11º CONSINJUS

EDUARDO MOREIRA EXPLICA SISTEMA DE DESIGUALDADE

segunda-feira, 15/04/19 19:41

Criticando a falta de propostas que combatam efetivamente as desigualdades sociais no Brasil, o economista Eduardo Moreira explicou durante o 11º Congresso dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (Consinjus) como o sistema vigente promove a transferência de riquezas de pobres e assalariados para ricos e agentes do mercado financeiro. A palestra foi o grande destaque do primeiro dia do evento, que aconteceu na última sexta-feira, dia 12/4, organizado pelo SINJUS-MG com o apoio do Sicoob Credjus.

O especialista é profundo conhecedor do mercado financeiro, pois foi sócio-fundador de importantes instituições, como o Banco BTG Pactual, o Banco Brasil Plural e a Genial Investimentos. Na sua explanação, Eduardo mostrou que grande parte dos impostos no Brasil recai sobre o consumo, penalizando fortemente as classes mais desfavorecidas. Neste quesito, entre os países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a nossa alíquota só fica abaixo da Hungria. Por outro lado, o Brasil possui a menor alíquota média de tributação sobre renda, lucros e ganhos de capital entre todos os países estudados pela OCDE.

“Somos um paraíso fiscal para os ricos e um inferno fiscal para os pobres. A parcela 1% mais rica poupa quase tudo que ganha e consome apenas um pouco. Os 90% mais pobres consomem tudo o que ganham. A maior parte da renda dos ricos é investida em títulos públicos do governo, que pagam juros. Mas esses mesmos juros são pagos com recursos vindos do imposto arrecadado do consumo do pobre. É simples”, ressalta Eduardo Moreira.

Ao final da palestra, o SNJUS também sorteou exemplares do livro “O Que os Donos do Poder não Querem que VOcê Saiba”, de autoria do próprio Eduardo Moreira.

Reforma da Previdência

Durante a sua apresentação, Eduardo Moreira também falou sobre a Reforma da Previdência e de como as propagandas oficiais e não oficiais buscam induzir as pessoas ao erro, inclusive com manipulação de dados. Diante dessa situação alarmante, o economista elaborou o guia “44 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Reforma da Previdência” (clique e acesse a cartilha).

O Consinjus

Além da palestra do Eduardo Moreira, a edição deste ano do Consinjus também contou com a apresentação da doutora e professora de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Gentil. Já nos trabalhos técnicos do Congresso, os delegados eleitos entre os filiados do SINJUS discutiram e promoveram a atualização no Estatuto e no Regimento Eleitoral do Sindicato.

Confira abaixo a íntegra da palestra.

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco