CÂMARA DOS DEPUTADOS

FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

terça-feira, 26/03/24 14:28 A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa da PEC Social, que propõe a extinção da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas. Na última semana a entidade atuou na Câmara dos Deputados, por meio do coordenador da regional Nordeste, Luiz Cláudio. O dirigente visitou os gabinetes das parlamentares e dos parlamentares do seu estado, a fim de solicitar apoio à aprovação da proposta.

No documento entregue, com apoio do SINTAJ-BA, o texto cita que o desconto dos aposentados é uma injustiça para aqueles que contribuíram ao longo de toda a vida laboral para a sua aposentadoria e que continuam pagando por tempo indeterminado.

A Fenajud tem participado de diversas reuniões junto ao Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP), onde tem tratado das estratégias necessárias para alcançar as autoridades governamentais, os líderes de partido e os deputados federais, convencendo-os de que a PEC Social é viável e que não trará grande impacto nas contas públicas.

A PEC Social 6/2024

A PEC 6/2024, denominada PEC Social, propõe alterações importantes na Constituição, ajustando dispositivos que impactam diretamente a previdência social. Dentre os pontos-chave, destacam-se:

  • Alterações no art. 40 da Constituição Federal para vedar a criação de novos regimes próprios de previdência social, estabelecendo normas federais por meio de lei complementar.
  • Mudanças na contribuição previdenciária, isentando-a nos casos de aposentadoria por incapacidade permanente para o trabalho ou em casos de doença incapacitante. Adicionalmente, propõe redução gradual da contribuição a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres, chegando à dispensa total aos 70 anos, independentemente das circunstâncias.
  • Revogação de dispositivos que permitiam contribuições extraordinárias em casos de déficit atuarial, proporcionando maior equilíbrio nas contas previdenciárias.

Tramitação

Com as 178 assinaturas conseguidas junto aos parlamentares, a partir do trabalho das entidades sindicais filiadas ao Mosap, a PEC Social recebeu o número 6/2024 e pode ser apensada à PEC 555/06 sem passar pelas Comissões, indo diretamente ao plenário.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, está ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na entrada do plenário do Senado. Eles posam para a foto junto com outros participantes do evento, todos vestidos com trajes sociais. O ambiente possui iluminação escura com luzes indiretas ao fundo. A imagem tem o crédito no canto superior direito: "FOTO: FENAJUD" VITÓRIA DA CATEGORIA RRF X PROPAG: SINJUS-MG VAI ATÉ PACHECO E ZEMA EM DEFESA DO SERVIDOR terça-feira, 17/12/24 19:21 17 de dezembro de 2024, última semana de votações no Congresso Nacional, e uma ...
EDITAL 01/2022 SINJUS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PELA NOMEAÇÃO DE APROVADOS NO CONCURSO terça-feira, 17/12/24 18:56 Em mais um passo na luta pela convocação dos candidatos aprovados no concurso público ...
Imagem com fundo dividido em duas partes por uma faixa branca rasgada na diagonal. À esquerda, o fundo é colorido em tons de amarelo, laranja e verde. À direita, o fundo é preto. Na área colorida, estão os logotipos e nomes de quatro núcleos do SINJUS-MG: NPD - Núcleo da Pessoa com Deficiência, representado por ícones de acessibilidade. NAP - Núcleo de Aposentados e Pensionistas, com o logo em letras brancas dentro de formas geométricas. Núcleo das Mulheres, representado por um ícone de flor estilizada. SINJUS Antirracista, com um logotipo em letras estilizadas e uma árvore ao centro. Na área preta à direita, está escrito em letras cinza e brancas: RETROSPECTIVA 2024, com o número "2024" em destaque e um símbolo de retrocesso no centro dos zeros. SINDICATO DE LUTA EM 2024, O SINJUS ATUOU EM VÁRIAS FRENTES EM FAVOR DA INCLUSÃO, DO RESPEITO E DA DIGNIDADE terça-feira, 17/12/24 17:11 O SINJUS-MG, por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD), do Núcleo de ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco