Aposentados e pensionistas

Fenajud retoma luta pela PEC 555/2006, que acaba com a contribuição previdenciária de inativos

sexta-feira, 31/03/23 18:07 Grupo de seis pessoas, sendo elas três homens e três mulheres em uma mesa com um banner amarelo com os escritos Encontro Nacional dos Servidores do MP 2023

O Encontro Nacional dos Servidores do Ministério Público de 2023, promovido pela Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), contou com a participação efetiva da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) durante os três dias de realização, 26 a 28 de março, em Brasília (DF). Na oportunidade, a Fenajud aproveitou o espaço e levou à direção daquela entidade um pedido para que a aprovação da PEC n. 555/2006 no Congresso Nacional seja incluída no plano de lutas. Proposta pretende acabar com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas. Estiveram no encontro o coordenador-geral da entidade, Alexandre Santos, e o coordenador da regional Sudeste, Nelson Siqueira.

Com foco nesta pauta durante a semana, a coordenação da Fenajud também se reuniu com o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos, e pediu apoio total da entidade para o debate em torno da PEC n. 555/2006. O dirigente da Confederação se disponibilizou a dialogar com lideranças parlamentares a fim de que pautem a proposta.

O mesmo pedido foi feito à Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), quando o coordenador Alexandre Santos detalhou a medida e convidou a entidade – que também compõe o Sistema de Justiça – a abraçar a causa dentro e fora do parlamento. “Estamos com a pauta parada e pronta para votação. É preciso união neste momento, para que a Fenamp, CSPB e Fenajufe reforcem essa luta em defesa da PEC, que corrige uma grande injustiça com toda nossa categoria”, pontuou.

Nelson, que está no plantão sindical da Fenajud, também participou da atividade do MP e reforça a importância da aproximação das entidades dentro do movimento sindical. “Participar de uma atividade como esta [encontro da Fenamp] nos traz a certeza de que estamos no caminho certo. As pautas apresentadas, a defesa dos direitos e a luta são próximas e é fundamental que este apoio aconteça de ambas as entidades. O movimento sindical passa por um momento delicado e é preciso estarmos cada vez mais fortalecidos e alinhados em busca da valorização profissional, das carreiras e das condições de trabalho”, comenta.

Na atividade do MP também foi ressaltada a parceria com outras entidades nacionais, como a Fenajud, Fenajufe, Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU) e Auditoria Cidadã, na qual a coordenação Fenamp lembrou da ampla campanha realizada durante as eleições para a divulgação da Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça.

Compuseram a mesa de abertura: o coordenador-geral da Fenajud, Alexandre Santos, a diretora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Jennifer Susan Webb Santos, a diretora de Assuntos do Ministério Público da CSPB, Fanny Melo, e o diretor executivo do SindMPU, Renato Cantoni.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco