ARTIGO

FERRAMENTAS PARA O TELETRABALHO

segunda-feira, 03/05/21 20:20

O teletrabalho, que já estava sendo implantado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) antes da pandemia de Covid-19, tornou-se uma realidade como medida necessária para manter o distanciamento social e, de acordo com as últimas declarações do presidente do TJMG sobre o assunto, continuará sendo após a pandemia.

Por isso, selecionamos algumas dicas e ferramentas para se manter produtivo em home office.

Dicas para manter a produtividade

 Mantenha sua rotina

Mesmo em casa, mantenha seus hábitos de preparação para o trabalho: acorde no mesmo horário, tome café e se apronte como se fosse sair para trabalhar, isso fará com que seu cérebro consiga direcionar seu raciocínio para suas atividades.

Escolha um ambiente adequado

Tente arranjar um cômodo da sua casa para servir como seu escritório. O ideal é optar por um lugar com menos circulação de pessoas e com menos ruídos. Assim, quando você estiver nele, pode se sentir no trabalho e não se distrair facilmente. Se necessário, use um fone de ouvido com redução de ruído externo para ajudar a manter a concentração.

Considere um espaço de coworking

Caso não tenha um cômodo disponível para trabalhar em casa, existe a opção de utilizar ambientes de coworking. Coworkings são lugares que funcionam como escritórios compartilhados, que permitem também o uso de ambientes privativos. Se for preciso fazer essa opção, busque locais que garantam a segurança sanitária dos ambientes. 

Ferramentas para facilitar a rotina

Trello

O Trello é uma ferramenta online e gratuita para planejamento e acompanhamento de atividades. Nele, você pode criar um time e adicionar os membros da sua equipe e escolher quem fará parte de cada tarefa. Ainda é possível organizar as tarefas em diferentes listas, sendo uma para cada status, como na metodologia Kanban, por exemplo: a fazer, em andamento e pronto.

Google Drive

O Google disponibiliza de forma online e gratuita ferramentas para criar documentos de texto, planilhas e apresentações. Além disso, você pode convidar seus colegas de equipe para criar os documentos de forma colaborativa, mantendo sempre o registro das alterações. O Google Drive também permite o armazenamento gratuito de grande volume de arquivos.

Slack

O Slack é a ferramenta de comunicação mais utilizada no mercado atualmente, estando à frente de soluções de grandes empresas, como Microsoft e Google. Com ele, você pode criar um workspace e convidar seus colegas de equipe, mantendo canais de comunicação específicos. Dessa maneira, as mensagens ficam organizadas e são enviadas somente a quem interessa, diferentemente de um grupo de WhatsApp, onde todos os assuntos são tratados no mesmo lugar, sendo difícil encontrar mensagens importantes.

Essas dicas e ferramentas são apenas algumas das tantas sobre como se organizar e tornar seu teletrabalho mais produtivo e agradável. Assim, pesquise bastante e se planeje, sempre tendo em vista os seus requisitos de bem-estar e também os protocolos de segurança sanitária, pois o home office veio para ficar e é importante estar preparado para essa realidade.

Alexandre Gomes

É graduado em Ciência da Computação com especialização em Deep Learning pelo instituto Deeplearning.ai. Atualmente, é pós-graduando em Engenharia de Dados no IGTI. Trabalha com desenvolvimento de software desde 2006 e é servidor do TJMG desde 2013. Também é organizador dos eventos Pydata BH e embaixador de Inovação Cívica na Open Knowledge Brasil.

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