CÍRCULO DO LIVRO

HOMENS E MULHERES DEBATEM EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA

quinta-feira, 26/08/21 18:33

Imagem: Graphberry 

Em comemoração ao mês dos pais, o encontro do Círculo do Livro dessa quarta-feira, dia 25 de agosto, contou com a importante presença de homens preocupados em instruir meninas e meninos para uma concepção de mundo com equidade de direitos e de oportunidades entre os gêneros. A iniciativa do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG buscou promover o diálogo e o aprendizado conjunto sobre a importância de uma educação com valores igualitários e com a derrubada de preconceitos.

A discussão ocorreu de forma virtual pelo Google Meet, e os participantes tiveram espaço para compartilhar as suas experiências, dúvidas e posicionamentos, com mediação da bacharela em Letras e editora na Quintal Edições, Carol Magalhães. A base do debate foi o livro Para Educar Crianças Feministas, da escritora Chimamanda Ngozi Adichie.

A responsabilidade pela educação das crianças deve ser dividida, sendo preciso que, além das orientações, elas vejam exemplos de conduta e postura de pais e mães dentro e fora de casa. Para isso, é necessário derrubar “práticas tradicionais” discriminatórias, que passam muitas vezes despercebidas.

“Quando você se torna pai, ainda que, como no meu caso, de coração e criação, você percebe que foi criado na filosofia de que o pai é um mero ajudante. Venho aprendendo o quanto o exemplo é importante. Tenho um casal de enteados e está claro que não adianta falar sem dar o exemplo. Por isso, a relação precisa ser de parceria, seja na divisão das tarefas domésticas, no espaço para a diversão ou em qualquer outro ambiente familiar”, destaca o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

No início de agosto, o Sindicato sorteou exemplares do livro Para Educar Crianças Feministas e um dos ganhadores foi o filiado Otto Leonardo Vieira, que fez questão de ler a obra e de participar do encontro. “Vivi a experiência relatada no livro com minha filha, hoje adulta, e digo: não faria nada diferente. Precisamos normalizar a igualdade de direitos entre homens e mulheres”, afirmou.

Aprendizado também para as mães

Além de lançar luz sobre a necessidade de maior contribuição dos homens na educação das crianças e na formação das futuras cidadãs e cidadãos, essa edição do Círculo do Livro também trouxe importantes reflexões para as mães.

“Esse debate é muito importante nos dias de hoje, pois os próprios governantes ainda dizem que mulheres devem vestir roupas rosa e os homens, azul. Não podemos nos calar diante de falas como essas”, alertou a filiada Renata Nogueira.

O livro de Chimamanda Ngozi Adichie foi escrito em formato de carta, da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe. No texto, fica claro o quanto ainda precisamos evoluir para que nossa sociedade deixe de ser baseada em relações tóxicas às mulheres.

“Um trecho que mexeu muito comigo foi aquele que fala: ‘seja uma pessoa completa’. Porque, para ser amada mesmo como mãe, a gente precisa se amar, precisa ser amada pelo companheiro, precisa ser completa. Somente assim é possível dar o exemplo para os próprios filhos. Recomendo às futuras mamães que não percam isso de vista”, ressalta a coordenadora do Núcleo das Mulheres e diretora administrativa do SINJUS, Cristiane Sampaio.

A também integrante do Núcleo Malu Nogueira reforça a necessidade de se promover o debate sobre o real conceito de maternidade e de paternidade. “Esse livro caiu para mim como um presente. Tudo o que a autora fala é muito real. Eu já pensava sobre muitas questões propostas no texto e foi uma confirmação pessoal de que eu não estou fora da curva. O que se precisa agora é que o tema tenha a devida publicidade”.

FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES

O Círculo do Livro é realizado mensalmente e é uma iniciativa do Núcleo das Mulheres do SINJUS, que tem o objetivo de promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). Além de fortalecer as demandas trabalhistas das mulheres, uma das diretrizes do Núcleo é apoiar moral, emocional e juridicamente as filiadas. Se você ainda não é integrante, clique aqui e faça parte do Núcleo das Mulheres!

Notícias relacionadas

EMPODERAMENTO FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES quinta-feira, 13/08/20 11:50 O SINJUS-MG inaugurou o Núcleo das Mulheres em maio de 2020. O objetivo? Promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...
Sobre um fundo cinza escuro há um S estililizado da marca do SINJUS-MG, na cor branca, abaixo dele está escrito "Comunicado". COMUNICADO VACÂNCIA EM CARGO DA DIRETORIA segunda-feira, 01/07/24 17:50 O SINJUS-MG comunica às filiadas e aos filiados que, no dia 28 de junho ...
A imagem mostra um grupo de pessoas aplaudindo e comemorando, na cerimônia de corte de fita, indicando a inauguração do Espaço Lea Leda. A filiada Nolda Armani, uma senhora de cabelos brancos, aparece ao lado do coordenador-geral, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos pretos. Ele veste camisa azul escura e calça jeans. ATUAÇÃO AGUERRIDA SINJUS-MG CELEBRA 35 ANOS DE LUTA SINDICAL EM CONFRATERNIZAÇÃO NA SEDE segunda-feira, 01/07/24 17:48 Ao lado das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG celebrou 35 anos de representação ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco