RUMO À SANÇÃO

DATAS-BASES 2020 E 2021 SÃO APROVADAS EM 2º TURNO NA ALMG

quarta-feira, 30/03/22 19:53 Imagem Acessível: Ao fundo está o Plenário da ALMG, com diversas bandeiras e faixas em protesto, sobre a imagem há o selo Data-Base - eu não abro mão 2020 e 2021. Há também uma faixa sobreposta digitalmente com o texto: Aprovadas no Plenário/ALMG (2º turno)!

O Projeto de Lei 3.382/2021, que define os índices de 2,4% e 6,76% para as Datas-Bases 2020 e 2021, respectivamente, foi aprovado, no início da noite desta quarta-feira, 30 de março, em 2º turno, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Agora, o projeto segue para a sanção do governador Romeu Zema (Novo). Essa conquista é resultado da articulação do SINJUS-MG e dos demais sindicatos e também da pressão realizada pelas servidoras e pelos servidores que se engajaram na luta.

“A Mesa de Negociações estabelecida na atual gestão se mostrou um instrumento muito válido para a condução das reivindicações e demandas das servidoras e dos servidores. Conseguimos a atualização de alguns benefícios e também a recomposição integral das perdas salariais compreendidas entre maio de 2019 e abril de 2021”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Desde o vencimento da Data-Base 2020, o Sindicato vem lutando para garantir esse direito dos servidores. Em meados de 2021, o TJMG retomou o diálogo com o SINJUS e as reivindicações da categoria tiveram avanço significativo a partir da Mesa de Negociações. Assim, em dezembro de 2021, a Presidência do Tribunal enviou a proposta de revisão geral da categoria à ALMG.

Tramitação na Assembleia

A tramitação do PL 3.382/2021, que trata das Datas-Bases 2020 e 2021, foi prejudicada devido ao impasse em torno de outro PL, o que propõe a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. O pedido de urgência do governador Romeu Zema (Novo) à proposta trancou a pauta do Plenário ainda em novembro e foi vista pelo Legislativo como uma tentativa de imposição por parte do Executivo. Assim, as votações nas comissões também foram impactadas.

“Ao longo dos últimos meses, realizamos várias reuniões com parlamentares aliados para garantir que o PL das Datas-Bases do Judiciário entrasse na pauta do Plenário tão logo ela fosse destravada. Assim aconteceu e o projeto foi aprovado sem resistência. É um trabalho árduo de bastidor que demanda inteligência e empenho, mas que agora vai beneficiar todos os servidores do Judiciário mineiro”, complementa Wagner Ferreira.

No início da noite desta quarta-feira, o PL das Datas-Bases também foi aprovado na Comissão de Redação da ALMG. Agora, o SINJUS seguirá acompanhando de perto o PL 3.382/2021, que irá para a sanção do governador Romeu Zema (Novo). O Sindicato também está atuando para que os vencimentos sejam atualizados pelo TJMG assim que a Lei das Datas-Bases 2020 e 2021 seja publicada.

Vale destacar também que, em reunião com a Presidência do TJMG na manhã desta quarta-feira, os sindicatos reforçaram o pedido para que providências sejam tomadas a fim de viabilizar a Data-Base 2022 com índice em torno de 10,24%, que é a projeção da inflação para o período entre maio de 2021 e abril de deste ano.

Recomposição para outras categorias

Na sessão Plenária da ALMG desta quarta-feira, foram aprovados em segundo turno ainda os projetos de lei que garantem recomposições inflacionárias dos servidores do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, da Assembleia Legislativa e do Executivo.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre a Data-Base e outros direitos dos servidores públicos.

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Notícias relacionadas

Grupo de dirigentes sindicais (Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS-MG, Rui Viana, do Serjusmig e Eduardo Rocha do Sindojus-MG) posam para foto junto ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Desembargador Gilson Lemes, após reunião no TJMG.
MESA DE NEGOCIAÇÕES SINDICATOS E TJ DISCUTEM DATAS-BASES, FÉRIAS SUSPENSAS E PV 2020 quarta-feira, 30/03/22 18:05 Representantes do SINJUS-MG, do Serjusmig e do Sindojus/MG participaram nesta quarta-feira, 30 de março, de nova reunião da Mesa de Negociações com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). No encontro, os sindicalistas receberam retorno sobre ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem tem fundo desfocado com tons neutros e mostra ao centro uma ilustração circular com o logo do IPSEMG e desenhos estilizados de pessoas diversas ao redor. No centro, está escrito: “IPSEMG convoca – Censo Previdenciário 2025”. Uma faixa vermelha atravessa a parte inferior do círculo com a frase: “Um compromisso de todos os servidores do Estado”. No topo, lê-se: “Até 21 de maio”. Abaixo, em destaque, o aviso: “Servidores ativos e aposentados são obrigados a responder o Censo Previdenciário do IPSEMG”. ATÉ 31 DE MAIO SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS SÃO OBRIGADOS A RESPONDER O CENSO PREVIDENCIÁRIO DO IPSEMG sexta-feira, 04/04/25 15:42 O SINJUS-MG informa a todos os servidores públicos estaduais, especialmente os vinculados ao Tribunal ...
A imagem apresenta um fundo em tons de roxo e rosa, com destaque para os dizeres: “Viagem do NAP – Não perca o trem...". A viagem, organizada pelo SINJUS-MG, acontecerá de 23 a 25 de maio. Há um aviso em letras destacadas dizendo que “as vagas estão acabando” e que há 5% de desconto para filiadas(os). Um botão azul convida: “Inscreva-se pelo formulário!”. Na parte inferior, aparece uma colagem vibrante da cidade de Tiradentes, com destaque para a famosa igreja de fachada branca e amarela e um trem turístico em movimento, reforçando o clima histórico e acolhedor do destino. O evento é promovido pelo NAP. ÚLTIMAS VAGAS EXPLORE TIRADENTES COM O SINJUS EM UMA VIAGEM QUE SERÁ INESQUECÍVEL! quarta-feira, 02/04/25 18:42 Que tal viver uma experiência inesquecível de cultura, lazer e sabores em muito boa ...
A imagem mostra servidores e sindicalistas em um ambiente fechado, segurando cartazes com frases como “DATA-BASE JÁ!” e “DATA-BASE EU NÃO ABRO MÃO!”. Alguns estão sentados, outros de pé, todos com expressões sérias e determinadas, demonstrando mobilização pela reposição salarial de 2024. Ao fundo, há cartazes e banners fixados nas paredes, reforçando a pauta do movimento. PL 3.213/2024 Data-Base 2024 avança na ALMG: mobilização continua na FFO nesta 4ª F. terça-feira, 01/04/25 18:03 Após intensa mobilização do SINJUS-MG, do Serjusmig e Sindsempmg — que representa o Ministério ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco