DATA-BASE 2024 É APROVADA EM 1º TURNO NA ALMG E DEVE SER PAUTADA NOVAMENTE NA FFO NOS PRÓXIMOS DIAS
quarta-feira, 23/04/25 16:05
Matéria atualizada às 18h05 do dia 23/4/2025
O Projeto de Lei (PL) 3.213/2024, que trata da recomposição das perdas inflacionárias das servidoras e dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi aprovado em 1º turno na manhã desta quarta-feira, dia 23 de abril, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A atuação do SINJUS-MG e dos demais sindicatos junto aos parlamentares foi fundamental para garantir que o projeto entrasse na pauta de votação logo após a apreciação dos vetos do governador, que até então trancavam a pauta do Legislativo.
Com a aprovação do projeto, os servidores do Judiciário mineiro avançam mais um passo na luta pela recomposição salarial. Dirigentes do SINJUS acompanharam a sessão plenária desta quarta-feira das galerias da Assembleia. A presença dos representantes da categoria, aliada ao trabalho de articulação nos bastidores, garantiu que o projeto fosse aprovado sem nenhum voto contrário.
“Essa votação logo após a desobstrução da pauta mostra que os sindicatos atuaram com estratégia. Mesmo não tendo ocorrido votações nas últimas semanas, estivemos em diálogo constante com os deputados, defendendo o direito das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Agora o PL 3.213/2024 segue para análise em 2º turno da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), para depois retornar para votação definitiva pelo Plenário da Assembleia.
ARTICULAÇÃO DO SINJUS JÁ GARANTIU APOIO NA FFO PARA O 2º TURNO


Deputado Zé Guilherme e o diretor do SINJUS Felipe Rodrigues alinham próxima etapa da Data-Base 2024 na FFO
Após a aprovação em 1º turno no Plenário, a articulação política do Sindicato continuou ativa. O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues, reuniu-se com o deputado estadual Zé Guilherme (PP), presidente da FFO, comissão que analisará o projeto na próxima etapa. Durante a conversa, o parlamentar garantiu seu apoio ao pleito dos servidores do Judiciário mineiro.
Zé Guilherme também se comprometeu a convocar em breve uma reunião extraordinária da FFO para analisar os projetos de recomposição salarial. Ao que tudo indica, essa votação em 2º turno na FFO deve ocorrer no máximo até o início da próxima semana.
“Nosso objetivo é garantir que o PL da Data-Base 2024 avance com a celeridade que os servidores merecem. O apoio do presidente da FFO é estratégico, e o compromisso dele em convocar uma reunião extraordinária nos dá uma sinalização clara de que a luta está surtindo efeito”, destacou Felipe Rodrigues.
Mobilize-se e compareça à ALMG
O SINJUS reforça a importância de a categoria se manter atenta e participativa. A pressão junto aos deputados e a presença nas votações são fundamentais para garantir que a Data-Base 2024 seja aprovada em tempo hábil e sem perdas para os servidores.
Acompanhe as mídias do SINJUS e participe presencialmente das próximas votações do PL 3.213/2024 na ALMG. A contribuição de cada servidora e de cada servidor faz diferença!
SINDICATO É PRA LUTAR!