FENAJUD

ESPECIALISTAS DEBATEM ATUAÇÃO FRENTE ÀS REFORMAS

quinta-feira, 26/11/20 18:21

Quase 40 liderenças e especialistas se reuniram durante toda a terça-feira, dia 23 de novembro, em mais um Encontro do Coletivo Jurídico da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). A atividade foi uma oportunidade de reunir advogados, advogadas e dirigentes dos sindicatos de base da Federação, para debater oportunamente sobre os temas mais delicados que podem prejudicar de forma categórica todo o serviço público e aqueles que nele atuam. O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, participou das discussões. Essa edição foi realizada de forma virtual devido a pandemia ocasionada pela Covid-19.

Janivaldo Nunes, coordenador-geral da Fenajud abriu os trabalhos e ressaltou a importância dos temas que foram trabalhados na atividade jurídica. “Percebam todos que são temas atualíssimos, porque certamente teremos que atuar nessa frente nos Tribunais – caso a PEC Emergencial e a Reforma Administrativa, sejam aprovadas no Congresso Nacional. Esse braço da nossa luta [jurídico] é muito importante.”.

Além disso, bastante emocionado, Janivaldo discorreu sobre o dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, e os últimos episódios dos quais se tem notícia: a morte de João Alberto em um Hipermercado de São Paulo e um “Manifesto pela Magistratura de Pernambuco”, produzido por magistrados do estado, que evidência um caráter elitista e desagregador.

Na primeira mesa do dia, os dirigentes da Fenajud, Janivaldo Nunes e Bernardino Fonseca, receberam o professor e economista Dr. José Sergio Gabrielli de Azevedo, que falou sobre “A conjuntura econômica e política na Pandemia e o retrocesso social e econômico do Brasil”. Gabrielli fez uma apresentação mais técnica de economia, política e as perspectivas para 2021. Além disso, fez uma avaliação de qual reforma o Brasil precisa. Em sua fala, baseada em órgãos oficiais, ele disse que “Vamos viver conflitos institucionais mais intensos nos próximos meses.

Em sua fala a Dra relembrou propostas que foram aprovadas com a falácia de que ajuda o país, quando na verdade elas foram prejudiciais. “A reforma trabalhista retirou direito e renda da população. A Reforma da Previdência também implicou perda de renda em que se aposenta desde então. O próximo alvo é a reforma administrativa, que podemos chamar de reforma trabalhista do serviço público”.

Assista aqui

Logo depois foi a vez dos dirigentes da Federação e da base ouvirem Tiago Rodarte – DIEESE-MG que falou sobre o mesmo tema e complementou a fala da ex-ministra. A mediadora das duas mesas foi a coordenadora Coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud, Ana Paula Araújo.

Tiago foi direto e objetivo ao dizer que “a reforma tem um impacto muito grande para os servidores e servidoras, mas também para a sociedade. Todos os estudos do Dieese mostramos que essa reforma também irá afetá-los [população]”

O especialista apresentou gráficos e dados que mostram que a reforma na verdade é um desmonte de estado.

Por fim, e não menos importante, a Federação recebeu o Dr. Penildo Filho para debater “Os Impactos da Política Neoliberal na Sociedade e nos Direitos Neoliberais”. A mediadora foi Anne Chrystiane Da Silva Marques.

“Para entender o contexto atual é necessário analisar a conjuntura internacional e nacional, o lugar do Brasil na reconfiguração da geopolítica e a ruptura institucional de 2016 e a onda conservadora em 2018”

 

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Uma mulher negra e cabelos cacheados presos em um coque alto está sentada à mesa, sorrindo enquanto olha para a tela de seu laptop. Ela usa uma camisa bege sobre uma blusa preta e um colar prateado. Sua mão esquerda apoia o rosto, e sua expressão transmite concentração e satisfação. A mesa de madeira tem um copo com lápis e canetas, um caderno e uma xícara de chá com um desenho de folhas. O ambiente tem uma decoração aconchegante, com plantas e galhos secos ao fundo. Conteúdo textual: PLANEJAMENTO - SINJUS solicita teletrabalho para servidores do TJMG na sexta-feira de Carnaval PLANEJAMENTO SINJUS solicita teletrabalho para servidores do TJMG na sexta-feira de Carnaval segunda-feira, 24/02/25 14:42 O SINJUS-MG encaminhou um ofício urgente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ...
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco