DEBATE

FILIADAS DISCUTEM DIREITO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES NO 1º CINEFEM

terça-feira, 10/10/23 10:28 Foto imagem com diretoras, coordenadoras, participantes e palestrante no encontro do CineFem em um auditório onde atrás das mesmas se vê uma tela com a exibição do filme em debate. Conteúdo Textual: DEBATE CINEFEM DISCUTE SOBRE DIREITO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES

Com o objetivo de promover discussões profundas e proporcionar entretenimento para as filiadas do Sindicato, o Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG realizou, na última sexta-feira, dia 6 de outubro, a primeira exibição do CineFem. Em uma atmosfera intimista e acolhedora da Casa Idea de Cultura, as membras do grupo assistiram ao filme “A Voz do Empoderamento”, que emocionou o público presente, e, logo após, debateram os detalhes do longa e as mensagens e representações contidas na obra.

O filme narra a jornada de Ganga, uma jovem que foge de casa para perseguir seu sonho de se tornar uma estrela de cinema. No entanto, seu amante a trai e a vende para um bordel no distrito da luz vermelha de Bombaim, Kamathipura. Ao longo do tempo, Ganga se transforma em Gangubai e se torna a matriarca do distrito, dedicando-se a dar voz aos oprimidos. 

Após a exibição do filme, as participantes se reuniram para um debate com a crítica de cinema Kel Gomes, que mediou as discussões, trazendo insights e esclarecimentos importantes para engrandecer a luta feminista. Além de explorar detalhes do enredo, como contexto cultural e social retratados pelo filme, a mediadora ainda expôs os elementos técnicos que compõem a narrativa, como atuações, fotografia, figurino, trilha sonora e edição.

“A experiência de assistirmos ao filme e debater o tema juntas foi muito interessante. O debate foi enriquecedor e, com a ajuda da Kel, conseguimos compreender melhor detalhes e expandir uma conversa que é muito importante para o nosso Núcleo”, afirma a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS e diretora administrativa do Sindicato, Adriana Teodoro. 

Para a filiada Marisa Munk, lotada no Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc), o filme retrata a força de uma mulher que está em um contexto de minoria e sente os seus direitos de cidadã sendo negados. “A discussão que tivemos demonstrou a importância de uma mulher que procura ajudar outras mulheres, lutando por mais respeito e pela preservação dos seus direitos. Foi uma reflexão muito importante sobre a união e a valorização feminina”, afirma.

O CineFem não apenas celebrou a diversidade feminina no cinema, mas também demonstrou como o entretenimento pode provocar reflexões e incentivar o conhecimento. O evento reforçou a importância do cinema como uma ferramenta poderosa para promover a diversidade e a compreensão em nossa sociedade.

Segundo a coordenadora do NM e diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaína Torres, o projeto foi criado para enriquecer as discussões do Núcleo e ampliar as possibilidades de fortalecimento da luta das mulheres:

“Acredito que cumprimos nosso propósito, além de proporcionar uma experiência cinematográfica única. O debate foi bastante produtivo e as revelações sobre o filme demonstraram que o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para promover o conhecimento e a união feminina.”

O CineFem tem o objetivo de ser mais um espaço de diálogo e uma ferramenta para ampliar a voz e o empoderamento das mulheres, impulsionando a reflexão, a união e a diversidade. 

Fique atenta às nossas mídias sociais e não perca o próximo CineFem!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco