ALINHAMENTO

GT DO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL SE REÚNE E DEFINE AÇÕES

quarta-feira, 25/05/22 18:06 Foto de uma mesa de reunião retangular onde estão sentados de lado a lado os membros que compõem o Grupo de Trabalho do Assédio Moral e Sexual no TJMG.

O Grupo de Trabalho (GT) criado para regulamentar a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniu nesta quarta-feira, 25 de maio, para definir uma agenda de ações. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, que integra o GT. Também participaram representantes do Serjusmig, do Sindojus e do Tribunal.

Vale lembrar que a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevista na Resolução 351. A criação da Comissão já foi cobrada pelo SINJUS, por meio do Núcleo das Mulheres, por mais de uma vez.

A Resolução estabelece diretrizes para que os tribunais coíbam a prática como a realização de uma Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual. No Judiciário mineiro, as ações da Semana começam nesta sexta-feira, 27 de maio, com uma live promovida pelo TJ, às 17h, com o tema: Ate aonde minha voz alcança – Os impactos do assedio moral na vida do sujeito. As inscrições e demais informações, sobre transmissão, podem ser acessadas na página da EJEF.

No cronograma está prevista ainda uma roda de conversa com os membros do GT para discutir ações de enfrentamento ao assédio. O encontro será no dia 31, às 10h, na sala de reuniões da Vice-Presidência, na unidade Afonso Pena.

Durante a reunião desta quarta, também ficou definido que os representantes do TJ vão elaborar uma minuta baseada na Resolução 351 do CNJ e remeter aos membros do grupo de trabalho, bem como às entidades sindicais para manifestações. O documento vai regulamentar a política de enfrentamento ao assédio e à discriminação com abertura de canal de escuta e de acolhimento no Tribunal.

“Existe uma herança cultural que também é visível nas relações de trabalho. O assédio precisa ser prevenido e combatido nos tribunais. O debate sobre o assunto se faz necessário com magistrados, magistradas, servidores e servidoras”, pontua Alexandre Pires.

Servidor, fique atento ao nosso site e acompanhe essa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em um cenário sombrio, um homem branco de proporção gigantesca, vestido socialmente, grita em um megafone com um grupo de 3 pessoas minúsculas. À frente desta cena, há um letreiro inserido digitalmente com a mensagem " Assédio Moral: Não se cale! Denuncie!"
NÃO SE CALE! MAIORIA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO JÁ SOFREU ASSÉDIO MORAL segunda-feira, 02/05/22 18:38 Foto: Depositphotos O assédio moral continua sendo uma preocupante realidade no âmbito do Judiciário. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizado em todo o País, 59,3% dos servidores que responderam à pesquisa já sofreram assédio ou discriminação. ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco