RRF

ENTIDADES INGRESSAM EM AÇÃO PARA DEFENDER SERVIDORES

segunda-feira, 14/02/22 11:45 Imagem Acessível: Escultura em ferro, um círculo com um triângulo recortado em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. À Frente, há uma imagem produzida digitalmente que mostra um muro com a bandeira de Minas Gerais sendo destruído por uma bola de demolição com a inscrição RRF. Conteúdo textual: RRF - Entidades ingressam em ação para defender servidores.

FOTO: TALK2LURCH/WIKIMEDIA COMMONS

O SINJUS-MG, o Sindifisco-MG, o Sindsemp-MG, o Serjusmig e a Affemg ingressaram na sexta-feira, 11 de fevereiro, como entidades interessadas (amicus curiae) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 938, movida pelo governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo. O Executivo quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) ordene que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vote com prioridade o Projeto de Lei 1.202/2019, que prevê a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). As entidades são contra a aprovação da proposta e, por isso, querem contribuir, apresentando fundamentos contrários ao exposto pelo Executivo.

Por meio da Advocacia-Geral do Estado (AGE), o Governo de Minas Gerais acionou o STF por entender que a Assembleia descumpre a Constituição da República ao não analisar o RRF. O governo havia pedido aos deputados estaduais a tramitação do texto em regime de urgência. Por isso, o tema trava a pauta de votações do plenário do Legislativo estadual e impede a apreciação de propostas de todos os outros temas — exceção feita a medidas de combate à covid-19.

No pedido protocolado na sexta, o SINJUS e as demais entidades alegam que acionar o STF para obrigar a ALMG a votar a proposta é uma tentativa de violação da independência dos Poderes. O documento também aponta que a alegação de urgência do Executivo para votar o RRF não procede, já que a receita do estado cresceu mais de 28% em 2021, em comparação com a de 2020, montante mais do que suficiente para honrar com os pagamentos mensais da dívida com a União.

As entidades também argumentam que o projeto de lei do RRF representa um “cheque em branco”, já que nem a Assembleia nem os deputados têm conhecimento dos termos em que o Governo de Minas celebraria o acordo, impossibilitando avaliar os danos e prejuízos que a sociedade mineira teria na próxima década ao aderir ao regime.

Entre as contrapartidas já conhecidas, estão a privatização de estatais e o congelamento de salários e carreiras dos servidores públicos por até nove anos, além da suspensão de novos concursos. Ou seja, a adesão ao RRF retira do estado sua autonomia e sua possibilidade de investir e prestar serviços de qualidade à população mineira. Por fim, os Sindicatos explicam que, diante de todas essas questões, é mais que justa a preocupação da ALMG com as consequências da adesão de Minas ao RRF.

A ADPF 938 é da relatoria do Ministro Nunes Marques e aguarda apreciação da medida cautelar.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco