DIRETOR DO SINJUS TOMA POSSE NO CONSELHO DE BENEFICIÁRIOS DO IPSEMG
quarta-feira, 09/03/22 17:26Foto: Divulgação/ Sindsemp-MG
Na tarde dessa terça-feira, dia 8 de março, o diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG, Jonas Araújo, tomou posse como membro do Conselho de Beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). O dirigente irá representar os servidores do Judiciário mineiro no colegiado, que tem caráter fiscalizador, e auxiliar na busca por melhorar os atendimentos médicos oferecidos pelo Instituto.
Tomaram posse também como membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI) para o biênio 2022-2024 o diretor político do Sindpúblicos-MG, Geraldo Henrique, representando os servidores do Poder Executivo, e o secretário de Assuntos Institucionais do Sindsemp/MG, Eduardo Maia, representando os beneficiários do Ministério Público. Esteve presente à reunião, como convidada, a dirigente do SISIPSEMG Antonieta Dorledo, representando os servidores do IPSEMG.
O Conselho realizará reuniões mensais para apurar as necessidades dos beneficiários e discutir os pontos de melhoria com o Ipsemg. O primeiro encontro dos membros será no próximo dia 16 de março, na sede do SINJUS.
“O CBI é um instrumento do servidor que busca garantir um atendimento digno para quem precisa de uma consulta, de procedimento médico, de uma cirurgia ou de uma internação pelo Ipsemg. Todo servidor estadual de Minas Gerais contribui com o Instituto e precisa ter uma assistência à saúde adequada”, reforça Jonas Araújo.
CBI requer melhorias no atendimento
Já durante a cerimônia de posse, os novos membros do CBI cobraram providências da presidenta do Ipsemg, Luiza Campos, para problemas emergenciais na estrutura de atendimentos do Instituto. Entre as demandas, eles destacaram a necessidade do aumento de cotas para consultas na capital e no interior, reformas no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, e melhorias no atendimento médico hospitalar nos municípios de Patos de Minas, Divinópolis e Teófilo Otoni.
Como retorno, a presidenta do Ipsemg afirmou que pretende viajar para Patos de Minas e Teófilo Otoni com o objetivo de verificar pessoalmente as possibilidades de melhora na prestação dos serviços médicos. Também foi informado o credenciamento e a renovação de credenciamento dos hospitais Santa Mônica, em Divinópolis, Albert Sabin, em Juiz de Fora, Santa Mônica, em Nova Serrana, e São Vicente de Paula, em João Monlevade, além do anúncio do retorno do atendimento aos usuários de Ouro Preto pela Santa Casa.
Reestruturação dos conselhos
Uma das reivindicações dos sindicatos que compõem o CBI é a reestruturação dos conselhos, de modo a ampliar o número de assentos dos representantes dos beneficiários. O objetivo é possibilitar melhor fiscalização e aumentar a representatividade nas decisões. Inclusive, essa demanda já foi defendida em audiência pública pelo ex-presidente do CBI e coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, em junho de 2021.
Com a retomada dos trabalhos do CBI, o SINJUS seguirá atuando por melhorias nos atendimentos de saúde do Ipsemg e na defesa desse patrimônio construído pelos servidores públicos mineiros. Acompanhe essas e outras notícias de seu interesse pelas nossas mídias.
SINDICATO É PRA LUTAR!
Legenda da Foto: Da esquerda para direita: Pedro William, diretor de políticas e saúde do Ipsemg, Geraldo Henrique, diretor político do Sindpúblicos-MG, Jonas Araújo, diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS, Luiza Campos, presidenta do Ipsemg, Eduardo Maia, secretário de Assuntos Institucionais do Sindsemp/MG, e Antonieta Dorledo, presidente do Sisipsemg.