LC 173

Fenajud pede apoio da Frente Parlamentar Mista em defesa de direitos dos servidores do Judiciário

terça-feira, 15/02/22 12:17 Em destaque está a mão de uma pessoa branca, que assina um papel com a marca da Fenajud, Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados. Conteúdo Textual: LC 173 - Fenajud pede apoio da Frente Parlamentar Mista em defesa de direitos dos servidores do Judiciário.

FOTO: FREEPIK

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), que congrega mais de 20 entidades sindicais, representando mais de 170 mil Servidores Públicos em todo o país, oficiou a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (confira aqui: Ofício FPMSP), na última sexta-feira (11), pedindo apoio para que o movimento adote como pauta prioritária a aprovação do PLP 4/2022. O texto do Projeto, de autoria do Senador Alexandre Silveira (PSD-MG), visa alterar a redação da Lei Complementar (LC) 173/2020, garantindo todos os servidores e servidoras o pagamento de direitos como anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio, referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021.

O ofício foi direcionado aos parlamentares coordenadores da Frente e assinado pelos coordenadores-gerais da Federação, Janivaldo Nunes, Arlete Rogoginski e Alexandre Lima, e o coordenador de Assuntos Parlamentares, Eduardo Couto.

O pedido ocorreu no mesmo instante em que o Senado Federal aprovou o Projeto de lei (PL) que devolve a contagem, para fins de tempo de serviço, do período da pandemia da covid-19 dos servidores públicos civis e militares das áreas de saúde e de segurança pública. A aprovação ocorreu na última quinta (10), por 68 votos a favor, dois contrários e nenhuma abstenção.

O documento enviado ao movimento visa construir uma atuação conjunta para construir as articulações necessárias no âmbito do Congresso Nacional, bem como a utilização das suas mídias próprias para divulgar o projeto e pressionar os parlamentares a promoverem uma rápida tramitação e aprovação do PLP, que fará justiça com o restabelecimento dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, como é o caso dos servidores do Poder Judiciário.

Na justificativa do deputado, ele aponta que, desde a aprovação da lei, houve uma recuperação da atividade econômica no país e, simultaneamente, trabalhadores do Serviço Público perderam poder aquisitivo.

PLP 150

O PLP 150 foi apresentado porque os pagamentos estariam proibidos no inciso IX do artigo 8º da LC 173/2020, que instituiu Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedentes ações que questionavam a constitucionalidade da Lei Complementar 173.

Mobilização

O Projeto de Lei Complementar nº 4 de 2022 que altera a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, está em consulta pública. Por isso, mais do que nunca, a Fenajud precisa mostrar a sua força, apoiando e cobrando a aprovação do PL. Compartilhe, também, com colegas e familiares!

A Frente

A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público é composta por 255 deputados federais, 21 senadores e 60 entidades parceiras, entre elas a Fenajud. A Frente atua pelo fortalecimento do Serviço Público e tem feito reuniões semanais para derrubar qualquer tentativa de retirada de diretos dos servidores e servidoras das três esferas de governo.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco