EXPOSIÇÃO DE ARTE EM BH EXIBE OBRAS DE MULHERES COM TRAJETÓRIA DE VIDA NAS RUAS
sexta-feira, 19/01/24 09:36A Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG recebe a exposição “Quando Offline”, até o dia 8 de fevereiro. O projeto lança luz sobre a trajetória de mulheres cis e trans que viveram em situação de rua em Belo Horizonte e é organizado pelo Quando Coletivo, que trabalha diversas questões sociais por meio de experimentações artísticas. A mostra estará aberta à visitação diariamente das 19h às 23h.
Sendo uma construção coletiva com a participação ativa de diversas mulheres, a exposição transcende as barreiras entre o ambiente real e o virtual por meio de performances, fotografias, vídeos e outras intervenções artísticas produzidas ao longo de dois anos.
Dentre as obras que compõem a exposição, a intervenção “Dona Doa” apresenta uma personagem construída utilizando caixas de papelão repletas de palavras representando o que as criadoras desejavam doar para outras mulheres. A obra traz uma forte reflexão sobre generosidade e empatia. Outra expressão artística presente na exposição é a performance “Bolsa Moradia”, que registra um protesto na praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde mulheres incendiaram um painel representando o valor de R$ 500 — valor do único auxílio financeiro que recebiam do governo.
Segundo os curadores, o título “Quando Offline” não é apenas uma expressão simbólica, mas uma reflexão sobre a realidade vivida por essas mulheres nas ruas da capital mineira, onde o acesso a computadores e celulares era improvável. Da mesma forma, a escolha de ocupar um espaço público e movimentado como a Praça da Liberdade destaca a ideia de usar a rua como galeria de arte, ampliando o acesso a pessoas em situação de rua.
Presencialmente, o projeto fica exposto na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, entre os dias 11 de janeiro e 8 de fevereiro, das 19h às 23h. A exposição também pode ser visitada virtualmente pelo site www.quandocoletivo.com/offline. O tour virtual conta com recursos interativos e medidas de acessibilidade, possibilitando que todos acompanhem os processos criativos envolvidos na criação das obras.