Conselho de Representantes

FENAJUD DEBATE RETORNO PRESENCIAL E DATA-BASE

segunda-feira, 23/08/21 07:49

Os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) se reuniram, de forma virtual, na sexta-feira, 20 de agosto, em mais um Conselho de Representantes. O debate, que durou o dia todo, teve como pauta dois temas: o retorno ao trabalho presencial dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário e a reposição salarial em face da Lei 173 do Executivo.

A coordenação colegiada ouviu os sindicatos sobre a situação vivenciada pela categoria em cada unidade da Federação. Os dirigentes da base puderam relatar como tem sido em cada estado, apontaram as falhas encontradas nas unidades de trabalho e o que cada entidade tem feito para blindar os servidores e servidoras dos possíveis abusos.

Os dirigentes debateram ainda sobre a Lei 173/20 que, no contexto da pandemia, ficou conhecida como Lei de Socorro aos Estados, e inclui o trecho que proíbe o reajuste no salário de servidores Federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. O debate aconteceu com a presença do advogado trabalhista, Dr. Ludimar Rafanhim – que atende alguns sindicatos de base da Fenajud. Ele explicou as vedações da Lei Complementar e as permissões previstas.

A medida foi prevista como forma de compensar os gastos públicos extras com a pandemia de covid-19. No entanto, ao congelar os salários de todos os servidores do País, os artigos 7º e 8º da Lei Complementar violaram alguns princípios constitucionais, como a autonomia administrativa dos entes federativos e o de irredutibilidade salarial, bem como prejudicaram a eficiência dos serviços públicos.

O dirigente sindical que atual pelo Sindijus-SE, Jones Ribeiro, apresentou a forma de atuação da entidade no estado que resultou, por maioria, na aprovação da revisão inflacionária parcial de 3% no vencimento base dos servidores do Judiciário. A revisão será aplicada retroativamente ao mês de janeiro, em cumprimento à Data-Base dos trabalhadores.

Atuação

As entidades sugeriram ações técnicas a serem encabeçadas pela Federação como a realização de reunião com o Conselho Federal da OAB nacional, acerca do retorno presencial e reunião com a comissão de saúde do CNJ expondo a situação dos estados.

Além disso, ficou definida a contratação de um estatístico ou especialista para levantamento de valores entre alvarás e precatórios, e como estes podem contribuir com a economia; levantamento de vidas salvas com o fechamento dos fóruns, através de estatística para levantamento de informações que possam subsidiar os documentos que serão entregues às entidades.

A Federação também fará levantamento das Resoluções acerca do teletrabalho nos TJs e suas diretrizes. Dentro do âmbito do teletrabalho, vai procurar o CNJ para debater as regras de retorno. Campanhas publicitárias também serão realizadas no contexto das ações propostas.

Congresso – 2ª etapa

Durante o Conselho de Representantes os sindicatos ainda aprovaram a realização da segunda etapa do Conseju – Congresso Nacional da FENAJUD em Fortaleza (CE). A atividade vai acontecer de forma presencial nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021.F

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco