Segurança

Fenajud requer ao CNJ retirada de texto que fala da coleta biométrica de pessoas privadas de liberdade por servidores

quinta-feira, 05/10/23 11:53 Imagem Acessível: Edifício sede do CNJ, construção em concreto com pilares em inox e revestimento em vidro espelhado azul. Em primeiro plano, há uma placa azul que identifica o edifício, nela há o texto: CNJ - Conselho Nacional de Justiça - 15 anos.

FOTO: Gil Ferreira / Agência CNJ

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou o Pedido de Providências 0006201-32.2023.2.00.0000 junto ao Conselho Nacional de Justiça requerendo a revogação do texto da Resolução n. 306/2019, no que diz respeito a emissão de documentação civil e para a identificação civil biométrica das pessoas privadas de liberdade pelos servidores do Poder Judiciário.

No ofício, a Federação apresenta diversos motivos, entre eles a questão de que servidores públicos estão extrapolando suas competências e ficando expostos a diversas situações em relação à coleta biométrica. Além de que, por determinação dos Tribunais aos servidores, a atividade vem prejudicando toda a cadeia de prestação jurisdicional do Estado, uma vez que os servidores deixam de exercer sua atividade fim, para ser alocado a essa nova atividade não relacionada a sua função, o que gera um prejuízo social.

Outro relevante obstáculo apontado no documento é o risco da atribuição, visto que a atividade coloca em risco a segurança e a integridade física dos próprios servidores, ante ao iminente contato direto, sendo o servidor não preparado adequadamente para lidar com as diversas situações possíveis desse contato. A situação gera um natural temor aos servidores, uma vez que os Tribunais não possuem, em sua maioria, estrutura e pessoal para atender a demanda.

A entidade apresenta ainda uma alternativa, caso o CNJ julgue não ser possível revogar o texto, que substitua o verbo PODERÃO para DEVERÃO, de modo que os Tribunais estabeleçam parcerias com órgãos locais gestores da administração penitenciária com a finalidade de assegurar a identificação biométrica das pessoas privadas de liberdade que ainda não tenham efetuado o procedimento.

O coordenador de Assuntos Jurídicos da Federação, Alexandre Pires, destacou que “a Fenajud não quer que a Resolução seja revogada por inteiro, mas apenas a parte que determina que a identificação civil e biometria por parte dos Tribunais. Apresentamos ainda uma alternativa, onde caso não se revogue o texto, que seja substituído os termos ‘poderá’ por ‘deverá’ fazer vínculos com outras entidades, no sentido de que essas entidades sejam as responsáveis pela coleta, gerando mais tranquilidade e segurança para os servidores do Poder Judiciário”, afirmou.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco