RECOMPOSIÇÃO

Data-Base 2023 é aprovada em 1º turno nas comissões da Assembleia; Sindicatos cobram emenda com Revisão Geral 2024

terça-feira, 14/05/24 18:14

A Data-Base dos servidores do Judiciário mineiro, prevista no Projeto de Lei 2.338/2024, foi aprovada, na manhã desta terça-feira, 14 de maio, nas sessões das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Administração Pública (CAP) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e já está pronta para votação em primeiro turno no Plenário (saiba mais abaixo).

A tramitação célere é fruto da pressão do SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS-MG e da categoria. Vale lembrar que os Sindicatos garantiram um acordo na Mesa de Negociações com o TJMG para que o anteprojeto fosse aprovado na semana passada no Órgão Especial e fosse logo encaminhado para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As votações foram acompanhadas pelas diretorias dos três sindicatos e por servidores, que lotaram as galerias do Plenarinho IV e o espaço conhecido como cafezinho carregando faixas e cartazes que pediam pela recomposição inflacionária.

CLIQUE AQUI E VOTE EM ENQUETE A FAVOR DO PL 2338/2024

Sindicatos cobram do TJ cumprimento de acordo

No texto em tramitação no Legislativo não consta a Data-Base 2024, contendo apenas o indicador de 4,18% referente a reposição das perdas do período entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023. Isso porque, quando o PL 2.338/2024 foi enviado à Assembleia, o índice oficial para reposição do período entre maio de 2023 e abril de 2024 ainda não havia sido divulgado. 

Esse cenário foi acordado junto ao Tribunal para agilizar a tramitação do PL na ALMG. Diante disso, a Administração do Órgão se comprometeu com o encaminhamento do índice mediante envio de emenda.

Com a publicação do índice no dia 10 de maio, os sindicatos iniciaram uma série de negociações e cobranças junto ao Tribunal, por meio de ofício e contatos diários com as assessorias do TJMG, a fim de garantir que a promessa fosse cumprida. Contudo, até esta terça-feira (14), o projeto ainda não havia sido enviado. 

Os sindicatos seguem em contato com o TJMG, cobrando para que a inclusão da Data-Base 2024 ao PL seja feita com celeridade, permitindo que o texto completo possa ser enviado para apreciação em Plenário ainda nesta semana. 

 ACESSE AQUI O OFÍCIO CONJUNTO 10/2024

“As servidoras e os servidores sofrem com uma perda inflacionária histórica. Agora é o momento para que o TJ siga o acordo e encaminhe emenda com o índice cheio, a fim de repor o poder de compra da categoria. Não há impedimentos orçamentários e os servidores precisam receber o que é de direito”, reforçou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues. 

Fortaleça a luta! 

O PL 2.338/2024 está pautado no Plenário nesta quarta-feira, dia 15 de maio, na sessão das 10h e das 14h. A proposta também consta na pauta da FFO para votação em 2º turno.

O SERJUSMIG, SINDOJUS-MG e SINJUS-MG convocam a categoria a comparecer à ALMG. A participação dos servidores é fundamental para a conquista da reposição na luta. Por isso, sindicalizado e sindicalizada, fiquem atentos às próximas convocações e não deixe de pressionar os deputados. 

Últimas notícias

ver mais
Vista lateral do Plenário da Câmara dos Deputados, há diversas fileiras de cadeiras pretas vazias, ao fundo há um grupo com muitas pessoas vestidas com trajes sociais, à frente deles está a mesa diretiva da Câmara. Conteúdo textual: NÃO AO RRF-Relator apresenta parecer favorável ao Propag e proposta avança na Câmara dos Deputados. NÃO AO RRF RELATOR APRESENTA PARECER FAVORÁVEL AO PROPAG E PROPOSTA AVANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS segunda-feira, 02/12/24 18:56 FOTO: Mario Agra/Câmara dos Deputados O Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024, que representa ...
CLASSIFICAÇÃO HOMOLOGADO RESULTADO DO EDITAL DE REMOÇÃO segunda-feira, 02/12/24 16:09 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...
A imagem mostra a desembargadora Rosita Falcão sentada em um ambiente formal, com microfone à sua frente e um monitor em destaque. Ela tem cabelos pretos e usa um traje formal preto. No contexto, há o título: "Fenajud repudia declarações racistas da desembargadora Rosita Falcão sobre cotas raciais", destacando uma nota pública de repúdio sobre comentários racistas. NOTA PÚBLICA FENAJUD REPUDIA DECLARAÇÕES RACISTAS DA DESEMBARGADORA ROSITA FALCÃO SOBRE COTAS RACIAIS sexta-feira, 29/11/24 17:22 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco