DIA 24: FAÇA A SUA PARTE E DEFENDA O SERVIÇO PÚBLICO!
segunda-feira, 22/03/21 18:43O SINJUS-MG convoca a categoria a participar da grande mobilização na próxima quarta-feira, 24 de março, que vai marcar o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público. O objetivo é valorizar o funcionalismo e pressionar os deputados federais e senadores, cobrando voto contrário à PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa. As servidoras e os servidores públicos precisam participar dessa luta, pois somente com muita união será possível evitar que o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional retirem ainda mais direitos! Faça a sua parte!
Nos últimos anos, os servidores têm sido alvo de diversos ataques. A estratégia é clara, colocar o funcionalismo como vilão para a sociedade. Assim, os chefes de Poder podem esconder a própria incompetência, já que não conseguem estruturar uma política de desenvolvimento econômico aliada à responsabilidade social.
Os sucessivos ataques aos servidores por parte do presidente, de seus ministros e de sua base aliada no Congresso sempre ocorrem quando a população os questiona sobre a retração do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, a crescente elevação da taxa de desemprego, mesmo antes da pandemia, e a deterioração dos indicadores sociais.
Vale lembrar que, entre 2010 e 2014, o Brasil era a sétima principal economia do mundo. Hoje, está em 12º lugar, e agências de risco internacionais já preveem nova queda neste ano, para a 14ª posição.
“A servidora e o servidor devem e precisam participar das mobilizações. Está em curso uma clara política de desmonte do serviço público e de retirada de direitos. O momento é decisivo. Vimos que a mobilização das categorias conseguiu evitar que o Congresso aprovasse a toque de caixa vários prejuízos que estavam previstos na proposta original da PEC Emergencial. Por isso, é hora de redobrar os esforços. Essa luta é de todos nós. Peço que a servidora e que o servidor se engajem nas ações desta quarta-feira, Dia Nacional em Defesa do Serviço Público!”, conclama o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Entre as propostas de desmonte do funcionalismo contidas na PEC 32/2020 estão: o fim da estabilidade, o aumento das formas de contratação sem concurso público, a redução do número de servidores efetivos, a extinção de carreiras, entre outros retrocessos (clique aqui e saiba mais).
Mobilizações
No dia 24 de março, centenas de categorias em todo o País vão realizar ações de protesto contra a Reforma Administrativa. Devido à grave situação da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais, o SINJUS decidiu convocar as servidoras e os servidores para uma mobilização virtual. Vamos pressionar os deputados e os senadores mineiros, cobrando o voto contrário à PEC 32/2020.
Além de fazer comentários nas redes sociais dos parlamentares, o SINJUS solicita que os servidores repostem em suas mídias sociais os materiais que o Sindicato disponibilizará. O objetivo é deixar claro para os políticos que a categoria está atenta aos votos de cada parlamentar e que o posicionamento deles em relação ao serviço público será lembrado nas próximas eleições, em 2022.
Para as 19h do dia 24 de março, a Fenajud e outras entidades nacionais, estaduais e municipais estão organizando um twittaço contra a PEC 32/2020. A hashtag será #PEC32daGranada.
Portanto, acompanhe de perto as páginas do SINJUS no Facebook, Instagram e Twitter para receber os materiais e as orientações sobre as ações. Precisamos nos unir e defender o serviço público.
SINDICATO É PRA LUTAR!