DECISÃO FINAL

FILIADO DO SINJUS PODE REAVER CONTRIBUIÇÃO INDEVIDA SOBRE HORA EXTRA

quarta-feira, 16/02/22 19:34 pessoa branca está escondida atrás de uma pilha de arquivos e documentos de trabalho, ela está de braços levantados, exibindo um relógio de parede por cima dos arquivos.

Foto: Depositphotos

A ação coletiva movida pelo SINJUS-MG contra o desconto de contribuição previdenciária sobre valores pagos referentes a horas extras realizadas por servidoras e servidores do Judiciário mineiro foi julgada procedente e já transitou em julgado. Dessa forma, os filiados ao Sindicato podem ajuizar ação individual para receber ressarcimento dos abatimentos indevidos realizados a partir de 26 de setembro de 2014 até agora. Mas, atenção, apenas os filiados que exerceram horas extras e receberam os respectivos adicionais em valor pecuniário com desconto de contribuição previdenciária sobre essa verba podem ingressar com a petição. Aqueles servidores que fizeram o abatimento das horas extras pelo sistema de banco de horas não são abrangidos pela ação.

É importante destacar ainda que só são beneficiados pela decisão proferida à ação coletiva nº 5146577-83.2019.8.13.0024 os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) que são filiados ao SINJUS e estão em condição regular e adimplente com a entidade.

“Essa decisão em favor das filiadas e dos filiados do SINJUS é muito importante, pois repara uma prática que foi adotada a partir de uma interpretação equivocada da legislação. Diante dessa irregularidade, o Sindicato conseguiu, em setembro de 2020, a suspensão desses descontos, e, agora, em definitivo, a possibilidade de ressarcimento dos valores que foram descontados de forma injusta”, explica o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Aqueles que tiverem direito ao ressarcimento contam com a assessoria jurídica do SINJUS para propor as ações individuais. As filiadas e os filiados não pagarão honorários iniciais a título de pró-labore para o ajuizamento dessa demanda. O pagamento será apenas das custas e taxas processuais, caso a pessoa não tenha direito à Justiça gratuita, mais uma taxa de 10% em caso de êxito, aplicado sobre o valor que a pessoa venha a receber de restituição.

Como reaver as contribuições indevidas

Os interessados em ajuizar a ação individual por meio da assessoria jurídica do SINJUS devem enviar cópia dos seguintes documentos (imagens legíveis e em anexo) para o e-mail [email protected]:

  1. carteira de identidade;
  2. comprovante de endereço;
  3. declaração de filiação ao SINJUS (Acesse aqui com o seu login e faça a emissão)
  4. prova de realização de hora extra (espelho de ponto de 26/9/2014 em diante, dos meses em que foram realizadas horas extras);
  5. prova de que houve desconto previdenciário sobre hora-extra (Ficha de Movimentação Financeira de 26/9/2014 em diante, dos meses seguintes aos que foram realizadas horas extras, e “Lançamentos por Provento / Desconto – Referência de 09/2014 a 02/2022”)

Obs.: A Ficha Financeira e os Lançamentos por Provento / Desconto que trata o item 5 pode ser solicitada à Copase, por meio do processo SEI. Clique aqui e veja o manual detalhado de como solicitar esse documento.

Após o envio da documentação inicial, o corpo jurídico do SINJUS fará uma análise e agendará um atendimento individual para alinhamentos, orientações e informações adicionais sobre o caso específico e quanto às próximas etapas do processo.

FILIE-SE

Como já mencionado, essa decisão beneficia apenas quem é do quadro de filiados do SINJUS. Se você ainda  não faz parte, entre em contato pelo (31) 98738-8640 ou clique aqui e inicie o processo de filiação.

Vale destacar ainda que está em tramitação na Justiça uma outra ação do SINJUS referente a descontos de contribuição previdenciária sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade dos servidores que estão expostos a condições de trabalho nocivas à saúde ou a situações de risco à vida, como dentistas, médicos, assistentes sociais, psicólogos, e oficiais de Justiça. Caso esse pleito seja julgado procedente em definitivo, a sentença também estará restrita aos filiados do Sindicato.

Acompanhe o nosso site e as nossas mídias sociais para ficar bem informado sobre as ações coletivas em curso e também quanto à atuação do SINJUS em defesa de outros interesses da categoria!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE SERVIDORES NÃO TERÃO DESCONTO SOBRE ADICIONAIS segunda-feira, 07/06/21 11:00 As servidoras e os servidores do Judiciário filiados ao SINJUS-MG não terão mais a contribuição previdenciária descontada sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade. O Sindicato já havia conseguido uma liminar judicial impedindo que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal de Justiça Militar de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Vista lateral do Plenário da Câmara dos Deputados, há diversas fileiras de cadeiras pretas vazias, ao fundo há um grupo com muitas pessoas vestidas com trajes sociais, à frente deles está a mesa diretiva da Câmara. Conteúdo textual: NÃO AO RRF-Relator apresenta parecer favorável ao Propag e proposta avança na Câmara dos Deputados. NÃO AO RRF RELATOR APRESENTA PARECER FAVORÁVEL AO PROPAG E PROPOSTA AVANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS segunda-feira, 02/12/24 18:56 FOTO: Mario Agra/Câmara dos Deputados O Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024, que representa ...
CLASSIFICAÇÃO HOMOLOGADO RESULTADO DO EDITAL DE REMOÇÃO segunda-feira, 02/12/24 16:09 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem mostra a desembargadora Rosita Falcão sentada em um ambiente formal, com microfone à sua frente e um monitor em destaque. Ela tem cabelos pretos e usa um traje formal preto. No contexto, há o título: "Fenajud repudia declarações racistas da desembargadora Rosita Falcão sobre cotas raciais", destacando uma nota pública de repúdio sobre comentários racistas. NOTA PÚBLICA FENAJUD REPUDIA DECLARAÇÕES RACISTAS DA DESEMBARGADORA ROSITA FALCÃO SOBRE COTAS RACIAIS sexta-feira, 29/11/24 17:22 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco