AVANÇO

Em retomada da mesa de negociações, TJ anuncia classificação final da PV 2020

terça-feira, 26/07/22 19:04 Grupo de dirigentes sindicais reunidos com representantes do novo corpo diretor do TJMG em mesa de negociação. Entre os dirigentes sindicais está Felipe Rodrigues, diretor de finanças do SINJUS-MG, ele é um homem branco, usa barba, cabelos curtos e castanhos, vestido socialmente com terno azul marinho,

FOTO: SERJUSMIG

A mesa permanente de negociação entre o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) e os sindicatos dos trabalhadores da Justiça mineira voltou a se reunir nesta terça (26), já sob a gestão do novo presidente, o desembargador José Arthur Filho. 

Participaram desta tratativa os vice-presidentes do SERJUSMIG, Rui Viana e Felipe Galego, o diretor geral do SINDOJUS, Eduardo Rocha, e o diretor de finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues. O Tribunal foi representado pelo juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago Cabral, o secretário de governança e gestão estratégica Guilherme Augusto Mendes do Valle e o assessor especial da Presidência Renato Cardoso Soares.

No encontro, foi anunciada a publicação, no DJe desta terça (26), da classificação final da Promoção Vertical (PV) 2020, com o aditivo das vagas, decorrente do acréscimo de R$ 5 milhões ao apontamento de vagas, conquistado no último mês. 

Os sindicatos cobraram a homologação do processo classificatório da PV 2020, que já deveria ter ocorrido no dia 30 de junho, de acordo com cronograma fornecido pelo TJMG. 

Outras pautas 

Além da carreira, o SERJUSMIG, SINJUS e SINDOJUS reafirmaram outras pautas comuns e prioritárias, de interesse de toda a categoria dos servidores do Poder Judiciário de Minas Gerais. 

  • Data-base 2022: reposição das perdas salariais do último período, que venceu no dia 1º de maio, e agilidade na tramitação do projeto da data-base 2022. Em ofício conjunto protocolado em junho, os sindicatos haviam solicitado reposição de 12,13%, referente à perda dos 12 meses anteriores. Trata-se da maior perda acumulada em um ano nas últimas duas décadas. O juiz Thiago Colnago afirmou que a direção do Tribunal está comprometida com o atendimento dessa pauta.
  • Auxílios-saúde e transporte: empenho do Tribunal junto ao Legislativo para alterar o artigo 4º da Lei Estadual nº 23.173/2018. Essa norma impede que o Tribunal reajuste os auxílios dos servidores com percentuais acima da inflação, por meio de regulamentação interna. É fundamental alterar o artigo, resgatando a autonomia administrativa e financeira do Poder Judiciário. Em ofício conjunto do mês de fevereiro, os três sindicatos já haviam apresentado esse pedido. 

LEIA AQUI O OFÍCIO CONJUNTO 03/2022

 Remoções: publicação de um novo edital. O último (Edital 01/2022) foi publicado em fevereiro. Além disso, o SERJUSMIG, SINJUS e SINDOJUS reivindicaram uma periodicidade de três meses nos editais de remoção para conferir previsibilidade ao processo, dando segurança aos servidores que pretendem mudar de comarca.

  • Contagem de tempo: devolução da contagem para fins de quinquênio, férias-prêmio e outros direitos, congelados pela Lei Complementar 173, referente ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Durante o estado de calamidade decorrente da pandemia, os servidores da Justiça continuaram trabalhando e garantindo a prestação do serviço jurisdicional aos cidadãos. Não se justifica, pois, a suspensão da contagem de tempo. O tema foi pautado em outras ocasiões pelos sindicatos, em ofícios e reuniões. 
  • Pagamento das férias suspensas: o Tribunal costuma pagar as férias suspensas no fim do ano. Sindicatos solicitaram que esse pagamento seja adiantado.
  • Indenização das férias-prêmio: que seja regulamentada a questão, viabilizando a indenização aos servidores em isonomia ao que já se pratica para a magistratura.
  • Teletrabalho: que seja alterada a regulamentação do teletrabalho para permitir a realização do exame periódico por telemedicina, evitando que servidores que residem em locais distantes do Tribunal tenham de se deslocar para este fim. 
  • Concurso: que seja publicado edital de concurso público para reposição do quadro de vagas do cargo de oficial judiciário especialidade oficial judiciário. O último concurso para este cargo já expirou e é necessário recompor a defasagem do quadro.

Ademais, o SERJUSMIG, SINDOJUS e SINJUS avaliam como positiva a retomada da mesa de negociações. A direção do Tribunal deve enviar, nos próximos dias, uma proposta de cronograma de reuniões mensais, mantendo a prática do último período. 

Notícias relacionadas

Vista noturna da sede do TJMG na Avenida Afonso Pena, há um efeito das luzes dos carros em movimento, formando linhas que seguem o contorno da avenida. Conteúdo textual: MESA DE NEGOCIAÇÃO - Sindicatos solicitam reunião com novo presidente do TJ.
MESA DE NEGOCIAÇÃO SINDICATOS SOLICITAM REUNIÃO COM NOVO PRESIDENTE DO TJ quarta-feira, 20/07/22 11:58 FOTO: Robert Leal / TJMG O SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS-MG encaminharam, na segunda-feira, 18 de julho, um ofício conjunto ao novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, solicitando agendamento de reunião para tratar ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco