AVANÇO

Em retomada da mesa de negociações, TJ anuncia classificação final da PV 2020

terça-feira, 26/07/22 19:04 Grupo de dirigentes sindicais reunidos com representantes do novo corpo diretor do TJMG em mesa de negociação. Entre os dirigentes sindicais está Felipe Rodrigues, diretor de finanças do SINJUS-MG, ele é um homem branco, usa barba, cabelos curtos e castanhos, vestido socialmente com terno azul marinho,

FOTO: SERJUSMIG

A mesa permanente de negociação entre o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) e os sindicatos dos trabalhadores da Justiça mineira voltou a se reunir nesta terça (26), já sob a gestão do novo presidente, o desembargador José Arthur Filho. 

Participaram desta tratativa os vice-presidentes do SERJUSMIG, Rui Viana e Felipe Galego, o diretor geral do SINDOJUS, Eduardo Rocha, e o diretor de finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues. O Tribunal foi representado pelo juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago Cabral, o secretário de governança e gestão estratégica Guilherme Augusto Mendes do Valle e o assessor especial da Presidência Renato Cardoso Soares.

No encontro, foi anunciada a publicação, no DJe desta terça (26), da classificação final da Promoção Vertical (PV) 2020, com o aditivo das vagas, decorrente do acréscimo de R$ 5 milhões ao apontamento de vagas, conquistado no último mês. 

Os sindicatos cobraram a homologação do processo classificatório da PV 2020, que já deveria ter ocorrido no dia 30 de junho, de acordo com cronograma fornecido pelo TJMG. 

Outras pautas 

Além da carreira, o SERJUSMIG, SINJUS e SINDOJUS reafirmaram outras pautas comuns e prioritárias, de interesse de toda a categoria dos servidores do Poder Judiciário de Minas Gerais. 

  • Data-base 2022: reposição das perdas salariais do último período, que venceu no dia 1º de maio, e agilidade na tramitação do projeto da data-base 2022. Em ofício conjunto protocolado em junho, os sindicatos haviam solicitado reposição de 12,13%, referente à perda dos 12 meses anteriores. Trata-se da maior perda acumulada em um ano nas últimas duas décadas. O juiz Thiago Colnago afirmou que a direção do Tribunal está comprometida com o atendimento dessa pauta.
  • Auxílios-saúde e transporte: empenho do Tribunal junto ao Legislativo para alterar o artigo 4º da Lei Estadual nº 23.173/2018. Essa norma impede que o Tribunal reajuste os auxílios dos servidores com percentuais acima da inflação, por meio de regulamentação interna. É fundamental alterar o artigo, resgatando a autonomia administrativa e financeira do Poder Judiciário. Em ofício conjunto do mês de fevereiro, os três sindicatos já haviam apresentado esse pedido. 

LEIA AQUI O OFÍCIO CONJUNTO 03/2022

 Remoções: publicação de um novo edital. O último (Edital 01/2022) foi publicado em fevereiro. Além disso, o SERJUSMIG, SINJUS e SINDOJUS reivindicaram uma periodicidade de três meses nos editais de remoção para conferir previsibilidade ao processo, dando segurança aos servidores que pretendem mudar de comarca.

  • Contagem de tempo: devolução da contagem para fins de quinquênio, férias-prêmio e outros direitos, congelados pela Lei Complementar 173, referente ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Durante o estado de calamidade decorrente da pandemia, os servidores da Justiça continuaram trabalhando e garantindo a prestação do serviço jurisdicional aos cidadãos. Não se justifica, pois, a suspensão da contagem de tempo. O tema foi pautado em outras ocasiões pelos sindicatos, em ofícios e reuniões. 
  • Pagamento das férias suspensas: o Tribunal costuma pagar as férias suspensas no fim do ano. Sindicatos solicitaram que esse pagamento seja adiantado.
  • Indenização das férias-prêmio: que seja regulamentada a questão, viabilizando a indenização aos servidores em isonomia ao que já se pratica para a magistratura.
  • Teletrabalho: que seja alterada a regulamentação do teletrabalho para permitir a realização do exame periódico por telemedicina, evitando que servidores que residem em locais distantes do Tribunal tenham de se deslocar para este fim. 
  • Concurso: que seja publicado edital de concurso público para reposição do quadro de vagas do cargo de oficial judiciário especialidade oficial judiciário. O último concurso para este cargo já expirou e é necessário recompor a defasagem do quadro.

Ademais, o SERJUSMIG, SINDOJUS e SINJUS avaliam como positiva a retomada da mesa de negociações. A direção do Tribunal deve enviar, nos próximos dias, uma proposta de cronograma de reuniões mensais, mantendo a prática do último período. 

Notícias relacionadas

Vista noturna da sede do TJMG na Avenida Afonso Pena, há um efeito das luzes dos carros em movimento, formando linhas que seguem o contorno da avenida. Conteúdo textual: MESA DE NEGOCIAÇÃO - Sindicatos solicitam reunião com novo presidente do TJ.
MESA DE NEGOCIAÇÃO SINDICATOS SOLICITAM REUNIÃO COM NOVO PRESIDENTE DO TJ quarta-feira, 20/07/22 11:58 FOTO: Robert Leal / TJMG O SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS-MG encaminharam, na segunda-feira, 18 de julho, um ofício conjunto ao novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, solicitando agendamento de reunião para tratar ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco