PL 2338/2024

DATA-BASE 2023 EM PAUTA EM TRÊS COMISSÕES NESTA 3ªF., 14/5; COMPAREÇA!

segunda-feira, 13/05/24 16:52 Imagem do totem em frente à entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, vista através da escultura de Amilcar de Castro (uma estrutura de ferro em círculo com um triângulo recortado no centro). A imagem está em tom azul neutro, com o totem colorido, feito em aço inox fosco com detalhes em vermelho e com o nome da Assembleia escrito em preto. À direita do totem, sobre o fundo azul está o selo da campanha pela Data-Base com o acréscimo da palavra URGENTE. Conteúdo textual: Data-Base 2023 - PL 2338/2024 na ALMG. CCJ - 9:30; CAP - 10:00; FFO - 10:30.

O Projeto de Lei 2.338/2024, que trata da Data-Base 2023 das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, com índice de 4,18%, está pautado em três comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira, dia 14 de maio. As recomposições de outras categorias do funcionalismo estadual também estão pautadas e devem tramitar simultaneamente. Por isso, o momento é de mobilização total para que as propostas sejam aprovadas de forma célere. 

Às 9h30, está prevista a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Plenarinho IV. Se aprovado, o PL seguirá para apreciação na Comissão de Administração Pública (CAP), às 10h, e, se passar, segue para deliberação na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), às 10h30. Caso ele seja aprovado nas três comissões, o PL fica pronto para ser apreciado pelo Plenário da ALMG. 

O SINJUS-MG está mobilizado e em articulação com os parlamentares da Assembleia para que o PL seja aprovado o mais rápido possível.

“A luta para a aprovação da recomposição inflacionária nas comissões já começou. A categoria também precisa se manter atenta às convocações do Sindicato para mobilizações e pressões junto às deputadas e aos deputados membros das comissões”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Outra forma de contribuir é por meio da enquete no site da ALMG. Se você ainda não votou, acesse agora a página e manifeste-se favoravelmente ao PL 2.338/2024. O passo a passo é simples e rápido: clique aqui e, no canto direito da tela, clique em “opine”. Vote em “Sou a favor”. Se você já for registrado no site, basta fazer login para votar. Depois de votar, deixe também uma mensagem, clicando em “comente” na linha abaixo do campo de votação.

Data-Base 2024

Importante lembrar que, na última semana, representantes dos Sindicatos e da Presidência do TJMG acordaram o envio do projeto com o índice da Data-Base 2023 para a ALMG para agilizar a tramitação da proposta, já que a inflação do período já estava fechada. O Tribunal também se comprometeu a apresentar um substitutivo ou uma emenda ao PL, incluindo o índice da Data-Base 2024, que ainda não havia saído.

O anteprojeto aprovado no Órgão Especial previa o índice de 3,8% para que houvesse margem de alcance até que a inflação oficial fosse divulgada pelo IBGE – o que aconteceu na última sexta-feira, dia 10 de maio. Assim, a recomposição do ano de 2024 está prevista em 3,69%.

“Agora não há impedimentos para que as Datas-Bases 2023 e 2024 sejam aprovadas. No entanto, precisamos aproveitar essa janela e garantir a tramitação célere, evitando, assim, prejuízos ao poder de compra das famílias”, aponta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues. 

Faça sua parte pelo futuro das nossas Datas-Bases e continue acompanhando essa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

: Fotografia diurna onde os diretores do Sinjus e outros sindicalistas estão na entrada do auditório do Órgão Especial, onde se vê um ambiente formal e os mesmos com semblante de seriedade.
RECOMPOSIÇÃO DATAS-BASES 2023 E 2024: ANTEPROJETO É APROVADO NO ÓRGÃO ESPECIAL quarta-feira, 08/05/24 19:46 Na tarde desta quarta-feira, 08, os Sindicatos representantes dos servidores e das servidoras do Judiciário, SERJUSMIG, SINDOJUS/MG e SINJUS-MG, acompanharam a sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).  Na pauta estava o anteprojeto de ... leia mais
Vista dos últimos andares do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ele tem uma fachada em concreto aparente e vidros espelhados que evidenciam os níveis da construção. No topo, há um letreiro com fundo vermelho onde se lê TJMG. O céu está claro e com algumas nuvens, ao fundo é possível avistar os bairros vizinhos com muitas casas e edifícios.
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DATAS-BASES SÃO PAUTADAS NO OE, E SINDICATOS COBRAM EFETIVAÇÃO DE OUTRAS DEMANDAS sexta-feira, 03/05/24 14:30 Foi publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) desse dia 2 de maio a pauta da próxima sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em que consta para apreciação a minuta do anteprojeto de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...
Grupo grande de pessoas reunidas em uma sala de conferências com cadeiras organizadas ao redor. Há uma tela de projeção ao fundo e várias bandeiras de sindicatos no chão, incluindo as do SERJUSMIG, SINJUS-MG, FENAJUD, SINDIJUS, entre outras. Estão no grupo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. É visível um ambiente de diversidade, com pessoas de diferentes idades, gêneros e estilos, indicando um encontro de representatividade sindical e compromisso com uma causa coletiva. CONSELHO DE REPRESENTANTES SINJUS CONTRIBUI PARA A DEFINIÇÃO DE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DA FENAJUD EM ÂMBITO NACIONAL segunda-feira, 11/11/24 18:49 FOTO: Fenajud A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou mais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco