Resolução n. 332/2020

FENAJUD ENVIA CONTRIBUIÇÕES AO CNJ SOBRE O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO JUDICIÁRIO

sexta-feira, 11/10/24 17:31 Uma pessoa está sentada à mesa, trabalhando em um laptop. Na tela do laptop, aparecem as letras "AI" (Inteligência Artificial) no centro, rodeadas por um design digital e futurista, lembrando circuitos eletrônicos.
FOTO: Wavebreak Media Effects / Envato Elements

 

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) enviou, nesta semana, suas contribuições ao conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação e Inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atendendo a um pedido do conselheiro, a Federação apresentou dados para subsidiar a construção da minuta que atualizará a Resolução n° 332/2020, a qual estabelece diretrizes sobre ética, transparência e governança no uso da inteligência artificial (IA) no Judiciário.

O material enviado pela Federação foi apresentado pelo sociólogo e doutor em Ciência Política pela USP, Sérgio Amadeu, durante o Seminário “Inteligência Artificial no Poder Judiciário”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em Brasília (DF). O especialista falou na atividade do Conselho enquanto consultor pela Federação.

Durante a apresentação, três temas centrais foram apresentados pela Entidade: soberania digital e de dados; a importância da participação dos trabalhadores; e os riscos de discriminação e vieses nos sistemas de IA. Amadeu ressaltou a necessidade de estabelecer diretrizes claras para a utilização de tecnologias digitais no Judiciário, a fim de garantir uma implementação ética e justa. Para acessar o arquivo da apresentação da Fenajud, clique aqui.

Entre as contribuições feitas pela Federação, estão que: as Comissões responsáveis pela implementação de Inteligência Artificial no Judiciário devem contar com a participação ativa de 1/3 dos trabalhadores da categoria, garantindo que suas vozes e preocupações sejam ouvidas; e que todos os projetos relacionados à utilização, desenvolvimento e implementação dessas IAs precisam ser submetidos à aprovação dessa comissão, assegurando um processo colaborativo e transparente, que considere as necessidades e direitos das servidoras e dos servidores.

Considerando as transformações significativas que a IA pode trazer ao funcionamento do sistema judiciário e à atuação dos servidores e servidoras – que serão impactados(as) diretamente com a implementação dessa tecnologia, o documento da Fenajud aborda, entre outras questões, a garantia de que a atualização da resolução não apenas promova a inovação, mas também proteja os direitos dos trabalhadores e a integridade do sistema judicial.

Sobre isso, o coordenador-geral da Fenajud, Eduardo Couto, cita que “o uso da inteligência artificial no Poder Judiciário impactará diretamente no cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras da justiça. Então, não há que se falar em uma mudança de tamanha envergadura sem a participação dos representantes dos trabalhadores. Desta forma, a Fenajud está atenta e acompanhando esse processo para garantir a soberania, a segurança de dados, a garantia dos direitos dos trabalhadores, das trabalhadoras, dentre outros aspectos e consequências da adoção da inteligência artificial.”, pontua.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
DIREITO DO SERVIDOR DATA-BASE EM DIA É DEVER DO TRIBUNAL, E A ADMINISTRAÇÃO PRECISA CUMPRIR A LEI! terça-feira, 15/10/24 14:00 Desde maio, quando foi aprovada a Data-Base 2023, os servidores do TJMG seguem na ...
Uma mulher com o rosto desfocado ergue a mão, com a palma virada para a câmera, como se estivesse sinalizando 'pare'. A imagem é escura e sombria, com uma iluminação suave destacando sua mão e parte de seu rosto, criando um clima de resistência. Pacote Antifeminicídio Lei que pune feminicídio com até 40 anos de reclusão entra em vigor quinta-feira, 10/10/24 18:46 FOTO: Davide Angelini Photo / Envato Elements Entrou em vigor a lei que eleva a 40 ...
REUNIÃO AMPLIADA SINJUS E SERJUSMIG VÃO ACOLHER AS DEMANDAS DOS SERVIDORES SOBRE TELETRABALHO quinta-feira, 10/10/24 18:45 Buscando construir uma luta coletiva, o SINJUS-MG e o SERJUSMIG vão se reunir virtualmente ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco