FILIADOS ELEGEM DELEGADOS DO CONSINJUS E APROVAM CONTAS DO SINDICATO
quarta-feira, 23/03/22 19:09Nesta quarta-feira, dia 23 de março, foram realizadas a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para eleição de delegados para o CONSINJUS 2022 e também a Assembleia Geral Ordinária (AGO) que aprovou por unanimidade as contas do SINJUS-MG de 2021 e o orçamento para este ano. As assembleias foram presenciais e aconteceram na Associação Médica de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte, seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
A AGE teve início às 14h, após a segunda chamada. Na abertura, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, deu as boas-vindas às filiadas e aos filiados, destacando a satisfação de poder rever presencialmente vários companheiros após o período de distanciamento social devido à pandemia.
Dando início aos trabalhos, Alexandre Pires relembrou que o 12º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (CONSINJUS) será realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2022, em Belo Horizonte. O tema desta edição será “O futuro dos servidores públicos” e, no encontro, a categoria poderá ajudar na construção das diretrizes da entidade e também do plano de lutas da categoria. O evento também vai contemplar o 1º Encontro dos Servidores do Judiciário e do Ministério Público.
As filiadas e os filiados à AGE elegeram os presentes interessados como delegados. Em seguida foi aprovado, por unanimidade, a proposta que outros filiados interessados se tornassem delegados eleitos ao se inscreverem, para as vagas remanescentes de delegados do CONSINJUS por meio de formulário no site.
Assim, se você é filiada ou filiado ao SINJUS e tem interesse em participar do CONSINJUS 2022, preencha o formulário no final desta página para se candidatar a uma das vagas remanescentes. O prazo para inscrições é até dia 12 de maio.
Os delegados que desejam apresentar teses durante o Congresso, devem enviar as suas propostas até o dia 20 de maio. Já aqueles que pretendem contribuir para o Regimento Interno do Congresso receberão previamente uma primeira versão do documento do Jurídico do SINJUS e terão até o dia 25 de maio para protocolar as suas propostas.
Lutas da categoria
Ao final da AGE, Alexandre Pires atualizou os servidores presentes quanto às lutas da categoria, informando sobre as ações do SINJUS em relação às Datas-Bases 2020 e 2021, à Data-Base 2022, a atualização e alteração da legislação do Auxílio-Saúde, Vale-Lanche, quinquênios e férias-prêmio e à Promoção Vertical.
Prestação de contas de 2021 e orçamento de 2022 são aprovados
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) para a apreciação do balanço e do orçamento do SINJUS foi realizada logo após a AGE. O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, abriu os trabalhos e passou a palavra para o diretor de Finanças do Sindicato, Felipe Rodrigues.
Durante a apresentação, o dirigente mostrou o demonstrativo das receitas e das despesas realizadas ao longo de 2021, ressaltando que o balanço do Sindicato foi superavitário. Felipe também apresentou os dados referentes ao Fundo de Greve.
Em seguida, o presidente do Conselho Fiscal do SINJUS, Renato Elias Celes Charchar, fez a leitura do parecer que recomendou pela aprovação das contas de 2021. Em votação pelos presentes, o balanço foi aprovado por unanimidade.
Na segunda parte da AGO, Felipe Rodrigues apresentou a proposta orçamentária para este ano de 2022, que também foi aprovada sem ressalvas. Cumpridas as finalidades da AGE e da AGO, o coordenador-geral Alexandre Pires agradeceu a contribuição das filiadas e dos filiados e encerrou o encontro.