros, filhos, irmãos, pais, sobrinhos e amigos precisam aprender sobre aluta feminista para assim ajudar na derrubada de barreiras. Além do respeito, eles precisam assumir a responsabilidade que lhes cabe nas obrigações domésticas, na educação das crianças, no combate aos diversos tipos de violências e na construção de políticas públicas.
Dessa forma, não adianta os homens simplesmente dizerem que apoiam a causa feminista. Eles precisam ouvir, entender, compreender, agir e defender a pauta de reivindicações das mulheres em todas as oportunidades.
No Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS, várias atividades são abertas aos homens.
“Essa iniciativa partiu tanto das integrantes do NM quanto dos diretores da entidade, que entendem a importância da luta conjunta. Isso tem possibilitado que o SINJUS atue de forma mais efetiva no âmbito do Judiciário e também nas outras esferas de Poder na defesa dos direitos das mulheres”, afirma a diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do NM, Cristiane Sampaio.
Feminismo: uma pauta de todos
Nesta gestão do SINJUS, a luta por igualdade de gênero tornou-se ainda mais relevante. Com a criação do Núcleo das Mulheres, o Sindicato passou a ter um espaço voltado para o compartilhamento de saberes, apoio mútuo e formação política. Além de conduzirem as atividades, elas contribuem para o aprimoramento da atuação sindical nas tratativas com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
“As integrantes do Núcleo das Mulheres têm uma ampla bagagem de conhecimento e experiência, o que vem contribuído significativamente para as diretrizes do Sindicato em todas as lutas. Hoje as mulheres são maioria no Judiciário e participam ativamente das mobilizações e protestos. Por isso, todas as conquistas por direitos junto ao Tribunal de Justiça e também por mais igualdade na nossa sociedade têm a marca delas”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
No Brasil, ainda são muitos os obstáculos e ataques que as mulheres enfrentam em decorrência de homens tóxicos. Frases como “Jamais eu iria estuprar você, porque você não merece”, do presidente Jair Bolsonaro (PL), “É a mulher que separa e passa a ser a obsessão da vida dela destruir e atacar o ex-cônjuge”, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e “ucranianas são fáceis porque são pobres”, do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) mostram que é preciso uma renovação drástica no espectro político e nas instituições do Estado.
“Em minha vida, sempre estou cercado por verdadeiras guerreiras. Por isso, afirmo que é dever de todo homem íntegro defender o direito das mulheres. Elas apenas almejam igualdade de tratamento e oportunidades. Não podemos compactuar nem sermos cúmplices de políticos com posturas misóginas. No Judiciário, no Legislativo e no Executivo só deve haver espaço para aqueles que trabalham para o bem-estar de todas as cidadãs e todos os cidadãos”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.
Para orientar nessa transformação da nossa sociedade, listamos algumas atitudes com as quais os homens precisam se comprometer a fim de contribuir com o dia a dia de nossas mulheres. Veja a publicação no Instagram do SINJUS.
PARTICIPE DA CAMPANHA 8M SINJUS E CONCORRA A UMA TAÇA EXCLUSIVA
Você, marido, pai, filho, irmão, tio, primo, sobrinho, vizinho, colega de trabalho e amigo, engaje-se na luta por igualdade de gênero. Clique aqui e veja como participar da ação do SINJUS nas mídias sociais. Publicando um story com o nosso filtro e marcando o perfil do Sindicato, você concorre a uma taça de vidro exclusiva para saborear a sua bebida preferida.
Ver essa foto no Instagram
SINDICATO É PRA LUTAR!