QUINQUÊNIO E FÉRIAS-PRÊMIO

ENTIDADES BUSCAM APOIO DO PRESIDENTE DO SENADO PARA PROJETO QUE RETOMA CONTAGEM DE TEMPO DE BENEFÍCIOS

quarta-feira, 21/09/22 16:15 Reunião de representantes sindicais com o senador Alexandre Silveira (PSD/MG), com a presença do Presidente em exercício do Brasil, o Presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD). Eles estão em uma sala de reuniões do Palácio do Planalto.
FOTO: Equipe Alexandre Silveira

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 4/2022 – que visa retomar a contagem de tempo para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço, terá designação de relator, para que possa avançar no Senado, nas próximas 48 horas. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (20), durante reunião no Palácio do Planalto. O encontro foi articulado pelo senador Alexandre Silveira (PSD/MG), com a presença do Presidente em exercício do Brasil, o Presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD).

A reunião contou com a presença da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), por meio do coordenador-geral Alexandre Santos, de sindicatos e entidades de representantes de servidores públicos de diferentes segmentos.

O PLP 4/2022 muda a Lei Complementar 173/20, que direcionou recursos federais a Estados e Municípios para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em troca, no entanto, o Ministério da Economia exigiu restrições no crescimento de despesas com pessoal nesse período. Com isso, não somente os aumentos de salários foram proibidos até o fim de 2021, mas também a contagem do tempo para pagamentos futuros. Entre esses benefícios ligados ao tempo de serviço estão anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio. 

Clique aqui e saiba quais deputados mineiros foram favoráveis ao congelamento de carreira e salários dos servidores públicos. 

A proposta de Silveira modifica esse dispositivo, permitindo que, neste período, o tempo de serviço seja contado normalmente por todos os servidores públicos. O senador foi o relator do PLP 150/2020, que já restabeleceu os mesmos direitos aos servidores da saúde e da segurança. Após reunião com representantes das demais categorias, Silveira apresentou o PLP 4/2022. Segundo ele, esta é uma questão de “justiça”.

“Nada mais justo restabelecer esse mesmo direito a todos os demais servidores. Nós sabemos que o sacrifício fiscal necessário naquele momento da pandemia já foi feito e todos os servidores contribuíram com isso com o congelamento dos salários. Mas contagem de tempo é um direito legal e que tem que ser restabelecido para fazermos justiça com os servidores. Hoje, quero agradecer ao Presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco, que se colocou disponível para receber todas as categorias e designar um relator para que a gente dê um passo fundamental na aprovação desse projeto, que eu tenho absoluta convicção que acontecerá pelo que tenho conversando com os colegas, com as bancadas e com os líderes”, afirmou Alexandre Silveira.

Alexandre Santos disse que “a Fenajud atuou incansavelmente no Parlamento para que a proposta tivesse andamento. Visitamos, em esforço concentrado, os gabinetes de todas as senadoras e todos os senadores, em busca de diálogo e conclusão positiva. Estamos dando um passo muito importante neste momento. A reunião foi articulada pelo senador de Minas Gerais, que tem se empenhado nesta pauta, e agora também temos aceno do senador Rodrigo Pacheco. Hoje tivemos a posição dele [Pacheco]. Dessa forma, após intensa reunião, ficou acertado que dará encaminhamento nas próximas 48h para que as tratativas tenham êxito. Ele afirmou que irá indicar o relator e conversará com o ministro da Economia. As perspectivas são ótimas para a categoria. O projeto de Lei vai andar. Nas próximas semanas teremos notícias. Porém, vale ressaltar que não há compromisso com a data em que o projeto será levado ao Plenário, bem como a sua aprovação. Mas o posicionamento do senador é favorável pela sua aprovação” relata.

Santos ressaltou ainda que “A proposta promove justiça com os servidores, estes mesmos que tiveram seus salários suspensos durante a pandemia. E é importante falarmos que nossa luta vem acontecendo desde 2020, desde que nossa categoria esteve prejudicada, para que a categoria não sofresse mais danos. E os últimos quatro anos foram cruéis com as servidoras e servidores públicos deste país. Não havia acordo com os Poderes, sempre fomos deixados de lado e recebendo diversos ataques. Agora, quando Pacheco substitui o presidente da República, assume este compromisso com a categoria, visualizamos uma possibilidade de retomada de diálogo e aprovação de uma medida que significa um respiro para esses trabalhadores”, pontua.

Diálogo

Pacheco destacou a importância de o Alexandre Silveira apoiar e levantar esta discussão importante para toda a sociedade. “Gostaria de fazer um registro da importância do Alexandre Silveira para o Senado e para Minas Gerais por sua posição no Senado Federal, pelo trabalhador que é, dedicado. Foi relator e autor de diversos projetos. E um destes projetos é este que os trazem aqui. Fiz questão de recebê-los para poder ouvi-los e eventualmente encontrarmos os encaminhamentos possíveis, conciliador, para fundamentalmente estabelecer justiça a inúmeras categorias que fato merecem a nossa consideração”, afirmou o presidente da República em exercício.

Fonte: Fenajud

Notícias relacionadas

Imagem com as fotos dos deputados federais por Minas Gerais que votaram favoravelmente à Lei Complementar 173, que congelou salários e carreira dos servidores públicos por 18 meses. Por ordem alfabética, são eles: Alê Silva (PSL), Bilac Pinto (DEM), Delegado Marcelo (PSL), Diego Andrade (PSD), Dimas Fabiano (PP), Dr. Frederico (PATRIOTA), Enéias Reis (PSL), Eros Biondini (PROS), EuclydesPettersen (PSC), Fábio Ramalho (MDB), Franco Cartafina (PP), Fred Costa (PATRIOTA), Gilberto Abramo (REPUBLICANOS), Greyce Elias (AVANTE), Junio Amaral (PSL), Lafayette Andrada (REPUBLICANOS), Léo Motta (PSL), Lincoln Portela (PL), Lucas Gonzalez (NOVO), Marcelo Aro (PP), Mauro Lopes (MDB), Misael Varella (PSD), Newton Cardoso Jr (MDB), Pinheirinho (PP), Stefano Aguiar (PSD), Tiago Mitraud (NOVO) e Zé Silva (SOLIDARIEDADE).
SE VOTOU, NÃO VOLTA RELEMBRE OS RESPONSÁVEIS PELO CONGELAMENTO DE CARREIRA E SALÁRIOS DOS SERVIDORES quarta-feira, 21/09/22 16:24 Em maio de 2020, deputados federais mineiros que são da base aliada do governo federal aprovaram mais um ataque aos direitos das servidoras e dos servidores em plena pandemia. A Lei Complementar 173/2020 congelou os salários e os benefícios ... leia mais
LUTA INTENSIFICADA PLP 4/22: DIRIGENTES DO SINJUS SE REÚNEM COM RODRIGO PACHECO quarta-feira, 27/04/22 09:22 O SINJUS-MG intensificou, nesta semana, a luta para que os direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, relacionados ao tempo de serviço, como quinquênios e férias-prêmio sejam restabelecidos. O coordenador-geral do Sindicato e coordenador de Assuntos Jurídicos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco