FENAJUD

ESPECIALISTAS DEBATEM ATUAÇÃO FRENTE ÀS REFORMAS

quinta-feira, 26/11/20 18:21

Quase 40 liderenças e especialistas se reuniram durante toda a terça-feira, dia 23 de novembro, em mais um Encontro do Coletivo Jurídico da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). A atividade foi uma oportunidade de reunir advogados, advogadas e dirigentes dos sindicatos de base da Federação, para debater oportunamente sobre os temas mais delicados que podem prejudicar de forma categórica todo o serviço público e aqueles que nele atuam. O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, participou das discussões. Essa edição foi realizada de forma virtual devido a pandemia ocasionada pela Covid-19.

Janivaldo Nunes, coordenador-geral da Fenajud abriu os trabalhos e ressaltou a importância dos temas que foram trabalhados na atividade jurídica. “Percebam todos que são temas atualíssimos, porque certamente teremos que atuar nessa frente nos Tribunais – caso a PEC Emergencial e a Reforma Administrativa, sejam aprovadas no Congresso Nacional. Esse braço da nossa luta [jurídico] é muito importante.”.

Além disso, bastante emocionado, Janivaldo discorreu sobre o dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, e os últimos episódios dos quais se tem notícia: a morte de João Alberto em um Hipermercado de São Paulo e um “Manifesto pela Magistratura de Pernambuco”, produzido por magistrados do estado, que evidência um caráter elitista e desagregador.

Na primeira mesa do dia, os dirigentes da Fenajud, Janivaldo Nunes e Bernardino Fonseca, receberam o professor e economista Dr. José Sergio Gabrielli de Azevedo, que falou sobre “A conjuntura econômica e política na Pandemia e o retrocesso social e econômico do Brasil”. Gabrielli fez uma apresentação mais técnica de economia, política e as perspectivas para 2021. Além disso, fez uma avaliação de qual reforma o Brasil precisa. Em sua fala, baseada em órgãos oficiais, ele disse que “Vamos viver conflitos institucionais mais intensos nos próximos meses.

Em sua fala a Dra relembrou propostas que foram aprovadas com a falácia de que ajuda o país, quando na verdade elas foram prejudiciais. “A reforma trabalhista retirou direito e renda da população. A Reforma da Previdência também implicou perda de renda em que se aposenta desde então. O próximo alvo é a reforma administrativa, que podemos chamar de reforma trabalhista do serviço público”.

Assista aqui

Logo depois foi a vez dos dirigentes da Federação e da base ouvirem Tiago Rodarte – DIEESE-MG que falou sobre o mesmo tema e complementou a fala da ex-ministra. A mediadora das duas mesas foi a coordenadora Coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud, Ana Paula Araújo.

Tiago foi direto e objetivo ao dizer que “a reforma tem um impacto muito grande para os servidores e servidoras, mas também para a sociedade. Todos os estudos do Dieese mostramos que essa reforma também irá afetá-los [população]”

O especialista apresentou gráficos e dados que mostram que a reforma na verdade é um desmonte de estado.

Por fim, e não menos importante, a Federação recebeu o Dr. Penildo Filho para debater “Os Impactos da Política Neoliberal na Sociedade e nos Direitos Neoliberais”. A mediadora foi Anne Chrystiane Da Silva Marques.

“Para entender o contexto atual é necessário analisar a conjuntura internacional e nacional, o lugar do Brasil na reconfiguração da geopolítica e a ruptura institucional de 2016 e a onda conservadora em 2018”

 

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco