CONDIÇÕES DE TRABALHO

FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO

terça-feira, 08/04/25 16:20 A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação”

A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual o SINJUS-MG faz parte, destaca a importância da iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora em reduzir a jornada de trabalho dos servidores municipais para 30 horas semanais. Essa medida, fruto de quatro anos de análise e compreensão das rotinas, aponta para uma gestão pública atenta aos novos entendimentos em relação às dinâmicas laborais que buscam aprimorar a eficiência ao mesmo tempo em que promove melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores.

A decisão da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), reflete uma tendência global em que a redução da carga horária tem sido associada a ganhos significativos em produtividade e satisfação dos trabalhadores. Estudos recentes corroboram essa perspectiva. Como exemplo, a economia da Islândia teve forte desempenho, superando a média europeia, após a adoção da jornada de trabalho de quatro dias sem a redução de salário (clique aqui e saiba mais).

A medida adotada pela Prefeitura de Juiz de Fora não beneficia apenas os servidores, mas também a população, que poderá contar com serviços públicos mais eficientes e prestados por profissionais mais motivados e saudáveis. A implementação da jornada de 30 horas semanais começou nesta segunda-feira, dia 7 de abril, e ocorrerá de forma gradual, com a previsão de que até o fim de junho todos os servidores e as servidoras do município já estejam contemplados.

No entanto, na contramão da inovação, do bem-estar coletivo e da eficiência na gestão pública, está a extremamente danosa postura do Partido Novo, que ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) questionando a legalidade da redução da jornada sem a devida compensação salarial.

A Feserv Minas repudia essa postura do Novo, mesmo partido do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Argumentos que associam a redução da jornada a possíveis aumentos de despesas não levam em conta os ganhos em produtividade e a diminuição de custos relacionados a afastamentos por doenças ocupacionais e rotatividade de pessoal. Investir no bem-estar dos servidores é, portanto, uma estratégia inteligente e sustentável de gestão pública.

A Federação reforça, ainda, a extrema importância de os gestores públicos reconhecerem que as relações de trabalho devem ter como foco políticas que promovam a qualidade de vida dos servidores e a eficiência dos atendimentos prestados à população. A Feserv Minas espera que a iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora seja acompanhada com seriedade e que os resultados positivos possam servir de exemplo para outros órgãos municipais, estaduais e federais.

Fonte: Feserv Minas

Notícias relacionadas

A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta.
REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), diretores do SINJUS-MG foram eleitos para compor a Diretoria da entidade para o quinquênio 2025-2030. A posse ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra três autoridades sorridentes em um ambiente formal, com estantes de livros ao fundo. O centro da cena é ocupado por um documento oficial, com destaque para a assinatura. O texto sobreposto informa: "Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro", com ênfase na parte “Propag é regulamentado” em vermelho, destacando a importância da medida. DÍVIDAS Propag é regulamentado e Minas deve decidir sobre estatais até outubro terça-feira, 15/04/25 17:47 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou na segunda-feira (14/4) o Programa ...
PROTAGONISMO FEMININO PARTICIPE DO SAMBA QUE VAI MARCAR OS 5 ANOS DO NM! terça-feira, 15/04/25 17:06 Foi no auge da pandemia que nasceu o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG ...
A imagem é um comunicado visual do SINJUS-MG sobre o recesso de suas atividades. O fundo é em tons de roxo e laranja suave, com destaque para um megafone, simbolizando o anúncio importante Recesso SEDE DO SINJUS ESTARÁ FECHADA DURANTE FERIADOS DE SEMANA SANTA E DE TIRADENTES terça-feira, 15/04/25 15:43 A Direção do SINJUS-MG informa que a sede da entidade estará fechada na quarta, ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco