VITÓRIA DOS SINDICATOS

GOVERNO FEDERAL VAI ARTICULAR RETIRADA DA PEC 32 DA PAUTA DO CONGRESSO

sexta-feira, 24/02/23 17:57 Sob um céu azul está o Congresso Nacional, sede das duas Casas do Poder Legislativo nacional, um conjunto composto por duas torres e duas cúpulas, uma côncava e a outra convexa, à frente desta edificação há um espelho d´água. Sobre essa imagem há uma aplicação digital de uma bomba com um visor onde se lê "Reforma Administrativa".

FOTO: LEONARDO SÁ/AGÊNCIA SENADO

A articulação entre os sindicatos e deputados federais de oposição vinha impedindo, desde 2020, que a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) fosse votada. Anunciada como uma das prioridades do Governo Bolsonaro, a proposta representava uma verdadeira bomba já que previa a retirada de direitos e poderia fragilizar o serviço público. As categorias permaneceram vigilantes e mobilizadas, impedindo que a PEC avançasse. E, agora, os dirigentes sindicais garantiram mais um avanço: o Governo Lula se comprometeu a articular, junto ao Congresso Nacional, a retirada da PEC 32 da pauta de discussões no Legislativo.

O compromisso está previsto em um ofício da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento foi construído com o movimento sindical na Mesa Nacional de Negociação Permanente e inclui ainda outros itens reivindicados pelos servidores federais.

Luta incessante

A notícia representa um grande avanço em relação a toda caminhada que os sindicatos tiveram desde que o Ministério da Economia anunciou a proposta. A Reforma Administrativa propunha a redução de jornada de trabalho do servidor com redução do salário na mesma proporção, o corte de benefícios e direitos consagrados do funcionalismo público como os adicionais por tempo de serviço e de até 25% nos salários, sem falar da extinção da licença-prêmio. Foi contra esses retrocessos que as categorias se uniram e persistiram na mobilização.

“A pressão do SINJUS, da Fenajud e das demais entidades que integram a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público foi fundamental nesse processo. Além de participarem de diversas reuniões com parlamentares, seja em busca de articulação ou de sensibilização à causa, foram realizados atos unificados nas ruas e campanhas nas mídias e na imprensa para conscientizar a população dos impactos da Reforma Administrativa”, explica o coordenador-geral do SINJUS-MG e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires.

Tramitação

A Reforma Administrativa foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e, em seguida, foi analisada por uma Comissão Especial criada para esse fim, mas não chegou a ser aprovada no Plenário. Nesta semana, o deputado federal e vice-líder do Governo na Câmara, Rogério Correia, disse que falta pouco para que o presidente Lula anuncie a retirada da PEC da pauta do Congresso Nacional.

“A derrubada da PEC 32 vai ser mais um passo na defesa do serviço público com a garantia de valorização e respeito aos direitos do servidor e de atendimentos dignos e de qualidade a quem precisa”, afirma o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues.

O SINJUS está atento e vai divulgar novas informações nas nossas mídias. Acompanhe e se informe sobre os próximos passos dessa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

PEC 32 NUNCA MAIS APÓS ELEIÇÃO DE LULA, CONGRESSO SUSPENDE TRAMITAÇÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA quarta-feira, 16/11/22 17:58 Foto: Envato Durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro (PL), a Reforma Administrativa federal foi uma verdadeira bomba-relógio prestes a explodir sobre o serviço público e o funcionalismo. Contudo, após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva ... leia mais
título: Deputados federais mineiros que já se posicionaram a favor da Reforma Administrativa federal. Lembre-se deles #4. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Aécio Neves (PSDB), Alê Silva (PSL), Bilac Pinto (DEM), Delegado Marcelo Freitas (PSL), Diego Andrade (PSD), Dimas Fabiano (PP), Domingos Sávio (PSDB), Dr. Frederico (PATRIOTA), Euclydes Pettersen (PSC), Fred Costa (PATRIOTA), Gilberto Abramo (REPUBLICANOS), Greyce Elias (AVANTE), Junio Amaral (PSL), Léo Motta (PSL), Lincoln Portela (PL), Lucas Gonzalez (NOVO), Marcelo Aro (PP), Paulo Abi-Ackel (PSDB), Pinheirinho (PP), Rodrigo de Castro (PSDB), Stefano Aguiar (PSD), Tiago Mitraud (NOVO) e Zé Vitor (PL).
LEMBRE-SE DELES # 4 SAIBA QUAIS DEPUTADOS MINEIROS JÁ SE POSICIONARAM A FAVOR DA REFORMA ADMINISTRATIVA segunda-feira, 26/09/22 18:46 A Reforma Administrativa federal e todos os seus impactos negativos para servidoras e servidores públicos podem se tornar realidade em um futuro próximo. Isso porque o atual governo federal já negociou com boa parte do Congresso Nacional em troca ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco