TERCEIRIZAÇÃO, NÃO!

FENAJUD PARTICIPA DE REUNIÃO DA CONAP QUE DISCUTIU RESIDÊNCIA JURÍDICA

quinta-feira, 22/06/23 18:14 Montagem digital de um smartphone na mão de uma pessoa, na tela do equipamento é exibida uma reunião virtual da qual participa Alexandre Pires, o coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud.

FOTO: BORIO CREATIVE / BEHANCE

Representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) se reuniram na última quarta-feira, dia 21 de junho, com Andrea Gondim, coordenadora da Coordenadoria Nacional de Promoção da Regularidade na Administração Pública (Conap), para debater o programa de residência jurídica, Resolução CNJ n. 439/2022. Participaram do encontro o coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud e coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e Cleyson Francisco, coordenador-geral da Federação. A reunião também contou com a participação de integrantes da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) e da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp).

O programa de residência jurídica é uma modalidade de estágio que ocorre no ambiente do Tribunal de Justiça, destinada a bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou, ainda, que tenham concluído o curso de graduação há no máximo cinco anos. Os participantes são inseridos em diversas atividades, o que permite que eles executem funções específicas de servidores e servidoras do quadro de nível superior nos tribunais.

No entanto, os sindicalistas temem os riscos da aplicação da residência jurídica nos tribunais e reforçaram o receio durante a reunião.

“A residência jurídica é uma forma de precarização do trabalho e representa uma ameaça para todo o serviço público, inclusive possibilitando fraude nos concursos públicos e a ampliação da terceirização no Judiciário. É fundamental discutir os impactos aos servidores e lutar para que a categoria não seja afetada”, reforçou Alexandre Pires.

Suspensão

No julgamento que aconteceu na terça-feira, dia 20 de julho, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve a decisão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e suspendeu o programa de residência jurídica na Justiça do Trabalho. Ao mesmo tempo, residentes do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3) pediram a manutenção do programa.

Os sindicatos que estão debatendo esse tema desde 2022 avaliam que a suspensão do programa na Justiça do Trabalho é uma vitória da categoria, ainda que não impeça a implementação em outras seções do Judiciário e nem a aplicação futura na própria Justiça do Trabalho.

Fique atento ao site e às mídias do SINJUS e acompanhe essa luta!

Últimas notícias

ver mais
Imagem promocional de um evento do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG, com o título "A importância do treino de força para pessoas acima dos 50 anos". O evento ocorrerá no dia 11 de novembro, segunda-feira, às 14h30, no Espaço Lea Leda, localizado na Avenida João Pinheiro, 39, sobreloja. A imagem informa que os convidados do evento são Pedro Henrique Moran, educador físico e personal trainer, e Samara Santos, nutricionista, ambos do Studio Saúde Ativa. Há ilustrações de itens relacionados a atividade física, como halteres, colchonetes, e tênis. Na parte inferior direita, há um botão chamando para a inscrição pelo formulário, e no canto inferior direito aparecem os logos do NAP e do SINJUS-MG. AUTONOMIA E SAÚDE CUIDADOS VOLTADOS PARA A FORÇA MUSCULAR APÓS OS 50 ANOS SERÃO TEMA DA REUNIÃO DO DIA 11/11 DO NAP quarta-feira, 06/11/24 18:14 Envelhecer com saúde é um desejo de todos, e dois dos maiores aliados para ...
EDITAL 1/2022 SINJUS E COMISSÃO DE APROVADOS TRAÇAM ESTRATÉGIA PARA A CONVOCAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES quarta-feira, 06/11/24 18:10 O SINJUS-MG se reuniu virtualmente com representantes da Comissão dos Aprovados no Concurso Edital ...
Dia 11/11 Cadastro para convites da Festa de Fim de Ano do SINJUS será aberto às 10h da próxima segunda-feira terça-feira, 05/11/24 16:51 A tão aguardada Festa de Fim de Ano do SINJUS-MG está chegando, e as ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco