DIREITOS EM RISCO

GOVERNO FEDERAL AUTORIZA ADESÃO DE MINAS AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL

quinta-feira, 07/07/22 17:30 Dois homens brancos vestidos socialmente estão lado a lado e sorriem para a foto. O do lado esquerdo é Romeu Zema, ele tem cabelos grisalhos, olhos castanhos escuros e veste um terno cinza claro. Ao lado dele está Jair Bolsonaro, ele também é grisalho, tem olhos azuis e veste um terno azul marinho.

Minas Gerais foi considerado um estado “habilitado” a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O despacho do Ministério da Economia foi publicado nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União.

A decisão atende a um pedido do governador Romeu Zema (Novo), que considera a adesão importante etapa para o pagamento das dívidas do Estado com a União. Agora, o governo estadual poderá elaborar uma proposta para que o ingresso seja oficializado.

O tema chegou a pautar um encontro entre Zema e o presidente Jair Bolsonaro (PL), na última segunda-feira (4), em Brasília.

Com a adesão, Minas terá que diminuir os gastos públicos, sem poder fazer concursos que não sejam essenciais para a administração pública nem abrir mão de qualquer receita, além de evitar a concessão de novos reajustes aos servidores.

Também são vedadas as diminuições de alíquotas tributárias que gerem queda na arrecadação.

Impasse

As medidas cobradas pelo Ministério da Economia para controlar os gastos e garantir que o Estado tenha recursos para pagar as dívidas motivaram impasses entre o Executivo e o Legislativo mineiro.

Para os deputados da ALMG, o regime possui muitas restrições e não garante uma solução. Como alternativa, os parlamentares chegaram a propor um projeto de lei, apresentado em 2019. A proposta foi aprovada em dois turnos, mas o texto não foi sancionado por Romeu Zema.

Mesmo sem o aval da Assembleia Legislativa do Estado, o governo de Minas conseguiu a aprovação, após o Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu duas decisões favoráveis à adesão do Estado ao regime.

Fonte: Jornal Hoje em Dia – Repórter Clara Mariz

Notícias relacionadas

PEC 57/2020 MINAS GERAIS NÃO PRECISA E NÃO PODE ADERIR AO RRF quarta-feira, 28/04/21 11:20 O portal Brasil de Fato publicou, nesta terça-feira, dia 27 de abril, reportagem sobre o interesse do governo de Minas Gerais em aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União e os motivos que levam o Estado a não precisar e nem poder aderir à medida.  Sindicatos, entidades sociais ... leia mais
urna eletrônica eleitoral com uma mão apertando o botão de confirmar
ARTIGO ELEIÇÕES 2022 E O FUTURO DOS SERVIDORES PÚBLICOS terça-feira, 01/02/22 15:09 Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE Inicia-se mais um ano, que tem o diferencial de ser um ano eleitoral e de fundamental importância para o futuro dos servidores públicos brasileiros. A eleição de outubro nos estados, no Congresso Nacional e no Palácio ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco