CONTRIBUA COM O PLANO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA
quinta-feira, 18/01/24 17:28Termina neste sábado, 20/1, o prazo da consulta pública online para que a sociedade possa contribuir com propostas à elaboração do Plano de Comunicação Antirracista, em desenvolvimento pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) formado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e o Ministério da Igualdade Racial.
A criação do GTI surge da necessidade de implementação de políticas públicas que combatam as desigualdades étnico-raciais no âmbito da comunicação pública e governamental, considerando as características da população brasileira, as demandas democráticas por equidade e a contínua necessidade de aprimoramento das políticas públicas implementadas.
Para participar, acesse a plataforma digital do Participa + Brasil. É necessário ter uma conta no portal GOV.BR. Disponível desde novembro do ano passado, até o momento foram registradas 273 contribuições no período compreendido de quase 60 dias, desde o início da consulta.
A consulta pública visa promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão. É um mecanismo de transparência, de participação social, de caráter consultivo, realizado com prazo definido e aberto a qualquer interessado, com o objetivo de receber contribuições sobre determinado assunto e incentiva a participação da sociedade na tomada de decisões relativas à formulação e definição de políticas públicas.
SINJUS ANTIRRACISTA
Em sintonia com essa discussão, o SINJUS-MG reforça o compromisso coletivo na busca por políticas organizacionais e sociais que favoreçam um ambiente livre de discriminações raciais, por meio do SINJUS Antirracista. O grupo representa um espaço para a promoção da diversidade e inclusão, onde as vozes, experiências e perspectivas das negras e negros do Judiciário e de outras categorias são reconhecidas e celebradas.
“Essa consulta pública é uma oportunidade para contribuirmos diretamente na construção de políticas que combatam as desigualdades étnico-raciais. É através do engajamento ativo que conseguiremos moldar um plano mais inclusivo e eficaz”, afirma o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde e membro do SINJUS Antirracista, Jonas Araujo.
Fonte: SINJUS com informações do Ministério da Igualdade Racial (MIR)