PL 2338/2024

DATA-BASE 2023 EM PAUTA EM TRÊS COMISSÕES NESTA 3ªF., 14/5; COMPAREÇA!

segunda-feira, 13/05/24 16:52 Imagem do totem em frente à entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, vista através da escultura de Amilcar de Castro (uma estrutura de ferro em círculo com um triângulo recortado no centro). A imagem está em tom azul neutro, com o totem colorido, feito em aço inox fosco com detalhes em vermelho e com o nome da Assembleia escrito em preto. À direita do totem, sobre o fundo azul está o selo da campanha pela Data-Base com o acréscimo da palavra URGENTE. Conteúdo textual: Data-Base 2023 - PL 2338/2024 na ALMG. CCJ - 9:30; CAP - 10:00; FFO - 10:30.

O Projeto de Lei 2.338/2024, que trata da Data-Base 2023 das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, com índice de 4,18%, está pautado em três comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira, dia 14 de maio. As recomposições de outras categorias do funcionalismo estadual também estão pautadas e devem tramitar simultaneamente. Por isso, o momento é de mobilização total para que as propostas sejam aprovadas de forma célere. 

Às 9h30, está prevista a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Plenarinho IV. Se aprovado, o PL seguirá para apreciação na Comissão de Administração Pública (CAP), às 10h, e, se passar, segue para deliberação na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), às 10h30. Caso ele seja aprovado nas três comissões, o PL fica pronto para ser apreciado pelo Plenário da ALMG. 

O SINJUS-MG está mobilizado e em articulação com os parlamentares da Assembleia para que o PL seja aprovado o mais rápido possível.

“A luta para a aprovação da recomposição inflacionária nas comissões já começou. A categoria também precisa se manter atenta às convocações do Sindicato para mobilizações e pressões junto às deputadas e aos deputados membros das comissões”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Outra forma de contribuir é por meio da enquete no site da ALMG. Se você ainda não votou, acesse agora a página e manifeste-se favoravelmente ao PL 2.338/2024. O passo a passo é simples e rápido: clique aqui e, no canto direito da tela, clique em “opine”. Vote em “Sou a favor”. Se você já for registrado no site, basta fazer login para votar. Depois de votar, deixe também uma mensagem, clicando em “comente” na linha abaixo do campo de votação.

Data-Base 2024

Importante lembrar que, na última semana, representantes dos Sindicatos e da Presidência do TJMG acordaram o envio do projeto com o índice da Data-Base 2023 para a ALMG para agilizar a tramitação da proposta, já que a inflação do período já estava fechada. O Tribunal também se comprometeu a apresentar um substitutivo ou uma emenda ao PL, incluindo o índice da Data-Base 2024, que ainda não havia saído.

O anteprojeto aprovado no Órgão Especial previa o índice de 3,8% para que houvesse margem de alcance até que a inflação oficial fosse divulgada pelo IBGE – o que aconteceu na última sexta-feira, dia 10 de maio. Assim, a recomposição do ano de 2024 está prevista em 3,69%.

“Agora não há impedimentos para que as Datas-Bases 2023 e 2024 sejam aprovadas. No entanto, precisamos aproveitar essa janela e garantir a tramitação célere, evitando, assim, prejuízos ao poder de compra das famílias”, aponta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues. 

Faça sua parte pelo futuro das nossas Datas-Bases e continue acompanhando essa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

: Fotografia diurna onde os diretores do Sinjus e outros sindicalistas estão na entrada do auditório do Órgão Especial, onde se vê um ambiente formal e os mesmos com semblante de seriedade.
RECOMPOSIÇÃO DATAS-BASES 2023 E 2024: ANTEPROJETO É APROVADO NO ÓRGÃO ESPECIAL quarta-feira, 08/05/24 19:46 Na tarde desta quarta-feira, 08, os Sindicatos representantes dos servidores e das servidoras do Judiciário, SERJUSMIG, SINDOJUS/MG e SINJUS-MG, acompanharam a sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).  Na pauta estava o anteprojeto de ... leia mais
Vista dos últimos andares do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ele tem uma fachada em concreto aparente e vidros espelhados que evidenciam os níveis da construção. No topo, há um letreiro com fundo vermelho onde se lê TJMG. O céu está claro e com algumas nuvens, ao fundo é possível avistar os bairros vizinhos com muitas casas e edifícios.
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DATAS-BASES SÃO PAUTADAS NO OE, E SINDICATOS COBRAM EFETIVAÇÃO DE OUTRAS DEMANDAS sexta-feira, 03/05/24 14:30 Foi publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) desse dia 2 de maio a pauta da próxima sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em que consta para apreciação a minuta do anteprojeto de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...
: A imagem aborda um tema relacionado a condições insalubres em um prédio na Avenida Afonso Pena 1500, relacionado ao trabalho de servidores públicos e ações do SINJUS. Um destaque visual é dado a uma ilustração de uma barata, indicando problemas de pragas e insalubridade no local ATÉ QUANDO? Insalubridade na Afonso Pena 1.500 volta a ameaçar servidores; SINJUS cobra solução definitiva sexta-feira, 17/01/25 09:07 Mais uma vez, a unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco