SERVIÇO PÚBLICO

FENAJUD PARTICIPA DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO E À DISCRIMINAÇÃO

terça-feira, 21/05/24 15:23 Foto em que aparecem em um auditório os coordenadores-gerais da Fenajud Janivaldo Nunes (homem nego, de cabelos pretos curtos e cavanhaque, usando óculos camisa colorida e blazer) e Arlete Rogoginski (mulher de pele clara, cabelos loiros, usando camisa listrada).

Nos dias 13 e 14 de maio, ocorreu o 1º Congresso Internacional de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público, promovido pelo Sinditamaraty, com o objetivo de ampliar o diálogo e impulsionar a implementação de medidas eficazes para combater o assédio e a discriminação na esfera pública. A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) se fez presente, por meio dos coordenadores-gerais Arlete Rogoginski e Janivaldo Nunes. Compareceram ainda: CSPB, OIT/Brasil, Procuradoria Geral do Trabalho, Advocacia Geral da União, MRE e a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres.

No primeiro dia, 13 de maio, a atividade aconteceu no Ministério das Relações Exteriores (MRE), com a presença de representantes sindicais e governamentais, que discursaram sobre os desafios enfrentados pelos servidores públicos nesse contexto e a necessidade de políticas e ações efetivas para garantir um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo para todos.

O congresso prosseguiu na terça-feira, 14 de maio, com quatro painéis ao longo do dia. Na parte da manhã foram apresentados os resultados da pesquisa ‘Protocolo Atos de Violência no Ministério das Relações Exteriores’, desenvolvida pelo Sindicato dos servidores do Itamaraty, com o propósito de avaliar as condições de trabalho e as situações de adoecimento dos servidores do órgão.

Ana Magnólia Mendes, professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora da pesquisa, que também já realizou pesquisa semelhante para a Fenajud, apresentou o estudo no contexto do painel “Diagnóstico da Pesquisa ‘Protocolo Atos de Violência no Ministério das Relações Exteriores’”.

A Fenajud também acompanhou o painel “Assédio Sexual nos Três Poderes”, que contou com a presença da Diretora-Geral do Senado Federal, Ilana Trombka, da Assessora-Chefe de Gabinete no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Celina Coelho, do Consultor da União (AGU), Tulio de Medeiros e Elisa Bruno, Diretora de Comunicação do Sindilegis, que desempenhou o papel de moderadora nesse diálogo.

Na parte da tarde, o primeiro painel realizado foi “Assédio Moral e Institucional no Serviço Público – Políticas e Ações Afirmativas”, composto por Rita Maria, assessora da Secretaria de Relações de Trabalho do MGI, Myrelle Jacob, advogada e especialista em enfrentamento ao assédio no setor público, Betânia Lemos, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Elizabeth Hernandes, presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) como moderadora.

O evento foi encerrado com o bloco “Violência no Trabalho (Convenção 190 da OIT) e Práticas Antissindicais”, que reuniu dirigentes internacionais como Federico D’Avila, Vice-Presidente para as Américas da Internacional de Serviços Públicos (ISP) e Julio Fuentes, Presidente da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE). A mesa contou ainda com a participação da 1º Vice-presidente do Sinditamaraty, Gabriela Perfeito e do presidente da CSPB, João Domingos, moderando a conversa.

Na avaliação de Arlete, a atividade foi de extrema relevância. “Importante Congresso que trouxe ao debate a necessidade de ser aprimorar as formas de enfrentamento e combate ao assédio e a discriminação no serviço público, ratificando em nosso país, a Convenção 190 da OIT, a fim de se ampliar os meios de proteção das trabalhadoras e dos trabalhadores. É uma luta global e constante, e para a Fenajud, prioritária, para que todos tenham um ambiente laboral livre de assédio e discriminação. Não podemos esquecer: #Assédioéviolência”.

Janivaldo pontua que “A participação em eventos com temas tão caros e relevantes para a classe trabalhadora, como é o combate ao assédio moral, sexual e a discriminação no serviço público é um compromisso institucional da Fenajud. Entendemos que só por meio de debates francos e abertos como esse é que avançaremos na proteção integral da trabalhadora e do trabalhador do judiciário nacional. Ter compartilhado assento na assistência com a Fenajufe nós dá a dimensão exata da importância do tema e do engajamento de todas as entidades que defendem o serviço público e o servidor público”.

Ao término do evento, foi realizada a leitura da carta de intenções para todos os presentes, destacando os compromissos e objetivos estabelecidos pelo sindicato.

Fonte: Fenajud

Notícias relacionadas

#nãosecale Assédio moral: danos também afetam saúde física quinta-feira, 14/03/24 16:13 Muitas servidoras e servidores dos Tribunais de Justiça brasileiro vivenciam situações de assédio diariamente em seus ambientes laborais. Quando não denunciado, a vítima experiencia um local contaminado e sente o efeito devastador das consequências desse abuso. Em suas versões ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...
Sobre um fundo cinza escuro há um S estililizado da marca do SINJUS-MG, na cor branca, abaixo dele está escrito "Comunicado". COMUNICADO VACÂNCIA EM CARGO DA DIRETORIA segunda-feira, 01/07/24 17:50 O SINJUS-MG comunica às filiadas e aos filiados que, no dia 28 de junho ...
A imagem mostra um grupo de pessoas aplaudindo e comemorando, na cerimônia de corte de fita, indicando a inauguração do Espaço Lea Leda. A filiada Nolda Armani, uma senhora de cabelos brancos, aparece ao lado do coordenador-geral, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos pretos. Ele veste camisa azul escura e calça jeans. ATUAÇÃO AGUERRIDA SINJUS-MG CELEBRA 35 ANOS DE LUTA SINDICAL EM CONFRATERNIZAÇÃO NA SEDE segunda-feira, 01/07/24 17:48 Ao lado das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG celebrou 35 anos de representação ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco