CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

FILIADOS AO SINJUS JÁ SE BENEFICIAM DE AÇÃO CONTRA DESCONTOS SOBRE HORAS EXTRAS

terça-feira, 02/08/22 19:24 Ilustração digital com a imagem de um cofre que devolve moedas para uma carteira.
Foto: Freepik

As filiadas e os filiados do SINJUS-MG que moveram ações individuais requerendo o ressarcimento dos descontos previdenciários indevidos sobre os valores recebidos referentes a horas extras já estão sendo beneficiados por decisões judiciais favoráveis. Essa possibilidade ocorre após a vitória do Sindicato em ação coletiva que impediu os descontos e também conseguiu comprovar a ilegalidade das contribuições. Essa é mais uma conquista do SINJUS em favor da categoria. Veja se você também pode se beneficiar dessa iniciativa do Sindicato.

Nas últimas semanas, alguns filiados já foram contemplados com a ordem proferida pelo juiz da 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais. A decisão determina a expedição de Requisição de Pequeno Valor referente à ação individual movida pelos interessados em reaver os valores de contribuições previdenciárias descontados indevidamente pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre as horas extras realizadas e que foram indenizadas.

Para esses filiados, a partir da data da entrega da requisição, o estado tem o prazo de até 2 (dois) meses para efetivar o pagamento, sob pena de sequestro do numerário suficiente para o adimplemento do valor apurado.

Para aqueles filiados que também já ajuizaram a ação individual, mas cujo processo ainda está pendente de decisão, o Jurídico do SINJUS ressalta que está acompanhando a tramitação para que todos sejam contemplados com o efetivo pagamento.

Saiba como ajuizar ação individual para ressarcimento

As servidoras e os servidores do Judiciário mineiro que são filiados ao SINJUS podem ajuizar ação individual para reaver os valores de contribuição previdenciária sobre as horas extras descontados de forma indevida a partir de 26 de setembro de 2014.

A restituição é devida apenas àqueles que receberam os adicionais em valor pecuniário com desconto de contribuição previdenciária sobre essa verba. Os servidores que fizeram o abatimento das horas extras pelo sistema de banco de horas não são abrangidos pela ação.

A Assessoria Jurídica do Sindicato está disponível para propor as ações, mas, para receber a restituição, é preciso se encaixar nos requisitos e apresentar alguns documentos.

Documentos necessários

Os interessados em ajuizar a ação individual por meio da Assessoria Jurídica do SINJUS devem enviar cópia dos seguintes documentos (imagens legíveis e em anexo) para o e-mail [email protected]:

  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração de filiação ao SINJUS (acesse aqui com o seu login e faça a emissão)
  • Prova de realização de hora extra (espelho de ponto de 26/9/2014 em diante, dos meses em que foram realizadas horas extras);
  • Prova de que houve desconto previdenciário sobre hora extra (Ficha de Movimentação Financeira de 26/9/2014 em diante dos meses seguintes aos que foram realizadas horas extras e “Lançamentos por Provento / Desconto – Referência de 09/2014 a 02/2022”).

 Obs.: A Ficha de Movimentação Financeira e os Lançamentos por Provento / Desconto mencionados na lista podem ser solicitados à Copase, por meio do processo SEI. Clique aqui e veja o manual detalhado de como solicitar esse documento.

Após o envio da documentação inicial, o corpo jurídico do SINJUS fará uma análise e encaminhará individualmente as orientações e informações adicionais sobre o caso específico e quanto às próximas etapas do processo.

As filiadas e os filiados não pagarão honorários iniciais a título de pró-labore para o ajuizamento dessa demanda. O pagamento será apenas das custas e taxas processuais, caso a pessoa não tenha direito à Justiça gratuita, acrescido de uma taxa de 10% em caso de êxito, aplicada sobre o valor que a pessoa venha a receber de restituição.

FILIE-SE

Como já mencionado, essa decisão beneficia apenas quem é do quadro de filiados do SINJUS. Se você ainda não faz parte, entre em contato pelo (31) 98738-8640 ou clique aqui e inicie o processo de filiação.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

pessoa branca está escondida atrás de uma pilha de arquivos e documentos de trabalho, ela está de braços levantados, exibindo um relógio de parede por cima dos arquivos.
DECISÃO FINAL FILIADO DO SINJUS PODE REAVER CONTRIBUIÇÃO INDEVIDA SOBRE HORA EXTRA quarta-feira, 16/02/22 19:34 Foto: Depositphotos A ação coletiva movida pelo SINJUS-MG contra o desconto de contribuição previdenciária sobre valores pagos referentes a horas extras realizadas por servidoras e servidores do Judiciário mineiro foi julgada procedente e já transitou em julgado. Dessa forma, ... leia mais
INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE SERVIDORES NÃO TERÃO DESCONTO SOBRE ADICIONAIS segunda-feira, 07/06/21 11:00 As servidoras e os servidores do Judiciário filiados ao SINJUS-MG não terão mais a contribuição previdenciária descontada sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade. O Sindicato já havia conseguido uma liminar judicial impedindo que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal de Justiça Militar de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem apresenta um fundo escuro com uma mão cerrada em destaque, simbolizando resistência e luta. A mão, em tons de cinza e preto, é iluminada por um brilho dourado que cria um efeito de destaque poderoso e simbólico. Ao lado, há o número "2025" em letras grandes e douradas, reforçando o tom de celebração e esperança para o ano. A mensagem principal fala sobre a continuidade das lutas e conquistas do SINJUS em defesa dos servidores públicos. O contraste das cores escuras com os detalhes dourados e amarelos remete à força e determinação. DEFESA DO SERVIDOR SINJUS REVIGORADO PARA MAIS UM ANO DE LUTAS E CONQUISTAS EM 2025 terça-feira, 07/01/25 17:51 O SINJUS-MG inicia 2025 fortalecido pelas batalhas vencidas no ano passado e ainda mais ...
A imagem mostra o edifício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), um prédio imponente com fachada de concreto e grandes janelas espelhadas. Sobreposto à imagem, há setas vermelhas apontando em direções opostas. Há indicando no texto a publicação da lista de pedidos de remoção deferidos. Ao fundo, pode-se ver edifícios residenciais e uma paisagem urbana de Belo Horizonte, evidenciando a localização em área central da cidade. EDITAL 01/2024 TJMG PUBLICA LISTAGEM DOS PEDIDOS DE REMOÇÃO DEFERIDOS terça-feira, 07/01/25 17:50 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
Atenção ao prazo Últimos dias para garantir seu Unipart Regional sem carência terça-feira, 07/01/25 09:12 Um novo ano se inicia e, com ele, a oportunidade de cuidar da saúde. ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco