REFORMA ADMINISTRATIVA

ENTIDADES MINEIRAS PUBLICAM MANIFESTO CONTRA A PEC 32

terça-feira, 02/02/21 19:23

A Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, composta pelo SINJUS-MG e por dezenas de entidades representativas dos servidores, publicou um manifesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n. 32/2020, que trata da Reforma Administrativa. O documento aponta os graves retrocessos que a proposta vai impor ao funcionalismo e também ao cidadão que necessita dos serviços públicos, como Educação, Saúde, Segurança e acesso à Justiça.

Alguns dos dispositivos contidos na Reforma Administrativa têm como objetivo acabar com o regime jurídico único e com a estabilidade no serviço público, bem como reduzir o número de servidores e aumentar as contratações temporárias.

Outros pontos da PEC 32/2020 almejam acabar com a previsão de que cargos e funções de confiança sejam exercidos por servidores de carreira, escancarando o serviço público para apadrinhados e indicados políticos, que poderão ocupar os cargos sem aprovação prévia em concurso.

Por coincidência ou não, objetivo semelhante tem o Projeto de Lei 2308/2020, de autoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nos últimos dias, o SINJUS publicou uma série de reportagens sobre essa proposta que quer extinguir 365 cargos de função de confiança do Judiciário, cuja ocupação se dava exclusivamente por servidores efetivos.

Sob a justificativa de não haver mão de obra qualificada entre os servidores para assessorar os juízes, o TJMG pretende substituir esses cargos de função de confiança por outro tipo de cargo comissionado, de livre nomeação e que dispensa aprovação em concurso público (clique aqui e saiba mais).

“Há um grande movimento em curso nos últimos anos para desvalorizar o serviço público nos âmbitos federal, estadual e municipal. Os ataques estão vindo de todos os lados, e uma das estratégias é a de retirar direitos dos servidores efetivos para fragilizar a resistência. Mas o SINJUS e as entidades que compõem a Frente Mineira em Defesa do Serviço Público estão firmes na luta”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Confira abaixo a íntegra do manifesto contra a Reforma Administrativa

 PEC 32/2020 – REFORMA ADMINISTRATIVA

“Destruição do Serviço Público e dos direitos dos Servidores”

A FRENTE MINEIRA EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO, coletivo de entidades que representam trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, Centrais Sindicais e Movimentos Sociais, vem a público MANIFESTAR o mais veemente repúdio à PEC 32/2020 – Reforma Administrativa, elaborada pelo ministro da Economia Paulo Guedes.

Essa é mais uma reforma que vem para DEFORMAR o Estado Brasileiro, retirando da sociedade, especialmente dos cidadãos que mais precisam, o direito a serviços de qualidade, prestados por servidores concursados, que agem com total transparência e atendem a todos igualmente e sem preferências, no estrito cumprimento da Lei.

A FRENTE MINEIRA REPUDIA essa proposta que, entre seus vários absurdos, prevê o fim da estabilidade e do concurso público, permitindo o clientelismo, em que o público se mistura com o privado e o governante de plantão passa a dispor dos cargos para seus cabos eleitorais, correligionários e apadrinhados.

A FRENTE MINEIRA REPUDIA também o tal “princípio da subsidiariedade” da Administração Pública, uma forma de privatizar e terceirizar todos os serviços públicos, entregando à iniciativa privada o patrimônio público da sociedade brasileira.

A FRENTE MINEIRA ALERTA: a PEC 32/2020 é a porta aberta para a prática das “rachadinhas” e a corrupção, por isso enfrentar e combater essa proposta é dever de todos que desejam e precisam de uma Administração Pública honesta, transparente e competente.

Fique atento e não se deixe enganar! A PEC 32/2020 propõe: acabar com o regime jurídico único e com a estabilidade para todos os cargos que não sejam considerados típicos de Estado; diminuir a presença do Estado no fornecimento de bens e na prestação de serviços e programas sociais; reduzir o número de servidores; aumentar a contratação de trabalhadores temporários; acabar com a previsão de que cargos e funções de confiança sejam exercidos por servidores de carreira, sendo os cargos de confiança substituídos por cargos de Liderança e Assessoramento; reduzir salários iniciais dos que ingressarem após a reforma; por mero decreto, as atribuições dos servidores podem ser alteradas e, também por decreto, o presidente pode extinguir ou criar órgãos públicos como o Banco Central, Ibama, CVM, Universidades Federais, entre ouros órgãos.

Assim como foi com a Emenda Constitucional 95, a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência e agora também com a “Nova Reforma Administrativa”, o Governo apresenta um cenário de caos, ou seja, para estimular a ideia de que, se não aprovar essa Reforma, o país será destruído.

Hoje, constatamos que a Reforma Trabalhista não gerou os milhares de empregos que prometeu, ao contrário, precarizou e fragilizou os já existentes. De igual forma, a Reforma da Previdência, ao contrário do alardeado, não melhorou a situação financeira do país, porque não é na Previdência Social Pública que está o problema, mas sim na má gestão dos recursos e na política de privilegiar a pequena camada da sociedade que detém as grandes fortunas.

Quem decide? Deputados Federais e Senadores vão analisar e decidir. Portanto, pressione para que votem contra a PEC 32/2020 – Reforma Administrativa!

Notícias relacionadas

RETOMADA DOS TRABALHOS ALMG E CONGRESSO: LIVE DO SINJUS ABORDA O QUE ESTÁ EM JOGO segunda-feira, 01/02/21 16:32 O mês de fevereiro começa com a retomada das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. E também com a intensificação das lutas das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. É que serão discutidas nessas Casas propostas extremamente ... leia mais
PL2308/20 TJMG AFIRMA NÃO TER MÃO DE OBRA QUALIFICADA ENTRE SERVIDORES terça-feira, 26/01/21 19:38 Você deve ter visto na reportagem publicada pelo SINJUS-MG, nesta segunda-feira (25), que o PL 2308/2020 em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) extingue 368 cargos de Oficial Judiciário, reduzindo assim as vagas da Promoção Vertical (PV). Mas o prejuízo aos servidores não para por aí. Na ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco