GOVERNO E SENADO

FEJANUD COBRA REGULAMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO 151 DA OIT E DEBATE ATUAÇÃO DO CNJ

sexta-feira, 28/04/23 08:34 Imagem Acessível: Representantes da Fenajud e outras entidades reunidas com o senador Paulo Paim.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e as centrais sindicais se reuniram com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na última quinta-feira, dia 20 de abril. A reunião teve como objetivo principal a tratativa de demandas do Judiciário, além do debate de pautas de reivindicações das dez centrais sindicais que organizam o setor público do País.

Representado pelo Coordenador de Comunicação, Cleyson Francisco, a Fenajud priorizou o debate sobre a importância da negociação coletiva sobre os parâmetros de regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse texto é de extrema importância para o movimento sindical, garantindo direitos de representação para os servidores públicos de todo o mundo. 

A reivindicação recebeu apoio dos representantes do governo, que se mostraram favoráveis à regulamentação das relações de trabalho no âmbito da Administração Pública. Segundo a ministra Esther Dweck, o tema já era uma das prioridades desde o governo de transição. Para o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a regulamentação reforça a vontade do governo em retomar o caminho do crescimento e do fortalecimento dos serviços públicos.

Ainda na reunião, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) das Centrais e Entidades representativas dos servidores públicos com as duas pastas ministeriais para assegurar a celeridade e o diálogo entre as partes. 

Agenda no Senado

No mesmo dia, a Fenajud e as centrais sindicais apresentaram uma proposta para regulamentação da Convenção 151 da OIT ao senador Paulo Paim (PT-RS), que já vem articulando em favor da causa. No início de abril, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 1.726/2023, que estabelece as normas gerais para a negociação coletiva na Administração Pública direta, nas autarquias e fundações públicas dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Para Paulo Paim, a negociação coletiva de que trata a lei deve ser um mecanismo permanente de prevenção e solução para os conflitos que envolvem os servidores e os empregados públicos. “A regulamentação desse direito é uma necessidade coletiva e urgente. Nos últimos quatro anos, após os servidores terem sido submetidos a um forte arrocho salarial, ainda foram integralmente obstruídos os canais de diálogo e negociação entre o governo e as entidades representativas”, argumentou o senador.

Segundo Cleyson Francisco, a precarização do serviço público vem pressionando os servidores e prejudicando os serviços prestados à sociedade. “Os servidores sentem a exploração do trabalho chegando no serviço público, sentem a precarização e a dificuldade de negociação”, salientou.

Estiveram presentes nesta reunião: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e representantes da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Conlutas – Central Sindical e Popular (CSP), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical (FS), Instrumento de Luta da Classe Trabalhadora (Intersindical), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Central do Servidor (Pública), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Internacional de Serviços Públicos (ISP).

Fenajud cobra democratização do Judiciário

Em outra oportunidade, ainda no dia 20 de abril, a Fenajud se reuniu com a deputada Erika Kokay (PT-DF) para solicitar a apresentação de requerimento para a realização de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, com o objetivo de debater a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A entidade foi representada pelo coordenador de Assuntos Parlamentares, Eduardo Couto, e o Coordenador de Comunicação, Cleyson Francisco, que reforçaram a necessidade de um amplo debate sobre as disparidades nas decisões do Conselho. Além disso, também foram pontuadas situações como a democratização do CNJ (PEC 428/2009), a democratização do Poder Judiciário (PEC 526/2010) e o teletrabalho no Judiciário. A deputada Erika Kokay se solidarizou com a pauta e declarou apoio à causa dos servidores do Judiciário

Com informações de Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...
Sobre um fundo cinza escuro há um S estililizado da marca do SINJUS-MG, na cor branca, abaixo dele está escrito "Comunicado". COMUNICADO VACÂNCIA EM CARGO DA DIRETORIA segunda-feira, 01/07/24 17:50 O SINJUS-MG comunica às filiadas e aos filiados que, no dia 28 de junho ...
A imagem mostra um grupo de pessoas aplaudindo e comemorando, na cerimônia de corte de fita, indicando a inauguração do Espaço Lea Leda. A filiada Nolda Armani, uma senhora de cabelos brancos, aparece ao lado do coordenador-geral, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos pretos. Ele veste camisa azul escura e calça jeans. ATUAÇÃO AGUERRIDA SINJUS-MG CELEBRA 35 ANOS DE LUTA SINDICAL EM CONFRATERNIZAÇÃO NA SEDE segunda-feira, 01/07/24 17:48 Ao lado das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG celebrou 35 anos de representação ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco