EDIÇÃO ESPECIAL DO CÍRCULO DO LIVRO APROXIMA LEITORES E AUTORES
sexta-feira, 19/11/21 18:51Nessa quarta-feira, dia 17 de novembro, o Círculo do Livro realizou um encontro mais que especial, promovendo intercâmbio de ideias, reflexões e conhecimentos entre leitores e escritores. Aberto a todos os interessados, o evento virtual contou com a participação do autor do livro Xadrez, Luiz Eduardo de Carvalho, e as discussões foram conduzidas pela nova mediadora do projeto, a também escritora, jornalista e poetisa Leida Reis. As novidades foram muito bem recebidas pelas filiadas e filiados que puderam interagir ainda mais, enriquecendo a atividade.
Três núcleos do SINJUS-MG se juntaram para realizar essa edição especial. O objetivo foi fortalecer a integração em torno de um projeto que é de interesse de todos os filiados e todas filiadas. “O Círculo do Livro é um projeto elogiado no Núcleo das Mulheres (NM) por incentivar discussões não só sobre literatura, mas também quanto à sociedade. Assim, devido à sua relevância, decidimos realizar essa edição ampliada”, relata a coordenadora do NM, Cristiane Sampaio.
No encontro, aconteceram diversos momentos de imersão na obra literária. Uma das participantes, a Maria Lúcia Teixeira Lino, por exemplo, ficou tocada pelo fato de uma das personagens ter o seu sobrenome. Já a Maria Auxiliadora relatou ter tido uma empatia muito grande pela história construída pelo autor. “Sem dúvidas foi uma oportunidade de aprendizado e de experimentação de novas interações, tanto com a obra quanto com o autor”, ressalta o diretor do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP), Alex Aguiar.
Novas visões de mundo a partir do livro Xadrez
Quem participou dessa edição especial do Círculo do Livro pode saber um pouco mais sobre as inspirações do autor e também sobre o processo de criação e elaboração da obra, concebida em menos de 20 dias. De acordo com Luiz Eduardo de Carvalho, foi toda uma vida concebendo o livro dentro de si, por isso, em poucos dias, ele ficou pronto.
Participantes do papo literário também relataram vivências pessoais semelhantes a algumas passagens do livro, que, apesar de ser um romance ficcional, provoca uma reflexão sobre a natureza humana e a vida em sociedade. “O autor reuniu histórias e inspirações que perpassam pela história brasileira, literatura, cinema, música, machismo e relações amorosas. Por isso, em vários pontos houve a empatia por parte dos leitores e participantes do Círculo do Livro”, complementa a coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência, Adriana Teodoro.
Foi quase duas horas de uma grande imersão e, ao final, a sensação de todos foi de que essa edição do projeto Círculo do Livro se mostrou realmente especial, pois foi terreno fértil para a troca de experiências.
Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre as próximas atividades do seu Sindicato, pois vários projetos estão sendo realizados e outras novidades estão por vir.